TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento: Propaganda de A a Z

Por:   •  6/11/2017  •  Resenha  •  836 Palavras (4 Páginas)  •  714 Visualizações

Página 1 de 4

Fichamento:

(SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z. 2ª ed. 9ª tiragem. Editora Campus, 1999)

1 INTRODUÇÃO

O livro Propaganda de A a Z do autor Rafael Sampaio, foi escrito com o intuito de explicar o processo da propaganda, como ela surge, quem faz, para quem ela é destinada, o cliente, ou seja, todo o processo tradicional de funcionamento da publicidade e todos os pontos que ela passa até estar exposta para todos. O livro foi lançado em 1996 e funciona como um guia para estudantes de publicidade e propaganda, um alfabeto completo para aqueles que se interessam por propaganda.

2 SÍNTESE

Inicialmente é explicado como funciona a propaganda, que é definida pelo autor como “a manipulação planejada da comunicação visando, pela persuasão, promover comportamentos em benefício do anunciante que a utiliza”, ou seja a propaganda funciona como um despertador de interesse no seu público-alvo. O terceiro capítulo vem explicar o lado do cliente/anunciante e como e porque eles fazem o uso da propaganda, dando ênfase também a grande variedade de clientes no mercado (pequenos grandes e médios) e como eles se portam perante a propaganda.

Finalmente no quarto capítulo o autor foca nas agências e suas estruturas, mostrando a diversidade de profissionais e as divisões e os vários modelos de agências existentes inclusive o modelo tradicional que todos conhecem. O autor transita por atendimento, planejamento, criação, mídia e outras divisões.

3 CITAÇÕES E COMENTÁRIOS

-  O que é propaganda:  

“Na maioria das vezes, no entanto, propaganda é a divulgação de um produto ou serviço, com o objetivo de informar e despertar interesse de compra/uso nos consumidores” (SAMPAIO, 1999, p. 25).

O livro trata o tempo todo de propaganda e tenta explicar o que é e como cria-la, além de, transitar sobre todas as esferas possíveis da criação de uma campanha. Como já dito a propaganda serve para despertar interesse no consumidor e trazer o sucesso do anunciante (quem faz a propaganda é o veículo e seu anunciante).

- Como a propaganda age sobre os consumidores:

“A propaganda age sobre os consumidores informando, argumentando, comparando. Tanto de forma lógica e racional como subjetiva e emocional [...] A propaganda mistura apelos lógicos e emocionais, informação e argumentação, medo e inveja, fascínio pelo novo e necessidade de segurança. Além de muitos outros elementos à primeira vista paradoxais e antagônicos, que ela junta e combina para atingir seu propósito maior de gerar nos consumidores – pela persuasão – comportamentos que beneficiem o anunciante que a utiliza. ” (SAMPAIO, 1999, p. 36).

O caráter persuasivo é altamente explicitado nesse momento do livro, a propaganda faz uso de técnicas e ligações para que o consumidor seja laçado e puxado até o produto.

- Características do anunciante/cliente:

“O anunciante que determina com bastante precisão os objetivos que ela deve cumprir, tais como tornar a empresa ou marca conhecida, diferencia-la da concorrência, promover uma oferta, criar uma boa imagem entre os consumidores e inúmeros outros objetivos semelhantes. ” (SAMPAIO, 1999, p. 44).

- O que é uma agência:

“Organização especializada na arte e técnica da propaganda que se estrutura especialmente para esse fim, aglutinando profissionais especializados de diversas áreas, acumulando experiências, desenvolvendo e adquirindo tecnologia especifica, e prestando serviços para os anunciantes de vários setores, que formam sua carteira de clientes. ” (SAMPAIO, 1999, p. 50).

Nesse trecho o autor define agência e essa definição é carregada de significados, dentre eles a característica plural de uma agência de publicidade e propaganda, que junta diversos profissionais especializados em coisas diferentes com o intuito de agregar positivamente na vida do cliente e do consumidor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (98.3 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com