TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Firewood Operation

Resenha: Firewood Operation. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2013  •  Resenha  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  1.021 Visualizações

Página 1 de 3

Esse documentário foi baseado em um livro meio polêmico, “Firewood Operation” escrito por Neil Jackman, que conta que a partir dos anos 40, a música brasileira começou a impressionar o mundo pelo seu potencial, alguns como: Ari Barroso, Carmem Miranda e Tom Jobim, fizeram tanto sucesso que deixaram as corporações artísticas espantadas e com medo do Brasil dominar o mundo musical. A partir daí, foi criada uma corporação secreta com um único objetivo: destruir a música brasileira.

Muitas são as teorias, o fato é que mesmo nós brasileiros as vezes nos perguntamos como que certas musicas fazem sucesso ou até como alguns “artistas” conseguem lançar seus discos terríveis e ainda aparecer em programas dominicais mas agora a explicação começa a surgir. e iremos até o fim para descobrir a verdade.

Anos 80

Após as décadas de 60 e 70, quando o país vivenciou grandes transformações econômicas e sociais, passando de uma certa ingenuidade coletiva dos anos 50 às dificuldades políticas da ditadura militar, iniciou-se a década de 80 com a população mais esclarecida sonhando com reabertura política e volta à democracia.

Se por um lado era possível antever melhorias políticas, a economia não apresentava indicadores animadores; o país conviveria com índices econômicos apenas razoáveis e inflação crescente, tudo fazendo crer que nada poderia melhorar a curto prazo.

As lideranças culturais e políticas deflagraram o movimento das "Diretas já" em 1983 e 1984, empolgando o país com a campanha pela eleição direta para presidente da República, mas infelizmente nosso Congresso não teve coragem para aprová-la : teríamos ainda eleições indiretas e Tancredo Neves foi eleito em janeiro de 1985; simbolizou essa vitória a vontade da sociedade civil contra o candidato dos militares e a retomada do respeito à vontade popular; lamentavelmente Tancredo adoeceu, vindo a falecer sem tomar posse em 21 de abril do mesmo ano causando imensa comoção popular; assumiu o vice José Sarney.

Na economia tivemos que conviver com diversos planos econômicos de promessas mirabolantes mas pífios resultados: Plano Cruzado em 1986, Plano Cruzado II em 1987 e Plano Bresser no mesmo ano: evidentemente tantas mudanças conceituais desestabilizaram a economia e a grande maioria das empresas foi prejudicada; a inflação atingia 365% ao ano sem perspectivas de diminuição.

Em 1988 foi promulgada nova Constituição ratificando definitivamente o estado de direito no país: apesar da euforia da maioria da população, críticos mais esclarecidos indicavam haver mais "benefícios" que "obrigações" na nova Carta Magna; anos mais tarde comprovou-se tal desequilíbrio com o terrível aumento das contas "a pagar" do governo.

Em 1989 realizou-se a primeira eleição direta para presidente da República em quase 30 anos, vencida por Fernando Collor de Mello. Muitos críticos passaram a chamar os anos 80 de "a década perdida" pelos avanços que o Brasil deixou de fazer nas áreas social e econômica.

Depois do fracasso de 1950 para o Uruguai, em 1982 o futebol brasileiro teve talvez a maior decepção com a derrota para a Itália no mundial da Espanha: o Brasil conseguira formar sob o comando de Telê Santana, uma das melhores equipes dos últimos anos, jogando maravilhosamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com