TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POR QUE SALES & OPERATIONS PLANNING?

Projeto de pesquisa: POR QUE SALES & OPERATIONS PLANNING?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2013  •  Projeto de pesquisa  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  623 Visualizações

Página 1 de 3

1. POR QUE SALES & OPERATIONS PLANNING?

Mais do que um simples módulo ou função do sistema MRP II, o S&OP - sales and Operations planning ou planejamento de vendas e operações,' pode e deve exercer uma função mais importante dentro do processo de gestão da empresa. Parte deste papel se refere à integração vertical entre níveis de decisão diferentes, e.g. estratégicos e operacionais, visando garantir que aquilo que foi decidido estrategicamente, com uma perspectiva de longo prazo, seja efetivamente realizado por meio das decisões operacionais. Representaria assim o elo entre as reuniões de planejamento estratégico da alta direção e as decisões gerenciais do dia-a-dia da produção. Outra parte se refere à integração horizontal entre decisões de mesmo nível, mas de diferentes funções da empresa, como marketing, manufatura, finanças, entre outras. Deste ponto de vista, representaria também o elo de ligação entre as diferentes funções que garante que todos estejam colocando seus esforços na mesma direção.

Nos dois casos, a chave do sucesso está no processo de execução do S&Of o qual será discutido mais adiante. Entretanto, é importante inicialmente entender melhor porque devemos estabelecer, formal e sistematicamente, este nível de planejamento. O desconhecimento de sua necessidade é o primeiro empecilho a sua implementação.

1.1. Integrando estratégias de marketing, manufatura, finanças e P&D

A prática hoje consagrada de gestão empresarial propõe uma abordagem hierárquica para o processo de gestão estratégica, para que a empresa possa criar e manter vantagens competitivas. Este processo estabelece três níveis de estratégia: estratégia corporativa, estratégia do negócio e estratégia funcional. O nível corporativo trata de decisões que, por sua natureza, não podem ser descentralizadas sem que se corra o risco de subotimizações. O nível da unidade de negócios é uma subdivisão do nível corporativo,para os casos em que a organização opere com unidades de negócios independentes,cujos respectivos planejamentos estratégicos deverão subordinar-se ao planejamento corporativo. No caso de uma empresa operar com apenas uma unidade de negócio, pode haver apenas o nível corporativo. Em ambos os casos, o processo consiste na análise e adequação de oportunidades aos recursos da empresa, visando à identificação de uma ou mais estratégias econômicas ou de mercado. O nível funcional não somente consolida os requisitos funcionais demandados pela estratégia corporativa, mas também se constitui, acima de tudo, no arsenal de armas competitivas que irão transformar-se nas competências distintivas da empresa.

A principal preocupação de empresas, ao menos no setor privado, tem recentemente se voltado para como gerenciar suas áreas funcionais de modo a obter, manter e ampliar seu poder competitivo. Podemos definir, então, as estratégias funcionais como ferramentas cujo objetivo principal é o aumento da competitividade da organização e, para tal, buscam organizar os recursos de cada área funcional da empresa e conformar um padrão de decisões coerente, para que esses recursos possam prover um composto adequado de

características de desempenho que possibilite à organização competir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com