TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revisão do longo filme "The Operational Class Goes to Paradise"

Resenha: Revisão do longo filme "The Operational Class Goes to Paradise". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  Resenha  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 2

Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/ EPSJV - FIOCRUZ

Michael Jordan Teixeira Morouço Silva

Sociologia – Professor: José Victor

Resenha sobre o longa “A classeoperária vai ao paraíso”

Dirigido por Élio Petri, o filme “A classe operária vai ao paraíso” é um dos clássicos do cinema político italiano dos anos 60 e 70,Pós Segunda Guerra, em um momento de grandevigor dos partidos comunistas e do movimento operário europeu, o cinema foi capaz de captar todo o debate em torno do engajamento dos operários na vida política europeia e particularmente, italiana.Descreve a produção taylorista-fordista que deseja uma grande produção de mercadorias em curto tempo, aumentando cada vez mais a produção e reduzindo o tempo desperdiçado.

O processo deconscientização política do operário Lulú é o eixo do filme. Ao mesmo tempo que Lulú se politiza é influenciado pela sociedade de consumo . Suas referências no processo de politização são três: o discurso extremistados estudantes, a postura moderada e pragmática dos sindicalistas e, sobretudo, seu velho companheiro de trabalho, Militina, que devido ao trabalho da fábrica acabou enlouquecendo, indo parar em ummanicômio.

A alienação do trabalho no capitalismo é exposta de maneira brilhante na conversa de Lulú e Militina, onde este, em sua ‘loucura’, lembra-se do questionamento que fazia sobre a utilidadedas peças que produziam. Ainda Militina é a principal referência na utopia que dá nome ao filme: o muro que precisa ser derrubado, dando acesso ao paraíso para todos os operários.

A discussão de Lulúcom o líder estudantil após ter sido demitido expõe a dificuldade em aproximar o discurso de esquerda da vida cotidiana dos trabalhadores: o coletivo se sobrepõe ao individual em uma sociedade onde oindividualismo está arraigado.

A revolta operária ganha cada vez mais força perante os trabalhadores em geral e a sociedade, organizando protestos que tem como objetivo conscientizar os... [continua]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com