TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Frankstein (Sobre Mary Shalley)

Por:   •  13/3/2016  •  Resenha  •  1.482 Palavras (6 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 6

                                Sobre Mary Shalley

1 - Mary Wollstonecraft Shelley nasceu em 30 de Agosto de 1797 em Londres. Morreu em 1 de Fevereiro de 1851, aos 53 anos em Londres, devido a problemas cerebrais.

 Mary publicou seu primeiro poema ao dez anos de idade. Casou-se com Percy Shelley em 1816.

 Em uma viajem a Genebra, Súiça, Lord Byron propôs a Mary que escrevesse a mais terrível história que pudesse, e então nasce a ideia para o Frankeinstein.

 Em 1822, seu marido morre afogado devido a uma tempestade. Mary Shelley então volta para a Inglaterra, onde dedica-se a educar o seu único filho, à sua carreira e publicar todas as obras de seu marido. Sua última década de vida é marcada pelo sofrimento da doença, provavelmente um tumor cerebral, que a matara.

 Algumas de suas obras foram Valperga (1823) e The Fortunes of Perkin Warbeck (1830), The Last Man(1826), Lodore (1835) e Falkner (1837), Rambles in Germany and Italy (1844), Dionysius Lardner's, Cabinet Cyclopaedia (1829–46)

                                        Sobre o Livro

2- A história se passa no século XVIII (ano 17**). Porém só fora publicada em 1818. É narrada por Victor Frankeinstein, e se passa na Europa, em vários países, relatados através das muitas viagens que a história traz. A narrativa começa em um návio.

3- Os personagens principais são: Victor Frankeinstein, e o Demônio criado por ele (conhecido popularmente como Frankeinstein).

 Victor Frankeinstein é um ser humano normal. Desde pequeno ele se interessava por ciências naturais, e como eram feitas as coisas do mundo. Foi uma criança feliz até perder sua mãe e ir para a faculdade, onde criou sua infelicidade, um monstro que o atormentou sua vida até seu último suspiro.

 O Demônio era horrível. Muito mais forte e mais resistente que qualquer outro ser humano. Era feito com partes de seres humanos, uma criatura de mais ou menos dois metros e meio de altura e proporcionalmente grande. Sua pele era amarelada, seus cabelos bastos e ondulados, seus dentes brancos, seus lábios negros, seus olhos eras úmidos e acinzentados.

 Logo após sua criação era bondoso e sem intenção de ferir qualquer ser vivo, no entanto foi dito como monstro por sua aparência horripilante e acabou criando ódio a humanidade, pelo tratamento tão maldoso perante a si. Desenvolveu uma amargura tão grande com o seu criador que acabara atormentando a vida dele, até o final.

4- O livro trata-se de um conto horror. Narra as tragédias da vida de Victor Frankeinstein, de como sua vida feliz e boa ao lado de sua família, se torna um horror quando ele decide dar a vida ao inanimado, por sua ambição. O sofrimento e infelicidade o acompanham longo de sua vida, até a sua morte. O monstro que foram bondoso ao início de sua vida, se torna um ser amargo e cheio de ódio quando é tão maltratado e negligenciado pelos camponeses.

 Esse clássico do horror afasta todo o sentimento de felicidade que o leitor possa ter.  

5- O livro chama-se “Frankeinstein” pelo fato de ser o sobrenome do criador do Demônio, Victor Frankeinstein. A criatura é conhecida por “Frankeinstein”, por ser o nome do livro, mas também porque naquela época quando um homem tinha um filho(a), a criança recebia o sobrenome do pai. Como Victor nunca o batizou de nome algum além de demônio, o monstro ficara conhecido como “Frankeinstein”.

 O nome real do livro, dado por Mary Shelley é “Prometeu Moderno”. A lenda de Prometeu é que ele deu o fogo dos deuses ao homem quando o criou, torando assim, o homem superior aos deuses. Muito semelhante a Victor, um mero mortal que quis criar vida.

7- O paralelo que temos com a realidade neste momento, é em relação a aparência. Nesta época ainda não temos a realidade da construção de um ser inanimado para ganhar a vida, mas sim temos a reconstrução de seres vivos. Através da plástica e outras inúmeras cirurgias, pode-se melhorar a aparência de uma pessoa em quase noventa por cento. Mas quando algo da errado, ou pelo exagero, pode-se pior a aparência de alguém, tornando-a irreconhecível ou até mesmo um monstro

 Por trás da história, está além da aparências. Se as pessoas não ligassem tanto para isso, poderiam olhar para a criatura sem ver um monstro, e nada teria acontecido a Victor e a sua família.

8- O livro pertence ao Romantismo. Na época romântica da literatura existem três gerações. A geração pertencente a este livro é a segunda geração.

 Essa geração é marcada pelo terror. Assim como no livro, Victor está sempre se lamentando de sua vida infeliz e seu destino cruel, por essa razão, quando algo trágico acontece o ele fica desejando a morte para si.

 O livro também mesmo sendo cheio de horror, traz um sentimentalismo excessivo, entre a família Frankeinstein e seus amigos. Um amor em excesso, que a cada tragedia faz com que eles sofram amargamente, principalmente Elizabeth. Mas também traz o ódio em excesso, que fez com que o Demônio fizesse coisas horríveis, e matasse pessoas inocentes para no final se arrepender de tudo, e se fazer de vítima sofredora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (322.4 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com