TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fátima Bernardes Estreia como Garota Propaganda

Por:   •  26/5/2015  •  Artigo  •  2.315 Palavras (10 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 10

Fátima Bernardes estreia como Garota-Propaganda da Seara

Antônio Carlos Menezes Lisboa¹

Keize Mayara Carvalho Fontes²

Tayná Ferreira Santos³

Vyctor Leandro Santana Campos4

Universidade Federal de Sergipe, SE

RESUMO

O presente artigo aborda os conceitos dos modelos Two-step flow e Multi-step flow relacionando-os com a propaganda “Seara Verdade”, protagonizada por Fátima Bernardes, para explicar a influência dos líderes de opinião nos receptores da mensagem. Utilizamos as referências dos teóricos Paul Lazarsfeld, Bernard Berelson e Hazel Gaudet (1940), que criaram uma pesquisa feita sobre a forma de decisão de votos da população em uma cidade dos Estados Unidos. Relacionamos a influência de uma pessoa famosa no mundo artístico como formador de opinião, onde incentiva o público-alvo sobre o produto apresentado em mensagens publicitárias para fazer com que elas comecem a utilizá-lo. Foram usadas referências bibliográficas de diversos livros sobre Teorias da Comunicação e sites contendo a história de vida de Fátima Bernardes, no momento em que aceitou a produzir campanhas publicitárias e também assuntos sobre a respectiva propaganda.

PALAVRAS CHAVES: Two-step flow; Multi-step flow; Seara; Fátima Bernardes.

1 INTRODUÇÃO

Two-step flow e Multi-step flow

Pesquisas realizadas desde meados do século passado mostraram que as pessoas são bastante influenciadas pelo contato face a face. As análises sobre o papel do líder de opinião

_____________________________

¹ Estudante de Graduação 1º. semestre do Curso de Comunicação Social/Publicidade e Propaganda da UFS, e-mail: carloslissboa@gmail.com

² Estudante de Graduação 1º. semestre do Curso de Comunicação Social/Publicidade e Propaganda da UFS, e-mail: keizemayara1@hotmail.com

³ Estudante de Graduação 1º. semestre do Curso de Comunicação Social/Publicidade e Propaganda da UFS, e-mail: fstayna@gmail.com

4 Estudante de Graduação 1º. semestre do Curso de Comunicação Social/Publicidade e Propaganda da UFS, e-mail: vyctorlsc@gmail.com

ganharam destaque na área de Comunicação na década de 1940, nos Estados Unidos, quando Paul Lazarsfeld participou juntamente com Bernard Berelson e Hazel Gaudet de uma pesquisa em Erie County, estado de Ohio, sobre a decisão de votos dos eleitores. Naquela época era comum a crença de que os meios de comunicação de massa desempenhavam um papel fundamental na escolha de voto do eleitor.

Após meses de investigação, perceberam que as pessoas pareciam muito mais influenciadas nas decisões políticas pelo contato face a face do que diretamente pela comunicação de massa. Eles reviram seus processos e descobriram então, o papel do líder de opinião, alguém que fazia a ponte entre as mensagens dos meios de comunicação e o eleitorado. Ao estudar o grau de participação e envolvimento na campanha eleitoral para presidente dos Estados Unidos em 1940, Lazarsfeld, Berelson e Gaudet, observaram que certos indivíduos eram bastante envolvidos, e possuíam maior conhecimento sobre o tema do que a maior parte da população. Essas pessoas foram chamadas pelos pesquisadores de líderes de opinião.

Logo, os líderes de opinião foram identificados como indivíduos com capacidade de exercer influência, e que tinham algumas características peculiares: interesses específicos; posição de competência no assunto em questão; acessibilidade e extroversão, além de amplo envolvimento social; acesso a informações externas ao seu círculo imediato e consideradas relevantes pelo grupo; exposição aos meios de comunicação de massa. O líder de opinião era sempre alguém em que as pessoas menos esclarecidas confiavam – o médico, o padre, um familiar ou um amigo. Foram destacados a importância desse grupo e o fluxo da comunicação ocorrendo em duas etapas, que enfatiza o papel dos formadores de opinião comunitários como construtores da opinião pública.

Esse novo modelo de que a comunicação se propagava em duas etapas, Fluxo de comunicação em dois tempos (Two-step flow of communication), derrubou o postulado da Teoria da Bala Mágica, na qual a influência da mensagem dos meios de comunicação era direta e imediata. Portanto, a influência dos meios de comunicação é seletiva, dependente de opiniões preexistentes e das relações interpessoais do receptor.

Os investigadores perceberam que uma mensagem eleitoral divulgada na mídia favorável a um candidato, não teria necessariamente uma resposta positiva de adesão, podendo ser negativa ou nula. Desse modo, o Fluxo da Comunicação em dois tempos descobriu que há outras influências além da comunicação de massa. Nos anos seguintes, aspectos do modelo do Two-step flow foram questionados: os líderes de opinião não recebem muitas vezes a informação diretamente dos meios de comunicação de massa e sim também de outros líderes de opinião; uma pessoa pode ser considerada líder em um assunto, mas não em outro; as pessoas mais expostas à mídia não são necessariamente líderes de opinião; muitos preferem obter informações diretamente da comunicação social e só depois através das pessoas cujas opiniões respeitem; influentes e influenciados podem trocar constantemente de papéis.

Assim, em vez da comunicação em dois tempos, Lazarsfeld sugere a comunicação a vários tempos, Multi-step flow ou fluxo em múltiplos estágios. Esse modelo marcou uma mudança decisiva no rumo das investigações sobre comunicação, antes se falava em “manipulação” dos meios de comunicação de massa e agora passou a ser uma mera “influência”.

2 DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO

Campanha Seara 2014

A nova campanha da Seara para 2014 traz uma das personalidades de maior carisma e credibilidade da televisão brasileira, a jornalista Fátima Bernardes, uma mulher moderna, contemporânea e independente. Realizada pela agência da WMcCann, a campanha tenta traçar o paralelo entre a mudança do comando da Seara, que foi comprada no ano passado pela JBS, com o da carreira da jornalista. A ideia é que a campanha consiga mesclar a persuasão da propaganda e a credibilidade do jornalismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (447.9 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com