TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Industrial

Projeto de pesquisa: Gestão Industrial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.729 Palavras (7 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 7

RESUMO

O PPCP é muito importante para uma organização produtiva já que qualquer operação requer planos e controle para que os objetivos sejam alcançados, nos prazos e com qualidade de produtos. O PPCP é necessário, principalmente porque o projeto da operação produtiva geralmente não se preocupa com o andar do sistema em todas as suas etapas. Planejar e controlar, então significa garantir que os recursos produtivos estejam disponíveis na quantidade, no momento e no nível de alterações no plano, intervindo para adequá-lo aos objetivos a serem alcançados. Por isto, é importante que haja com a área de vendas/marketing, ou com quem que faça as previsões de demanda boa comunicação na empresa.

NTRODUÇAO

O PPCP pose ser definido como a função de apoio das atividades de produção visando que os programas acertados previamente possam ser atendidos com eficiência.

A gerencia industrial espera que o PPCP mantenha pressão constante sobre a produção e compras a fim de que sejam cumpridos os planos de produção preestabelecidos, atingindo assim, o faturamento previsto.

O departamento de vendas deseja que o PPCP seja seu representante dentro da fábrica, procurando atender seus pedidos e aceitar as oscilações do mercado e conseqüentes mudanças de prioridades. Produção deseja que o PPCP emita, com grande antecedência, as ordens de fabricação e montagem estáveis para lotes apreciáveis assim viabilizando uma produtividade alta.

As funções do PPCP podem ser divididas em: Gestão de Estoque – cuida da disponibilidade dos materiais necessários à produção; Emissão de Ordens – toma providência para ter a tempo todas as peças componentes e produtos; Programação de Ordens eFabricação – verifica a viabilidade da execução dessas ordens; Movimentação das Ordens de Fabricação – registra, informa e transfere o material fabricado e por fim o Acompanhamento da Produção – compara o planejamento com a execução e controla sua correção.

DEFINIÇÕES DO PPCP

É a função de apoio de coordenação de várias atividades de acordo com os planos da produção, de modo que os programas preestabelecidos possam ser atendidos com economia e eficiência.

Tal definição tem como mérito enfocar algumas das peculiaridades do PPCP. Em primeiro lugar, o identificar como uma função de apoio de coordenação.

Por tanto, sua atividade não é uma atividade - fim e sim uma atividade - meio. É um meio, um apoio para a produção e compras cumprirem suas finalidades de acordo com vendas. É um apoio de coordenação e não um apoio especializado.

Em seguido, o PPCP precisa entender um pouco de tudo e se envolver em quase todos os problemas da indústria. Seu enfoque é global e não particular especializado.

A definição PPCP ficará melhor esclarecimento depois de analisarmos o que se espera de bom cumprimento das atividades. Faremos essa análise sob três pontos de vista: da gerência industrial, de vendas e de produção.

A gerência industrial está preocupada com o seu principal objetivo, o de cumprir o Programa Geral de Produção. Assim espera-se que o PPCPmantenha pressão constante sobre produção, compras e outros departamentos, a fim de que sejam cumpridos os planos de produção preestabelecidos.

Saber conseguir resultados de setores que não lhe são subordinados, o que em geral exige muito tato, pois nem sempre fica claro o objetivo final da fabrica: cumprimento do programa preestabelecido.

O setor de vendas está principalmente preocupado com o consumidor. Para satisfazê-lo, gostaria de ter à sua disposição, para pronta entrega, os melhores produtos do mercado. Vendas precisam ter no PPCP o seu interprete. Ela deseja o mesmo que a gerencia industrial: atendimento dos pedidos dos clientes.

Porém, às vezes, o departamento de vendas quer ainda mais, deseja passar pedidos mais recentes na frente de outros programados. Ela dificilmente compreende que, embora seja natural que a demanda sofra alterações, é muito difícil fazer com que a produção seja por demais flexível. O PPCP deve suprir essa necessidade e procurar apoiar os interesses de vendas, que são, no final, os interesses do consumidor e, portanto da indústria.

Produção está preocupada principalmente com a eficiência da produção – a produtividade. O ideal dos colaboradores de produção é o de fabricar grandes lotes de produtos idênticos com o menor número de modelos possível. Assim desejam do PPCP programas mais estáveis possíveis e informações com a máximaantecedência. Deseja também que não deixe faltar os materiais necessários à produção.

É importante que o PPCP compreenda as dificuldades normais da produção e procure diminuí-las. Um verdadeiro trabalho de equipe precisa exigir com esses dois departamentos. Um contato regular e freqüente é indispensável e uma franqueza cordial, recomendável. O PPCP tem que considerar co-responsável pelo atendimento do programa de produção e não tomar atitudes como essa: “a produção já tem a ordem de fabricação, agora é com ela”. OPPCP tem que se interessar pela produção e acompanhá-la de perto, lutar por ela.

Vendas e produção encontram suas próprias condições de eficiência em estados divergentes. Cabe ao PPCP buscar um estado de equilíbrio para dar condições de eficiência à indústria como um todo. O que, diga-se de passagem, não é fácil.

FUNÇÕES DO PPCP

Como um organismo, o PPCP exerce um certo número de função a fim de cumprir sua missão. Nem sempre, entretanto, todas essas funções estão sujeitas à chefia de um só departamento.

Ainda que de uma maneira genérica, podemos listar as seguintes funções do PPCP:

• Gestão de estoques;

• Emissão de ordens de produção;

• Programação das ordens de fabricação;

• Movimentação das ordens de fabricação;

• Acompanhamento da produção.

A gestão de estoques é a função através da qual o PPCP mantém a produção abastecida de matérias-primas, peças,componentes, acessórios, materiais auxiliar, etc. Precisa estar em contato permanente com a emissão de ordens e preocupar-se em não imobilizar demasiadamente recursos financeiros no estoque.

A emissão de ordens de produção na preparação do programa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com