TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Habilidades Cognitivas Implementadas pela Rede

Por:   •  15/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 2

Habilidades Cognitivas Implementadas pela Rede

Como o ser humano é um ser criativo, ele está sempre buscando algum jeito de facilitar as coisas. Levinson acreditava que cada novo sistema que vinha, tinha como principal objetivo consertar um defeito do antigo. A nossa habilidade para comunicar era limitada aos olhos e ouvidos, e após as tecnologias da Comunicação, tivemos diversas outras maneiras, como fotografia, jornal, cinema, radio, TV, dentre outros. Agora com os novos periféricos pode-se dizer que é o ambiente perceptivo natural do ser humano que se expande, sempre buscando a mobilidade, funcionando como um novo sentido para pessoas.

Se isso está realmente ligado aos nossos sentidos, gerando mudanças na nossa percepção, aplicativos computacionais, podem desencadear várias habilidades cognitivas. Segundo algumas pesquisas, ficou evidenciado que tecnologias computacionais, podem ter um efeito duradouro nas habilidades visoespaciais. As tecnologias computacionais, também estão gerando um grande aumento de QI nos jovens. Não só isso mas elas também transformam nossa concepção do que é inteligência. Algumas das habilidades cognitivas que podem ser adquiridas com as tecnologias computacionais são:

  • Capacidade de Interpretar
  • Habilidade de Improvisar
  • Capacidade de Análise
  • Inteligência Coletiva
  • Capacidade de Negociação

O tempo livre que temos hoje em dia, é considerado, de grande utilidade, pois podemos aplica-lo em grandes projetos criados individualmente ou coletivamente. O excedente cognitivo do mundo é tão grande, que pequenas mudanças podem levar a enormes ramificações em um todo. Embora a mídia, que apoia a participação publica, o compartilhamento e a discussão, seja uma novidade, apenas dispor dos meios de compartilhar, sem o motivo para isso, não significa muito. A fusão do meio, motivo e oportunidade, cria um excedente cognitivo a partir da matéria prima do tempo livre acumulado.

Horizontes da WEB 3.0

Web 3.0, também chamada de Web Semântica, traz funções e recursos mais completos para as redes. Por exemplo: junto com cada foto, vídeo, ou texto, vão surgir conexões trazendo mais informações sobre esse conteúdo. Isso permite uma maior conexão entre diversos conteúdos e permite o uso de inteligência artificial para a busca e validação de informações. Ao mesmo tempo que ocorre toda essa conexão por conta da web semântica, também estão surgindo novas perspectivas, não só para a educação, mas também para a publicidade, como a realidade aumentada.

O futuro da computação viverá em uma época em que os hardwares desaparecerão das nossas vistas e serão nossos gestos, pensamentos e ideias que controlarão as funções dos computadores. Os periféricos se tornando cada vez menores e mais adaptados ao corpo humano. Hoje temos tudo na palma das mãos. Como será daqui a 30 anos? E uma pergunta melhor ainda. Onde se encaixarão as redes sociais, nesse contexto?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (74.2 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com