TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homenagem Jarmelino Jorge de Souza

Por:   •  10/11/2016  •  Artigo  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  620 Visualizações

Página 1 de 3

Homenagem Jarmelino Jorge de Souza

        Jarmelino Jorge de Souza, nascido em 30 de agosto de 1926, na cidade de Maceió, casado, sendo pai de 10 (dez) filhos, funcionário Público Federal, telegrafista pertencendo ao Departamento de Correios e Telégrafos, onde iniciou suas a atividades aos 14 anos de idade, depois de trabalhar gratuitamente por 2 (dois) anos como “adido" não remunerado, foi admitido mensageiro tarifeiro em novembro de 1941, ocorrendo anos depois, sua nomeação como telegrafista. Foi Secretário e Presidente de várias comissões de inquérito, passou a exercer a função de inspetor regional. Fundou a associação UBSPT (União Brasileira de Servidores Postais e Telegráficos) ocupando a função de presidente por diversas vezes. Também Fundou e dirigiu o jornal oficial da sua classe o “Decetista Alagoano”.

        Idealista, sempre lutou por melhores condições para os mais humildes e combatendo o regime militar expressando com suas ideias, consideradas inovadoras para época, em razão disso, o regime militar atribuiu a ele a condição de subversivo, havendo sido preso sob ameaças de metralhadora, em 1964, no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, permanecendo preso pelo período de 3 (três) meses, no presidio Fernando Viana e na policia do exercito, na rua barão de mesquita no Rio de Janeiro. Afastado de suas funções foi aposentadoria proporcional baseada no 1°ato de inconstitucional 1964, sob a alegação de exercer a atividades subversivas.

        Afastado do DCT prossegui sua luta em defesa dos interesses nacionais apresentando inclusive moções nas assembleis realizadas pela maçonaria, cuja doutrina é combater a tirania os preconceitos e os erros o que sempre defendeu mesmo antes de nela ingressar em 1962, pertencendo a loja fase progresso III, onde prestou relevantes serviços inclusive fundando várias lojas maçônicas dos graus simbólicos de todos os corpos filosóficos, tendo ocupado a presidência do mais alto deles: o consistório, foi investido no grau 33, o último do Rito Escocês, aceito em 12 de novembro de 1975.

        Perseguido, nunca desistiu da luta em favor de condições de vida para o povo e um Brasil melhor, participou de 2 (dois) partidos e foi um dos fundadores do PSDB em alagoas, fundou também da Academia Maçônica de Letras de Alagoas, ocupando a cadeira nº 7, cujo patrono era DR. Jaime lustrosa de Altavila.  Assim, como homenagem de seus colegas e irmãos, foi criada uma cadeira a qual Jarmelino Jorge de Souza, foi o patrono.

        Escreveu dois livros, “onde andarão eles?” contado a sua trajetória contra o regime autoritários militarista e o livro “verdades retilíneas” sobre a maçonaria.  Escreveu vários artigos que foram publicados no o Docel, O Jornal, Tribuna e Gazeta de Alagoas, escrevia mensamente para a revista a voz maçônica.

        Um dos fundados da cooperativa que deu origem ao conjunto Jacarecica I, um dos moradores mais antigo do conjunto, criou uma praça em frente a sua residência, onde costumava ficar com seus amigos, de sorte que, por ser figura tão singular no bairro, falar em jacarecia era sinônimo de se falar em  Jarmelino Jorge. Escreveu uma linda história, um homem que ao longo da vida se tornou uma referência em honestidade, simplicidade, dono de bom humor exacerbado, de uma inteligência ínfima e com um enorme senso de justiça, um homem que deixou sua marca na história. Faleceu em 22 de fevereiro de 2016, aos 89 anos de idade.  Jarmelino Jorge de Souza, um homem para ficar na memória. Para mais informações sobre a história de Jarmelino Jorge de Souza basta ler os “onde andarão eles?” e verdades retilíneas e no site da prefeitura história do bairro de Jacarecica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (83.6 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com