TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homicidios para televisao

Por:   •  15/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.243 Palavras (5 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 5

De frente pro Crime

Autores: Lucas Vinicius Biffi de Campos e Vinícius França de Souza Alvares Barreiras


 Visão Original  

         O documentário abordará o dia a dia de trabalho da polícia civil, desde o início da investigação de um crime passando pelo trabalho da perícia investigando o local até a polícia técnico-científica que  investiga possíveis vestígios deixados na cena, como impressões digitais, saliva, sangue e etc.

         O documentário se diferencia de outras produções que podem mesmo dividir o tema e parte do publico alvo, porque não foca apenas no dia a dia de trabalho de um policial, tampouco apenas de uma área de atuação. A ideia é acompanhar a investigação e possível resolução de um crime desde que ele é cometido até o resultado da análise técnico-cientifica .

        Importante frisar também que como o documentário ocorrerá num ambiente mórbido, um dos desafios da equipe de reportagem é evitar escorregar para o discurso sensacionalista, fortemente criticado por nós, que entendemos que a morte, apesar de todo interesse e curiosidade que gera, não é um show

O fato de lidar com a morte violenta permite sugerir reflexões sobre vida e morte, culpa e punição que embora não sejam os objetivos primários do documentário, são pensamentos sempre presentes na sociedade e que merecem ser considerados.

b) Proposta de Documentário

Durante as filmagens do documentário, buscaremos não atrapalhar ou influenciar o ambiente investigativo de qualquer forma que seja. Uma cena de homicídio é sempre um ambiente tétrico que exige certa sobriedade e respeito, sendo assim, nos colocaremos como meros expectadores e registradores, se possível ainda menos que isso, quase parte do cenário. Um aspecto a ser abordado é que evitaremos também realizar entrevistas na cena. Buscando respeitar as famílias das vítimas, realizaremos as entrevistas sempre em outro local.

Acreditamos que mostrar o que é o real processo de investigação, dissipará um pouco as fantasias que séries de ficção como CSI plantam na cabeça das pessoas .(finalize por favor)


c) Eleição e Descrição do(s) Objeto(s)

Divisão de Homicidios

Objeto chave do documentário, já que inclui os investigadores e o processo investigativo em si, o que nos leva a cena do crime e o documentário irá na direção que o trabalho desta divisão apontar.

Boletins de ocorrência

Material gráfico que contextualizará o expectador com a investigação em questão

Médico Legista

Médico que foi diretor do IML por muitos anos e pode contar histórias deste trabalho. E falar um pouco sobre como um médico se envolve numa atividade policial.

Diretor do DHPP

DHPP é o departamento que chefia a Divisão de Homicídios, o diretor vai falar um pouco sobre a parte burocrática e as mudanças no trabalho da perícia de 98 até hoje. Em 1998, foi criada a Superintendencia da Policia Tecnico Cientifica que substitui a Policia Civil e o DHPP nas analises técnicas

Marcelo Muller  

Chefe de investigação da Divisão de Homicídios .

Testemunhas

Testemunhas ou pessoas próximas às vitimas dos homicídios.

d) Eleição e Justificativa para a(s) Estratégia(s) de Abordagem

Procedimento Geral: A proposta é estar com uma equipe de prontidão, enquanto dois repórteres ficam no plantão da Delegacia de Homicidio. Quando um caso que chame a atenção aparecer, a equipe documentarista irá direto para a cena do crime a fim de fazer imagens e entrevistas superficiais sobre o caso. Nas próximas duas semanas de investigação essa equipe se dividirá em duas, uma para acompanhar o trabalho dos policiais e a outra para continuar acompanhando a cena do crime, conhecendo as testemunhas e descobrindo mais sobre a vida da vítima. As gravações serão realizadas tanto no dia do crime como posteriormente, na próprias cen, rua e bairro onde a morte ocorreu e também o trabalho de investigação da Policia nas Delegacias. do e realizar gravações na semana que antecede o jogo, assim como gravações do dia do jogo propriamente dito. A equipe pensa em alugar uma casa perto da Delegacia de Homicidios para estar mais próximo dos chamados noturnos. Caso contrário faremos plantões junto com os policiais.

Entrevistas individuais: entrevistaremos Marcelo Muller, chefe do setor de investigações da divisão de homicídios, Dr Vladimir dos Reis que por anos foi diretor do IML e conduziu inúmeros procedimentos de necropsia em vítimas de homicídio e o chefe do DHPP. O objetivo dessas entrevistas é que além de dados e opiniões técnicas o documentário seja recheado de histórias do meio, como acontece por exemplo, no livro “Estação Carandiru” do médico Drauzio Varella.

Expedição “arqueológica” guiada:, os veteranos e a equipe irão até a favela de Heliópolis para tentar encontrar, em meio aos barracos,  vestígios de onde foi o campo do primeiro jogo do “Preto contra Branco. Nesta “expedição” procuraremos revelar o processo de urbanização desenfreada que tomou conta de Heliópolis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (105.3 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com