TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Implementação de Cisterna

Por:   •  19/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.489 Palavras (10 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ

CINTHIA LARISSA MARIA SILVA

EMERSON ALMEIDA MACARIO

FERNANDA LOPES DA CUNHA

JULIANA MYSLINSKY TEIXEIRA

MARINA DE TOLEDO SALLUM

VINICIUS CATAPRETA ELIAS

REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DA CHUVA: ESTUDO DE CASO DA IMPLANTAÇÃO DE CISTERNA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ

ITAJUBÁ

2015

CINTHIA LARISSA MARIA SILVA

EMERSON ALMEIDA MACARIO

FERNANDA LOPES DA CUNHA

JULIANA MYSLINSKY TEIXEIRA

 MARINA DE TOLEDO SALLUM

VINICIUS CATAPRETA ELIAS

PROJETO DE PESQUISA

Projeto de Pesquisa apresentado como exigência da disciplina Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Itajubá sob orientação da Profa Cibele Moreira Monteiro Rosa.

ITAJUBÁ

2015

RESUMO

A implementação de uma cisterna adequada para determinado espaço físico contribui para a reutilização da água de maneira sustentável. Dessa maneira, a cisterna pode se constituir em uma alternativa eficiente para redução de custos e diminuição do desperdício dos recursos hídricos. Essa constatação motivou a proposição de um estudo sobre os diferentes tipos de cisternas com o objetivo de verificar qual é o melhor tipo para ser implantado no campus de Itajubá da Universidade Federal de Itajubá (Unifei). A pesquisa proposta caracteriza-se como estudo de caso.  Avaliar-se-á qual tipo de cisterna é o mais eficiente por meio da análise das condições físicas do campus e da realização de entrevistas com os engenheiros responsáveis pelas obras da instituição. Espera-se, com os resultados da pesquisa, possibilitar a reutilização da água da chuva na Unifei, promover a integração multidisciplinar da instituição pública com a sustentabilidade e permitir a inserção de experiências práticas de ensino em cursos da instituição.


Palavras-chave: Cisterna. Sustentabilidade. Reutilização da água. Universidade Federal de Itajubá.

SUMÁRIO

1         INTRODUÇÃO        

2        OBJETIVOS        

2.1   Objetivo geral        

2.2   Objetivos específicos        

3         JUSTIFICATIVA        

4         FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        

5         METODOLOGIA        

6         CRONOGRAMA        

7         CONTRIBUIÇÕES ESPERADAS        

         REFERÊNCIAS        

  1. Introdução

Desde os tempos mais remotos, a água é utilizada para manter a vida no mundo. Após o desenvolvimento da vida em sociedade, a água adquiriu um propósito quase que exclusivo: manter o desenvolvimento sustentável da sociedade e da economia. Dessa maneira, para que haja uma utilização sustentável dos recursos de água, e consequentemente traga benefícios à sociedade, dois problemas básicos devem ser sanados. Em primeiro lugar, a proteção da qualidade dos recursos hídricos, que previne a redução da quantidade de mananciais. Em seguida, a utilização responsável dos limitados recursos de água, amenizando a contradição entre oferta e demanda de recursos hídricos.

Após a adequação desse conceito na Universidade Federal de Itajubá (Unifei), percebemos que a implantação de um método sustentável de utilização de água se fazia necessário. Além de ser uma instituição pública, funcionando assim como um ‘exemplo’ para a população, a quantidade de pessoas que utilizam os serviços de água do lugar é relativamente grande, o que justifica a busca por um artifício com baixo impacto ambiental: redução de gastos, preservação de água potável e a conscientização das pessoas da importância em contribuir com tais ações.

  1. Objetivos

2.1 Objetivo geral

O objetivo da pesquisa é identificar o tipo de cisterna mais adequado para ser implantado no campus de Itajubá da Universidade Federal de Itajubá (Unifei).

2.2 Objetivos específicos

São objetivos específicos da pesquisa:

  • Descrever os diferentes tipos de cisternas existentes;
  • Analisar as condições físicas do campus de Itajubá da Unifei;
  • Analisar os tipos de cisternas que poderiam ser implantados na Unifei.

  1. Justificativa

A Universidade Federal de Itajubá oferece cursos voltados para a área de recursos naturais, assim é importante que ela garanta que a formação do aluno não fique apenas no âmbito teórico. Antes, porém deve incitar que o graduando se preocupe com o futuro do planeta adequando a sustentabilidade aos projetos criados durante a graduação, para que isso possa se estender na carreira profissional do aluno.

 Há também o caráter pedagógico, principalmente se tratando de uma instituição pública, deve haver a preocupação de educar as pessoas quanto ao uso responsável da água e importância de se usar este recurso de forma responsável.

A reutilização de recursos pluviais pode, ainda, garantir para a Universidade Federal de Itajubá a redução de parte de seus gastos e, com isso, a instituição poderá investir em outras áreas que necessitam de maior verba e continuar oferecendo um ensino qualificado e formando profissionais para o mercado de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (188.9 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com