TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ESPAÇOS ESCOLARES E IMPLANTAÇÃO DE CISTERNAS

Por:   •  12/9/2019  •  Artigo  •  4.292 Palavras (18 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 18

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ESPAÇOS ESCOLARES E IMPLANTAÇÃO DE CISTERNAS

Vanderlei Neres dos Santos1

Prof. Msc.  Ângela Helena Zatti 2

RESUMO: . A questão ambiental é hoje um assunto em pauta nos mais diferentes segmentos da sociedade e, para tanto, não pode deixar de ser estudada e desenvolvida nos espaços escolares, sendo a escola rural um desses espaços. A educação ambiental nasce da emergência ecológica planetária, ou seja, do contexto da educação, como sendo uma demanda de seu ambiente, assim como tantas outras demandas e características culturais que fazem parte do cotidiano da educação atual. Um dos principais benefícios desse projeto é a demonstração de alternativas para o aproveitamento da água das chuvas aliado a prática por meio da promoção de espaços educadores sustentáveis. O projeto tem como meta principal a redução no consumo de água potável e a utilização da agua da chuva que não será tratada e portanto terá sua utilização para a lavagem das calçadas, pisos, entre outros. Deve-se considerar também o benefício pedagógico que o projeto representa para as instituições de ensino. "A medida tem um papel educativo. É importante mostrar e divulgar aos alunos a importância econômica e ambiental do projeto. As cisternas não utilizam energia e reduzem a emissão de carbono na atmosfera, dessa maneira torna-se um projeto multidisciplinar. A água armazenada na cisterna será utilizada para realizar limpezas em geral, como por exemplo, a lavagem das calçadas ao redor da escola, lavagem do piso da área de alimentação e .do piso dos banheiros, ainda da quadra que tem uso da escola e fora do horário de aulas é de uso da comunidade local, procedimentos esses que demandam volume significativo de água, não necessitando que a água seja potável. Segue a baixo imagens dos locais aonde será utilizado a água da chuva para limpeza e o local de implantação da Cisterna

Palavras-chave: cisternas, papel, água da chuva, escola, educação

Pinhais, 2018

1 Graduado em GEstao  Escolar[pic 1]

2Orientadora  Prof. Prof. Msc. Angela Maria Zatti . E-mail: tutoria@sistemagenio.com.br

  1. INTRODUÇÂO

A escola é um espaço de ampliação dos conhecimentos do aluno e propostas        Complementares que contribuam para o enriquecimento dos conteúdos inerentes ao curso e seu ambiente escolar devem ser oportunizadas aos mesmos.

A utilização da água da chuva para regar hortas e jardins, lavagem de prédios e veículos se reveste de indispensável importância nos dias de hoje”, destacaram. Por isso, que e muito importante que a construção de cisternas se estenda por todas as escolas do Paraná medida também aos clubes, estabelecimentos comerciais, indústrias e empresas de ônibus intermunicipais e interestaduais.

Que essa medida que ainda significa economia para as empresas, que vão poder usar a água das chuvas em lugar de água tratada para realizar diversos serviços. “Esta nova alternativa tem crescido significativamente durante os últimos anos devido à crise dos recursos hídricos existentes na natureza”, dizem os autores na construção de vários projetos sustentáveis em sua proposição.

A cultura do desperdício, a degradação do meio ambiente, as barragens que alteram os regimes dos rios e a falta de um plano diretor de recursos hídricos estão entre os principais fatores que contribuem para a crescente escassez da água. “É preciso o envolvimento da sociedade nas decisões sobre os recursos hídricos. Isto engloba ações como o combate ao desperdício e à poluição dos rios e o controle de poluentes das indústrias.

         Satisfazer as necessidades com diminuição do consumo de água supõe uma importante redução em custos econômicos particulares e coletivos, também melhora a qualidade e quantidade de água disponíveis tanto para consumo humano como para o meio ambiente.

Portanto, Implantar Cisternas para captação de água de chuva em Escolas Públicas, especificamente no Colégio Estadual mendes Gonçalves no Município de Guairá – PR., propiciará, além de economia, menor uso da quantidade de água tratada pela Companhia de Saneamento do Estado, a SANEPAR.A Terra é o nosso lar, temos que manter nossa “casa” limpa e preservá-la para as próximas gerações”, enfatiza o professor Valmir de França.

  A superfície do nosso planeta é composta por 70% de água. Essa água tem um ciclo natural, que começa com sua evaporação, formando as nuvens que depois vão retornar para a terra através das chuvas.  Porém, de toda água existente no planeta, 97,5% estão nos oceanos e dos 2,5% restantes, 1,5% estão nos pô-los (geleiras e icebergs), ficando apenas 1 % disponível para nosso consumo, sendo que a maior parte está em leitos subterrâneos, atmosfera, plantas e animais. Atualmente usamos para nosso consumo as águas de nascentes, lagos, rios e extrações de leitos subterrâneos, os aquíferos. Uma forma de economizar é fazer o aproveitamento de Água da Chuva, por meio da construção de cisternas.

2  EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Conforme Albanus (2012), o histórico da relação do homem com o meio ambiente tem sua evolução de forma descontrolada nos últimos tempos, graças ao advento da industrialização e do capitalismo, que resulta na utilização desregrada de matérias-primas e incorreta destinação dos resíduos que são gerados pelo processo de produção, que faz que se eleve os índices de degradação do meio ambiente. No entanto, a preocupação com as questões ambientais na data de muito tempo.  

Por meio dos diversos documentos elaborados nos inúmeros congressos e seminários que se vinculam com a Organização das Nações Unidas e com a Unesco acerca das questões ambientais, fica clara a urgência e a importância da educação ambiental como um processo que integra o indivíduo com o meio ambiente.

O processo educativo ambiente pode ser compreendido com base nas reflexões empreendidas sobre as relações entre o homem e a natureza e sobre a educação. Quanto mais abstrações (teoria) pudermos pensar sobre essas categorias simples (relação homem-natureza e educação), mais próximos estaremos da compreensão plena do processo educativo ambiental (TOZONI-REIS, 2004 apud ALBANUS, 2012, p. 60).

Conforme Philippi e Pelicioni (2014, p. 3), “a educação ambiental vai formar e preparar cidadãos para a reflexão crítica e para uma ação social corretiva, ou transformadora do sistema, de forma a tornar viável o desenvolvimento integral dos seres humanos”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)   pdf (207.9 Kb)   docx (230.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com