TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância Da Comunicação Nas Organizaçoes

Trabalho acadêmico: Importância Da Comunicação Nas Organizaçoes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.993 Palavras (8 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES 4

3 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

INTRODUÇÃO

Não basta ter uma equipe de grandes talentos altamente motivados. Se ela não estiver bem informada, se seus integrantes não se comunicarem adequadamente, não será possível potencializar a força humana da empresa. A comunicação interna nas organizações, empresas ou entidades nem sempre foi valorizada ou reconhecida como de vital importância para o desenvolvimento e sobrevivência organizações. Na era da informação e em um momento em que a tecnologia é disponibilizada, a habilidade no processamento de dados e a transformação desses dados em informações prontas para serem usadas nas tomadas de decisões, representa uma oportunidade valiosa na melhoria do processo de comunicação no mundo dos negócios. Só através de uma comunicação interna eficiente, é que acontece a troca de informações.

DESENVOLVIMENTO

2.1 A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

As empresas atualmente têm muitos desafios, ainda mais em um momento de mudanças de cenários tão significativos e vertiginosos. Um desses desafios é ter seus colaboradores devidamente preparados e capacitados em uma das principais competências do profissional moderno - a comunicação, notadamente a comunicação verbal.

O papel do colaborador é justamente participar do "time" e se relacionar com os outros na empresa. E ele precisa saber como, afinal, manter uma relação de convivência diária com seus colegas de trabalho, já que um bom relacionamento interno é um fator estratégico para seu sucesso profissional e para o sucesso da empresa.

Conhecer a si mesmo é a primeira etapa de uma vida equilibrada, e por consequência, de uma comunicação eficiente. É preciso fazer uma reflexão profunda de como é a nossa interação com o mundo e conosco: a forma de interpretar fatos, de compreender o próximo, de adquirir o conhecimento, de tratar as pessoas.

Pensando no processo de comunicação, quando falamos, achamos que o outro está recebendo a nossa mensagem sem interpretação pessoal; entretanto, esquecemos que o nosso interlocutor adiciona significados. Ele reelabora o que apresentamos, baseado nas suas experiências e referências. Além das palavras, usamos a linguagem não verbal, gestos e expressões para transmitir sentimentos, ideias, intuições, valores e crenças pessoais. Nossa comunicação verbal e não verbal é a representação do nosso mundo interior interagindo com o exterior, que se confronta com a representação do mundo do nosso interlocutor. E um dos principais requisitos de um profissional é trabalhar em equipe. Mas isso exige que os seus relacionamentos funcionem bem. Seja o relacionamento entre colegas, entre departamentos, ou entre profissionais e o mercado – o famoso networking.

E da liderança, exige que se crie fortes relacionamentos com pessoas chave na organização, e que seja o facilitador na comunicação entre sua equipe e os demais departamentos e líderes da empresa.

Cada vez mais, aumenta a dependência existente entre as atividades de diferentes setores, e como em uma linha de produção, o resultado positivo só é alcançado se todas etapas (ou pessoas) envolvidas no processo executarem seu trabalho adequadamente. Além disso, o fluxo só acontece se todas as informações necessárias estiverem disponíveis, e nesse caso, informações podem ser instruções, relatórios, análises e dados do mercado, muitas vezes difíceis de serem obtidas e transmitidas.

Nesse sentido, a formação de coalizões é muito importante no ambiente corporativo. E esse tipo de acordo, apesar de possuir uma conotação negativa, principalmente por ser um termo muito utilizado no mundo político partidário, nada mais é do que um trato feito para se alcançar um objetivo comum, independente da afinidade dos envolvidos nesse relacionamento.

Mas nem sempre é fácil a criação dessas coalizões, e a figura do líder, com fortes habilidades políticas, é essencial para obtenção do sucesso. Poder e afiliação são duas importantes características presentes em um bom líder. A sensação de poder está relacionada com o desejo de influenciar e gerenciar pessoas, e a de afiliar-se com o desejo de estabelecer e manter relações cordiais com outras pessoas.

Por isso, no mundo corporativo, a capacidade de construir relacionamentos positivos só é possível através do uso político do poder e da afiliação, e por isso gestores que possuem tais habilidades são tão valorizados nos dias atuais, porque é através desse tipo de relacionamento criado que se dirige uma organização para o futuro, de forma prospera e rentável. Cria-se um ambiente interno agradável e produtivo, posicionando a empresa como referência no mercado em que está inserida. E isso tudo é alcançado “apenas” porque uma série de relacionamentos efetivos foi criado no sistema dessa organização.

Vivemos em tempos que a comunicação transformou o modo como as organizações atuais lidam com o mercado, com seus clientes externos, fornecedores e principalmente com seus clientes internos. Da comunicação vertical do século XVIII para uma comunicação horizontal, universal e compreensível do novo século, as organizações da era da informação precisam multiplicar o conhecimento interno, engajar suas equipes e promover a inovação para o alcance de objetivos pré-estabelecidos que ocorrerão naturalmente. A partir do momento em que as empresas disseminarem o aprendizado e o conhecimento com foco na comunicação integrada, ela alcançará resultados extraordinários, bem como a implantação de uma nova cultura.

A velocidade tecnológica e a flexibilidade das negociações do mercado exigem colaboradores pró-ativos e líderes altamente eficientes e dirigidos ao desenvolvimento e ao bem estar de suas equipes. O fator humano passa a ser essencial para as organizações e é objetivo da comunicação, interagir e agir diante das demandas internas com canais participativos que reconheçam e valorizem os colaboradores como parte primordial na construção de soluções internas.

Enfim, tratar a comunicação como um processo continuo de humanização das relações é respeitar o indivíduo e além de tudo garantir excelentes resultados com melhores produtos, serviços e, consequente, com clientes mais satisfeitos.

Comunicar-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com