TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância do feedback

Seminário: Importância do feedback. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  Seminário  •  604 Palavras (3 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 3

A importância do feedback

Este texto será parte do curso: Liderança Servidora, que será oferecido a distância por meio do Ambiente Virtual Moodle para os servidores do IF-Farroupilha.

Prezados servidores, uma das características que diferenciam um líder de um chefe é sem dúvida a habilidade de dar e receber feedback. Um verdadeiro líder se preocupa efetivamente com o desenvolvimento das pessoas. São as pessoas que fazem as organizações funcionarem e atingirem metas e resultados.

E o feedback que não contribui para o processo de autodesenvolvimento das equipes não tem sentido de ser realizado. Como exemplo, imagine como você reagiria se seu superior hierárquico lhe dissesse: “Você não faz nada direito!!” ou ainda: “você Não fez mais do que sua obrigação”. Ninguém gostaria que um erro ou um grande acerto tivessem como reações essas duas frases.

Críticas construtivas bem formuladas, no tom de voz certo, em momentos e ambientes apropriados sobre nossos pontos fortes e fracos aceleram nosso processo de autodesenvolvimento e capacitação.

O reconhecimento de bons resultados é essencial para manter as pessoas motivadas e comprometidas.

Seja o feedback positivo ou negativo, é importante que eles sejam freqüentes e não apenas realizados uma vez por ano.

Um aspecto fundamental para o sucesso do feedback é que ele seja baseado em fatos, e não em opiniões. Os gestores devem ser objetivos e imparciais durante a conversa com o subordinado. É importante e consenso que o feedback negativo, se é que podemos dizer isso, seja dado em particular. Não há consenso sobre se dar um feedback positivo em público é o mais apropriado. Alguns dizem que fazer isso em público pode gerar sentimento de inveja. Particularmente entendo que uma crítica deve ser realizada sempre em particular, mas um elogio deve ser sempre público.

Há algumas dicas simples sobre como dar um feedback.

Devemos iniciar a conversa de forma positiva, relembrando os resultados esperados para um determinado trabalho.

Posteriormente devemos explicar o que precisa ser melhorado, adotando uma abordagem construtiva.

Finalmente devemos discutir as mudanças que devem ser adotadas para atingir um novo resultado. Devemos concluir encorajando nosso colega a se desenvolver e a superar suas dificuldades. Mostrando a ele que confiamos em sua evolução e nos colocando à disposição para eventual ajuda.

Alguns chamam esses passos de técnica do sanduíche ou do PNP – positivo, negativo e positivo.

É interessante lembrar que na comunicação interpessoal, apenas uma pequena parte da nossa mensagem é comunicada por meio de palavras. Alguns estudos dizem que o sucesso da mensagem depende muito pouco do que falamos. Ela depende da nossa entonação e de nosso comportamento. Apesar de ser difícil uma mensuração desses percentuais, é certo que a comunicação não verbal afeta o desempenho dos gestores.

A Janela de Johari, idealizada por Joseph Luft e Harry Ingham (1961), é um instrumento Interessante para compreendermos nosso comportamento. Há um “eu desconhecido” de nossa personalidade que precisamos tomar consciência.

Podemos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com