TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JORNALISMO PARTICIPATIVO, SUBJETIVIDADE E PRÁTICAS DISCURSIVAS

Por:   •  30/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  898 Palavras (4 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Este fichamento é sobre o artigo Jornalismo participativo, subjetividade e práticas discursivas que mostra a linguagem do jornalismo participativo – modalidade na qual as pessoas sem formação jornalística participam ativamente da produção de conteúdos noticiosos -, com algumas diferenças, também pode ser identificado em práticas de produção e conteúdos denominadas como jornalismo colaborativo, cidadão.

Como o cidadão comum não passa pela formação acadêmica do jornalismo, parte-se do pressuposto de que suas motivações, objetivos e relações com o fatos serão diferentes, e seus textos terão características mais opinativas e dotadas de maior subjetividade. Por isso é importante estudar essas diferenças, à medida que a participação e a interatividade são cada vez mais valorizadas na comunicação atual e têm potencial para trazer mudanças para a prática do jornalismo.

O texto estabelece uma comparação entre um texto publicado no site colaborativo de notícias Brasil Wiki e outra abordagem do mesmo assunto, divulgada na Folha Online.

DESENVOLVIMENTO

Para as autoras, a as tecnologias favoreceram a ampliação da interatividade, permitindo que a web disponibilizasse ferramentas de produção e distribuição de informações por parte de qualquer indivíduo. As pessoas tornam-se capazes de atuar como emissoras de informações, o que passa a ser utilizado na atividade jornalística, propondo que qualquer indivíduo pode produzir e publicar “matérias”.

“Baseadas numa estrutura horizontal e plural, as pessoas ganham papel ativo no recolhimento, análise, escrita e divulgação de informações – funções que antes eram restritas aos meios de comunicação” (p. 86).

Brambilla (2006) reforça a necessidade da existência do jornalista como profissional mediador e autoridade que dá credibilidade aos assuntos debatidos pelo público. Para esta autora, a edição é necessária à credibilidade e não anula o conceito da intervenção do público nas notícias, que participa ativamente em diversas escolhas (p. 87).

Brasil Wiki é um site colaborativo no qual o internauta pode publicar textos, fotos ou vídeos. O objetivo é abrir espaço para que todos publiquem informações, criticando a forma unidirecional da imprensa tradicional. O material passa por uma edição de jornalistas profissionais que revisam todos os conteúdos (são verificadas as possibilidades de plágios, a veracidade das informações e a correção ortográfica).

O artigo traz um texto publicado no site da Folha e mostra que o título apresenta dois aspectos importantes do discurso jornalístico tradicional:

“(...) o uso de números e a referência a citações. Os termos numéricos evitam imprecisões e buscam apresentar uma noção mais exata de qual foi a dimensão do evento, com o objetivo de surtir um efeito de “real”” (p. 90).

O texto analisado usa como única fonte o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab – prática incomum no jornalismo, que costuma buscar várias fontes para analisar o evento sob diversos pontos de vista, ouvindo todos os envolvidos de forma igualitária, Entretanto, a prática é mais recorrente no jornalismo online, no qual a notícia é instantânea, precisa ir ao ar rapidamente (...) (p. 91).

No texto, mesmo sendo possível depreender posicionamentos ideológicos, o texto por ser, como discurso dado pelo jornalista, não deixa explícitas as opiniões nem as posturas valorativas, fazendo disso um dispositivo de isenção para reforçar a imparcialidade.

Já o texto publicado no site Brasil Wiki é apresentado de forma mais subjetiva que o profissional. As mais evidentes diferenças são o gênero

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (49.4 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com