TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguagem Radiofônica Escrita - Palácio de Caxias

Por:   •  14/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 2

Palácio de Caxias

A exuberante fachada de granito vermelho-escuro e o belo vitral que vai do chão até o teto da parede do hall de entrada atraem olhares para o Palácio Duque de Caxias. Situado na rua Praça Duque de Caxias, número vinte e cinco, no Centro do Rio, o prédio tem uma arquitetura particular e esteve e ainda está relacionado a importantes fatos históricos militares.

As duas ornamentações imensas nas laterais da fachada, posicionadas na altura dos terceiro e quarto andares, foram criadas pelo artista Leão Velloso, representando a Glória Militar e a Apoteose à Bandeira, moldados em bronze. Na parte interna, outros vitrais do Salão de Honra deixam o palácio mais convidativo. Fundado em mil oitocentos e quinze, primeiramente como Quartel, o palácio serviu de palco para a Proclamação da República. Mais tarde, no período do Estado Novo, foi demolido para a construção do novo prédio projetado pelo arquiteto Cristiano das Neves. O local do antigo palácio fica a aproximadamente um minuto do antigo.

O Palácio de Caxias possui vinte e três andares, um espaço amplo e adequado para centralizar a Administração do Exército, antes espalhada pelos bairros do Rio de Janeiro. Localizado no décimo andar, o Salão de Honra ou Salão Nobre é o local onde acontecem as cerimônias de posse, reuniões e comemorações ligadas ao ofício militar. O salão tem um ambiente sofisticado por causa da arquitetura desenhada em alto-relevo em ouro. Na parte de baixo e na galeria da grande sala também há muitos espelhos que ampliam o lugar.  

Ao percorrer os espaços do prédio, é possível imaginar os homens fardados caminhando e reunidos para as grandes decisões tomadas pelos oficiais do Exército. Os auditórios e corredores são decorados com várias fotografias e objetos que remetem à história do Palácio.

O lugar é um ambiente ideal para quem tem curiosidade sobre os acontecimentos ocorridos no local e sobre a história militar do Rio de Janeiro. As visitas são agendadas pelo telefone 2519-5000. O Palácio de Caxias está aberto de segunda a sexta-feira, no horário das oito horas da manhã às duas da tarde.  

No século dezenove, o Palácio Duque de Caixas foi sede do Ministério da Guerra quando o Rio de Janeiro era capital do Brasil. Na época, algumas pessoas insistiram para preservar o local e, graças a elas, hoje o local é patrimônio cultural e é ocupado pelo Comando Militar do Leste que promove intercâmbio de ideias entre os estudantes universitários e profissionais da área, com a realização de palestras nos auditórios do Palácio.

Referências

http://mapadecultura.rj.gov.br/

http://www.cml.eb.mil.br/

http://www.funceb.org.br/images/revista/14_9b6e.pdf

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (68.5 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com