TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compreender a natureza da linguagem falada e escrita

Artigo: Compreender a natureza da linguagem falada e escrita. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  Artigo  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 2

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O estudo que trata da diferenciação da fala de da escrita, suas características específicas e inclusão das duas modalidades da língua nas práticas escolares, tem sido, nas últimas décadas, objeto de estudo por muitos pesquisadores. Isto porque, historicamente, predominou a supremacia da escrita, enquanto que a fala, considerada repleta de erros e de se diferenciar muito das regras prescritas pela maioria dos gramáticos.

Dessa forma, a compreensão da natureza da língua falada e escrita, seus usos e funções, são indispensáveis para proporcionar ao educando, acesso a novos conhecimentos.

Entendemos que as modalidades oral e escrita apresentam diferenças e semelhanças, não podendo assim generalizar afirmando que uma seja mais complexa, mais bem estruturada, mais explícita ou mais autônoma que a outra. Nesse sentido, analisamos as especificidades das duas modalidades, de acordo com Marcuschi (2001), entre outros estudiosos no assunto.

Nesse sentido, concluímos que nossas gramáticas tratam as relações entre fala e escrita tendo como parâmetro a língua escrita. Porém, todo aluno ingressa à escola com uma pratica intensa da modalidade oral, e essa prática não diminui no decorrer dos anos escolares. Com isso, a escola, por sua vez, deve proporcionar ao educando o conhecimento de novas habilidades, adequando pouco a pouco a linguagem dos alunos às exigências das diferentes situações comunicativas.

Também, através do desenvolvimento de produção textual, o professor precisa criar condições para que os alunos observem as características de cada construção, oportunizando assim, conhecimento e análise de diferentes tipos de textos, do mais formal ao informal.

O termo "verbal" tem origem no latim "verbale", proveniente de "verbu", que quer dizer palavra. Linguagem verbal é, portanto, aquela que utiliza palavras - o signo linguístico - na comunicação.

A linguagem verbal tem duas modalidades: a língua escrita e a língua oral. Linguagem oral é a que se usa quando o interlocutor está frente a frente conosco e justamente podemos falar com ele. Já a escrita, em tese, é usada quando o interlocutor está ausente. Entre a linguagem oral e a escrita há muitas diferenças, mas não uma oposição rígida.

Na linguagem oral, o ambiente é comum a ambos os falantes. Por isso, quando usam "eu", "aqui", "hoje", não precisam explicitar do que se trata. Além disso, os gestos, expressões faciais, altura do tom da voz, contribuem para a clareza da comunicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com