TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LÍNGUA PORTUGUESA E A INFORMÁTICA - O uso de ferramentas para o aprendizado

Por:   •  26/2/2019  •  Artigo  •  2.563 Palavras (11 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 2]

[pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]


RESUMO

Os recursos tecnológicos estão cada vez mais presentes no cotidiano. A utilização dos mesmos nas instituições de ensino acaba deixando de ser uma opção para, assim, se tornar uma realidade. Quando a instituição de ensino não conta com recursos para a aquisição de computadores ou dispositivos digitais para realização de atividades envolvendo tecnologia, podem-se aproveitar os dispositivos pertencentes aos alunos, como, por exemplo, tablets e smartphones. Esta pesquisa, então, observou como se deu a construção de conhecimentos, a partir do uso de aplicativos para smartphones e tablets, no ensino de Língua portuguesa de alunos de uma escola pública na cidade de Mossoró. Os alunos foram convidados a participar de uma pesquisa por meio de um termo de consentimento livre e esclarecido.  Foi apresentado um questionário validado com perguntas abertas e fechadas.  Os questionamentos como sexo, idade e sobre a utilização de softwares, aplicativos e sites tiveram caráter fechado. Perguntas subjetivas, como a importância na utilização de ferramentas educacionais de informática em sala de aula, tiveram caráter aberto. A metodologia de análise utilizada foi a Análise Textual Discursiva – ATD. Os alunos participantes afirmaram em sua maioria que a utilização de ferramentas educativas de informática na sala de aula aproxima a prática à teoria, com algumas limitações intrínsecas. Quanto ao uso de smartphones e tablets, a aceitação foi unânime, pois o recurso é disponibilizado pelos próprios alunos e eles podem ampliar a busca por novos aplicativos utilizando os seus próprios dispositivos.

Palavras-chave: Recursos tecnológicos. Ferramentas. Língua portuguesa. Aplicativos.


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

DESENVOLVIMENTO        5

Fundamentação Teórica        5

Material e Métodos        7

Resultados e Discussão        8

CONSIDERAÇÕES FINAIS        10

REFERÊNCIAS        11


INTRODUÇÃO

Nos dias de hoje, utilizamos cada vez mais recursos tecnológicos em nossa rotina, que em função de sua praticidade e do conforto que trazem aos usuários, estão a um passo de se tornarem essenciais na nossa vida. A informação está ao alcance de um clique do mouse ou a um toque na tela do celular, assim como comunicação e outras atividades.

Devido ao avanço tecnológico, jovens provavelmente não compreendem a ideia de utilização de recursos alternativos para a realização de atividades específicas, como, por exemplo, escrever uma carta à mão, efetuar cálculos matemáticos utilizando papel e caneta ou manusear um mapa impresso para a localização de uma rua.

Neste contexto, a utilização das tecnologias de informação nas instituições de ensino vem se tornando uma necessidade. Recursos computacionais se tornaram imprescindíveis, considerando que o acesso às informações deixou de ser restrito à consulta física a materiais impressos, passando a ser em qualquer instante e lugar, por meio da rede mundial de computadores e, devido a isso, acabaram exigindo do professor novas competências e habilidades.

 Porém, quando a instituição de ensino não conta com recursos para a aquisição de computadores ou dispositivos digitais para realização de atividades envolvendo tecnologia, podem-se aproveitar os dispositivos pertencentes aos alunos, como, por exemplo, tablets e smartphones.

Esta pesquisa, assim, observou como se deu a construção de conhecimentos, a partir do uso de aplicativos para utilização em smartphones e tablets, no ensino de Língua portuguesa de alunos de uma escola pública na cidade de Mossoró/RN. A investigação se justificou na limitação de recursos tecnológicos da escola, que pode restringir o ensino à aplicação de metodologias tradicionais e, por consequência, os alunos podem se dispersar, realizando tarefas alheias às aulas em seus smartphones e tablets.

Espera-se que esta pesquisa possa servir de espelho para novas investigações acerca do tema proposto, pois a tendência mundial, poderá ser o desenvolvimento e a disseminação de aplicativos educacionais e a fabricação de dispositivos móveis com recursos tecnológicos compatíveis com estes.


desenvolvimento

Nos dias de hoje, todos tem grande facilidade de acesso à tecnologia da informação, possibilitando acesso a um universo ilimitado de conhecimento. A oportunidade de conhecer diferentes assuntos a partir de ferramentas computacionais tem sido avaliado por diversos estudos. E com uma metodologia bem conduzida é possível trazer ganhos expressivos para a sala de aula.

O uso de tecnologia computacional em sala pode fornecer resultados positivos, principalmente por se entender que estimula o desenvolvimento da curiosidade, criatividade e socialização, promovendo uma construção de conhecimento e crescimento do aluno. Por tanto, verifica-se que dispositivos móveis podem ser um grande apoio pedagógico na escola, tornando as aulas mais dinâmicas.

O educador deve ter um planejamento bem estruturado, com claro objetivo a se atingir com seus alunos. As possibilidades do uso dessas ferramentas são promissoras, pois não se trata apenas de um instrumento com fins limitados, mas com várias aplicações, tais como: pesquisas, simulações ou comunicação, cabendo a quem vai utilizá-la definir qual objetivo se quer atingir.

Neste contexto, a utilização de dispositivos móveis pode abrir muitas oportunidades de o aluno trabalhar a sua criatividade, ao mesmo tempo em que se torna um elemento motivador e de grande auxílio, uma vez que o processo de aprendizagem se torna atraente, divertido e significativo, além de auxiliar na resolução de problemas que podem ser resolvidos em grupo.

Fundamentação Teórica

Devido à enorme quantidade de funções e opções de softwares, aqueles que auxiliam nos processos de ensino e de aprendizagem, são denominados softwares educacionais. Piva Jr (2013) divide-os em sete tipos: simuladores, jogos educacionais, exercício e prática, resolução de problemas, ferramentas de referências, tutoriais e pacotes utilitários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (204.5 Kb)   docx (54.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com