TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mauro Wolf - Comunicação

Por:   •  19/9/2016  •  Resenha  •  287 Palavras (2 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade de Brasília

Instituto de Ciência Política

Política e Mídia

Juan Carlos – 150133022

Fichamento 3

Timothy Cook –“O jornalismo político”. Revista Brasileira de Ciência Política, nº 6, 2011, pp. 203-47.

     Timothy Cook inicia seu texto elencando que os jornalistas são atores políticos fundamentais, e que sua influência política exerce um papel ampliando o alcance dos que já são politicamente poderosos. Nesse sentido, os jornalistas seriam influentes principalmente no apoio à autoridade oficial e menos na alocação de valores. (pp. 205)

     No que tange ao noticiário, os repórteres só podem atender a alguns dos eventos possíveis, levando a uma seletividade do que é considerado importante para a mídia. Desta forma, as notícias repassadas ao grande público acabam sendo enviesadas, levando ao que o autor denominou como “negociação do valor de notícia”. (pp. 210)

     Ao tentar alocar o jornalismo em um tipo de instituição política, o autor exalta a noção de “quarto poder”, entretanto denota seus limites. Por serem, na maioria dos casos, instituições privadas e independentes do governo, os meios de notícia são profundamente afetados pelo patrocínio, subsídios e proteção oficial e reconhecimento legal. (pp. 234)

     Além das inclinações oficiais das notícias, o autor define que há certo número de vieses mantidos pela pressão comercial para atrair e manter audiências que afetam a “alocação impositiva de valores”. Assim, As histórias recorrentes parecem girar em torno de manipulação política e problemas políticos, que são reportagens diretas e constituem um foco continuado fácil para contextualizar, interpretar e explicar os eventos do dia em relação a histórias produzidas no dia anterior, antecipando o que provavelmente acontecerá no dia seguinte. (pp. 238)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (70.1 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com