TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS TEORIAS DA COMUNICAÇÃO – MAURO WOLF

Por:   •  30/3/2016  •  Resenha  •  1.113 Palavras (5 Páginas)  •  3.231 Visualizações

Página 1 de 5

FICHAMENTO

• Premissas das teorias da comunicação

o A apresentação e análise de teorias da comunicação seguem as seguintes determinações: contexto social, histórico, econômico que a teoria surgiu; tipo de teoria social que a teoria apresenta e modelo de processo comunicacional que a teoria apresenta; Essas determinações permitem que entendamos qual o problema social da época em que a teoria foi criada.

• Teoria hipodérmica

o Surgiu entre duas guerras mundiais

o Surgimento do fenômeno da comunicação de massa e experiências totalitárias

• Sociedade de massa

o Desintegração das elites; enfraquecimento dos vínculos tradicionais, as pessoas não se conhecem e não interagem entre si e, por esse motivo, são mais facilmente manipulados.

• Modelo de comunicação

o Psicologia behavorista que defende o elemento estímulo-resposta (a resposta somente é obtida a partir de um estímulo).

• Modelo de Lasswell

o Questões para compreensão da mídia – Quem? Diz o quê? Através de que canal? A quem? Com que efeito?; O esquema de Lasswell organizou a nascente communication research em torno de dois de seus temas centrais e de maior duração – a análise dos efeitos e dos conteúdo.

• A abordagem empírico-experimental ou “da persuasão”.

o Teoria dos meios de comunicação de massa = revisão do processo comunicacional que é compreendido como uma relação mecanicista e imediata entre estímulo e resposta. A persuasão é um objetivo possível, onde as mensagens da mídia são adequadas e interagem de maneira diferente com os traços específicos da personalidade dos destinatários. Dessa forma, se houver diferenças individuais dos receptores, haverá também diferença no impacto da mensagem. Dessa forma, há duas coordenadas que orientam essa teoria da mídia: a primeira sobre o caráter do destinatário e a segunda, que busca a melhor forma de organização das mensagens com fins persuasivos. Então, temos uma lógica semelhante ao modelo da teoria hipodérmica: Causa (estímulo) → (processos psicológicos intervenientes) → efeito (resposta).

• Fatores relativos à audiência

o A natureza real e o grau de exposição a uma campanha informativa estão ligados às características psicológicas da audiência, que são listadas como o interesse de adquirir informações, a exposição seletiva provocada pelas opiniões existentes, a interpretação seletiva, a memorização.

• Fatores ligados à mensagem

o O que se conhece sobre determinado assunto é o que influencia claramente as opiniões relativas, bem como as opiniões influenciam no modo de organizar o conhecimento em torno deles. Dessa forma, são colocados quatro fatores da mensagem: a credibilidade dos comunicados, na qual é essencial para o êxito da mensagem ou da mudança de opinião do espectador; a ordem das argumentações, onde as argumentações bilaterais (que contém argumentos a favor e contra certa posição deve ser dispostos de forma que os argumentos a favor sejam iniciais e os contra sejam finais, para que a mensagem seja mais eficaz; o caráter exaustivo das argumentações, que defende a eficácia de apresentar argumentos ambíguos de um tema ao invés de fornecer apenas os argumentos relativos ao objetivo e a explicação das conclusões, na qual a eficácia está em explicitar as conclusões a respeito do que se quer persuadir ao invés de coloca-las implicitamente.

• A abordagem empírica em campo ou “dos efeitos limitados”

o O rótulo (efeitos limitados) indica uma configuração diferente dos efeitos da comunicação de massa, pois, diferentemente da teoria hipodérmica que fala de manipulação ou propaganda, essa teoria fala de influência nas relações pessoais, enquanto a influencia das comunicações de massa é só uma parte desta

• As pesquisas sobre o consumo dos mass media

o Essa pesquisa é demasiadamente relevante para compreender o tipo de consumo que o público faz das comunicações de massa e cruzar informações acerca do motivo do interesse por certo programa, a partir da análise de conteúdo, a característica dos ouvintes e o estudo sobre as satisfações.

• Contexto social e efeito dos mass medias

o Só é possível realizar a análise da eficácia da comunicação de massa se for compreendida o contexto no qual ela está inserida, pois sua ação pode sofrer variações que dependem muito mais das características do sistema social no qual eles estão inseridos do que de seu conteúdo em si.

o A partir de estudos realizados por Lazarsfel, Berelson e Gaudet, foi identificada a existência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (73.5 Kb)   docx (570.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com