TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Milhões de garotas se matariam por este emprego: Como o jornalismo é apresentado em O Diabo Veste Prada

Por:   •  17/3/2017  •  Artigo  •  4.104 Palavras (17 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 17

Milhões de garotas se matariam por este emprego:

Como o jornalismo é apresentado em O Diabo Veste Prada[1]

Brenda IUNG[2]

Louise Fiala SCHMITT[3]

Marcela Mazetto de SOUZA[4]

Celina Do Rocio Paz ALVETTI5

Pontifícia Universitária Católica do Paraná, Curitiba, PR

RESUMO

“Milhões de garotas se matariam por este emprego”, frase diversas vezes repetida no filme O Diabo Veste Prada (FRANKEL; MCKENNA, 2006), dá o tom de como o jornalismo é mostrado durante o enredo. Miranda Priestly é a editora-chefe da Runway e dedica seus dias para infernizar todos os seus subordinados, os Clackers como ela chama (Clack é o som que os saltos altos fazem ao entrar em contato com o mármore). Este artigo conterá uma análise de como o jornalismo e seus profissionais são retratados em O Diabo Veste Prada.

Palavras-chave: O Diabo Veste Prada, Jornalismo, Moda, Runway, Miranda Priestly

ABSTRACT

“A million girls would kill for this job”. This sentence is repeated some times in the movie “The Devil Wears Prada” (FRANKEL; MCKENNA, 2006), and it shows how journalism is represented during the story. Miranda Priestly, the chief editor of Runway magazine, dedicates time to make the lives of all of her employees a living hell. She calls them “clackers” (Clack is the sound made by the high heels when hitting the marble floor). This article contains an analysis about how journalism and its professionals are portrayed in The Devil Wears Prada.

Key-Words: The Devil Wears Prada, Journalism, Fashion, Runway, Miranda Priestly

INTRODUÇÃO

O artigo “Milhões de garotas se matariam por este emprego: Como o jornalismo é apresentado em O Diabo Veste Prada” tem como objetivo verificar por meio da análise de conteúdo, como o jornalismo de moda se estabelece na revista Runway.

Em primeiro momento haverá uma análise sobre o jornalismo e a sua vertente, jornalismo de moda, focando nos profissionais que o realizam. Do filme, um recorte mais focado sobre como o jornalismo e como ele está representado dentro da redação e como são os seus profissionais.

A rivalidade, hierarquia e mudança de comportamento dos personagens durante a trama também serão demonstradas no artigo.

JORNALISMO E A SUA VERTENTE: MODA

O presente trabalho parte do método de análise de conteúdo para identificar o jornalismo dentro do filme O Diabo Veste Prada (FRANKEL; MCKENNA, 2006). Laurence Bardin (1995, p. 38) define Análise de Conteúdo como

Conjunto de técnicas de análise das comunicações, que utiliza procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo das mensagens. A intenção da análise de conteúdo é a inferência de conhecimentos relativos às condições de produção (ou eventualmente, de recepção), inferência esta que recorre a indicadores (quantitativos ou não).

Esta análise é realizada em três fases, (p. 103). 1) pré-análise; 2) exploração do material e 3) tratamento dos resultados e interpretação. A primeira refere-se a organizar o material que será analisado, fazer uma leitura flutuante a fim de tomar conhecimento dos documentos que se tem; buscar referências para embasamento de pesquisa e definir as hipóteses e objetivos do trabalho. A segunda diz respeito a iniciar de fato a pesquisa, olhando com mais profundidade o material que se tem à mão e buscando responder aos questionamentos sempre com base nas referências. A última fase é a conclusão, que pode ou não chegar aos objetivos esperados.

        O jornalismo se destina a retratar a realidade todos os dias, nada do que é reportado por um jornalista deve ser de ficção. Nelson Traquina (2005a, p. 19) afirma que “Poeticamente podia-se dizer que o jornalismo é vida (...) é a vida em todas as suas dimensões, como uma enciclopédia”, o autor aponta que os jornalistas são contadores de história modernos e que o jornalismo é teoricamente uma atividade intelectual.

        Traquina (2005a, p. 26) define os jornalistas como construtores da realidade, mas Pierre Bourdieu (1997), citado pelo autor (2005a, p. 30) defende que “os jornalistas partilham estruturas invisíveis, ‘óculos’, através das quais veem certas coisas e não veem outras. O jornalismo acaba por ser uma parte seletiva da realidade”.

        O jornalismo de moda é importante no momento em que leva ao público tendências que podem ser usadas ou não por ele, mas que ele acredita que devem ser discutidas. Em trecho citado por Traquina (2005b, 15) do livro "Opinião Pública" de Walter Lippmann (1922),

Os media são a principal ligação entre os acontecimentos do mundo e as imagens que as pessoas têm na cabeça acerca desses acontecimentos, antecipando-se ao surgimento da teoria do agendamento que postulava um poder dos media mais limitado.

Ruth Joffily, em seu livro O Jornalismo e Produção de Moda, 1991 (p. 9), afirma que a moda é um fenômeno cultural e é um dos sensores da sociedade. A moda diz respeito ao estado de espírito, aspirações e costumes de uma população. Segundo a autora, (p. 13) o tema é assunto cultural, ligada às crenças, tradições e hábitos de um determinado grupo.

Para Joffily, (p. 13)

O jornalista de moda deve estar apto a cobrir todos esses aspectos. A sua formação, técnica e cultural, é a única arma de que dispõe contra a desvalorização que lhe é imposta. Isso não significa fazer uma cobertura intelectualizada, no mau sentido (pois nossa atividade é uma atividade intelectual - o que devemos perseguir é que ela não se torne uma atividade de baixo nível intelectual). Pelo contrário, estou convencida de que quanto mais se estuda, mais se reflete e se elabora, é sempre no sentido de tornar “coisas” complexas “entendimentos simples”.

Em O Diabo Veste Prada (FRANKEL; MCKENNA, 2006) o jornalismo de moda e os profissionais que o realizam são o principal foco. Esta vertente jornalística é o início da mudança de vida de Andrea Sachs (interpretada por Anne Hathaway), personagem principal da história.

Andrea é contratada em uma importante revista de moda, precisa lidar com a nova cidade e o novo emprego, enfrentando muitos problemas para conciliar sua vida social e profissional, assim como todos os seus colegas de trabalho.

O objetivo do artigo “Milhões de garotas se matariam por este emprego: Como o jornalismo de moda é apresentado em O Diabo Veste Prada” é identificar como o jornalismo e os jornalistas de moda são retratados no filme e de que forma é representada a hierarquia e a possível rivalidade entre eles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)   pdf (234.7 Kb)   docx (30.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com