TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Método Biográfico

Por:   •  1/6/2016  •  Seminário  •  1.963 Palavras (8 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 8

Biografia

A Biografia (do grego antigo: βιογραφία , de βíος - bíos, vida e γράφειν – gráphein, escrever) é um gênero literário em que o autor narra a história da vida de uma pessoa ou de várias pessoas. De um modo geral as biografias contam a vida de alguém.

(Wikipedia) https://pt.wikipedia.org/wiki/Biografia

“A experiência humana é a nossa principal referência” Vilas Boas, 2002, p. 19)

Como podemos ver pela descrição do wikipédia e pela referência de Vilas Boas, podemos afirmar que a biografia é a história narrada pelo próprio vivente dos fatos de uma história. Testemunhos dos acontecimentos real vividos pelo próprio personagem.

Método Biográfico

No método biográfico, o objecto de estudo é o indivíduo, na sua singularidade. Este é o aspecto incontornável e marcante desta metodologia. O levantamento de histórias das vida pode fazer-se com base em biografias, autobiografias, mas igualmente em diários, portólios e outras fontes de informação similares. É enorme a riqueza e complexidade da informação recolhida. Esta é a razão pela qual este tipo de estudos são também designados de intensivos, em oposição, aos de natureza extensiva, que recorrem a técnicas como os questionários estandartizados destinados a grupos mais ou menos extensos.

(Métodos Biográficos – Carlos Fontes, pág. 1)

http://www.filorbis.pt/educar/biograficos.htm

“Já a biografia científica, é “escrita por e sobre alguma personalidade (em geral premiada internacionalmente) cuja obra foi fundamental para os avanços das Ciências ditas exatas” (Vilas Boas, 2002, p. 16)

O objetivo deste método é o de permitir e reviver, analisando o comportamento e raciocínio na época de tais circunstâncias. A análise das informações obtidas é um processo de investigação com base em técnicas qualitativas, como entrevistas e longos diálogos entre o pesquisador e o autor da história, onde este último, expõe seu íntimo como sentimentos, pensamentos, valores, etc... Para que o pesquisador possa contextualizar a história tão verdadeira quanto possível para essa pessoa e sem interferir com a subjetividade quando transcrever a história pelo mesmo.

O principal objetivo desta metodologia é a transformação estrutural e a melhoria da vida das pessoas envolvidas.

Assim sendo, podemos dizer que:

- Recolher toda a experiência biográfica sobre o assunto desde a infância até o presente momento ou pesquisas concretas quer irá estudar;

- Capturar a ambigüidade e mudança, ou seja, eles têm como objetivo recolher todas as dúvidas, troca de pontos de vista, ambigüidades, que o pesquisador pode ter;

- Capturar o ponto de vista subjetivo. Com este objetivo pretende-se refletir o auto-conceito de que o pesquisado tem de si mesmo e aos outros, e atribuir seus sucessos e fracassos;

- Encontrar as chaves para a interpretação, ou seja, contar a história de assuntos do pesquisado evitando qualquer tipo da subjetividade.

E isto ajuda para que a pesquisa seja melhor construída e escrita no aspecto científico.

Características do método biográfico

“imersão total do repórter no processo de captação; jornalistas eram autores e personagens da matéria; ênfase em detalhes reveladores, não em estatísticas ou dados enciclopédicos; descrição do cotidiano; frases sensitivas; valorização dos detalhes físicos e das atitudes da pessoa; estímulo ao detalhe; repórteres reconheciam e assumiam, em primeira pessoa, as atitudes da pessoa; compreensão da às vezes indecifrável mas sempre fascinante personalidade humana”. (Vilas Boas, 2003, p. 24)

Define algumas características desse método biográfico. Nessas características podemos perceber que os jornalistas tem papel fundamental em seus textos, pois eles ao utilizar-se desse método tem que imergir-se no processo da captação de dados, virando o próprio personagem, dando ênfase em algumas informações relevantes e irrelevantes, onde não são encontrados em estatísticas e enciclopédias, é a descrição do cotidiano de uma pessoa, fatos vividos e reais, que só quem viveu o fato pode falar, e ser o jornalista nesse caso precisa ter compreensão de que a personalidade humana varia de pessoa para pessoa.

Surgimento do Método Biográfico

No final da década de 1930, que a sociologia urbana foi elaborada no âmbito da Escola de Chicago, responsável pela introdução de métodos de pesquisas originais para a obtenção de dados. Destacam-se, nesse aspecto, os métodos descritivos, que deram base para os estudos biográficos feitos a partir de histórias ou relatos de vida, individuais ou de grupos similares. A abordagem biográfica interpreta narrativas que são sustentadas pelos testemunhos e depoimentos dos sujeitos que são objetos de pesquisa. O emprego do método biográfico foi enriquecedor para a sociologia da época, pois valorizou a voz do sujeito que está sendo pesquisado, dando importância às representações e interpretações elaboradas por ele diante de sua condição social e de sua forma de viver.

Por meio dos estudos biográficos foi possível conhecer, em detalhes, as origens sociais dos sujeitos investigados, chegando ao cotidiano e às interações sociais que ocorrem no interior de grupos fechados.

Tipos de Biografias:

Quantos aos tipos de biografias, Kelchtermans (1994) identifica cinco características:

narrativa, construtivista, contextualista, interacionista e dinâmica. Na compreensão do autor, a primeira característica está ligada à forma narrativa e subjetiva pela qual os indivíduos relatam as suas vivências que é o principal componente do método biográfico. Essa abordagem não se interessa tanto pelos fatos experienciados, mas antes pelos significados que os indivíduos atribuem a ao fato. É este elemento interpretativo, juntamente com a estrutura narrativa dos dados que constitui o elemento central do discurso narrativo. A segunda característica, a construtivista, diz respeito ao modo como o indivíduo constrói ativamente as suas experiências em histórias a que atribui significado. A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (102.8 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com