TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Natural fast Food

Por:   •  8/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.596 Palavras (11 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 11

Faculdades Anhanguera Valinhos

ATPS

Empresa: Natural Fast Food

Produto: Alimentos Naturais

Agência Camaleão:

Aline Oliveira - RA

Anderson Rigamonte – RA 8097924921

Glacilda Danin – RA 8634255944

Leandro Marques – RA 8097834798

Mayara Gomes – RA 1299119259

Matheus Brandão – RA 8072844926

Rafael Fernando –RA 8069824465

Thaíse Fernanda – RA 0063580088

Disciplina: Propaganda e Merchandising

Professor: Túlio Martinez

Etapa 1:

Nome Empresa: Natural fast food

Slogan: Sua hora mais saudável!

Setor Atuação: Alimentício

Histórico:

Histórico da Empresa Fundada em 2006, a Natural fast food, se consolidou durante esses 10 anos de existência com a proposta de desenvolver o conceito de vida saudável e sustentabilidade. A empresa oferece diversas opções de lanches, saladas e sucos naturais. O mix de produtos inclui também alimentos integrais e orgânicos. As embalagens utilizadas são biodegradáveis e de materiais recicláveis.

Atualmente, a Natural investe principalmente no público universitário, com base em pesquisas realizadas, os jovens que frequentam as universidades se preocupam com a saúde, o corpo saudável, mas por falta de tempo e/ou opção devido o dia a dia agitado, não se alimentam corretamente. Assim, consomem lanches industrializados e pouco nutritivos, comercializados nas dependências das universidades. Além da proposta de vida e alimentação saudável, a Natural também se preocupa com o meio ambiente e a sustentabilidade. A empresa está engajada em projetos socioambientais, como o apoio a famílias agricultoras e a reciclagem do lixo. Natural fast food – Sua hora mais saudável.

Conceito:

A Natural tem como objetivo levar qualidade de vida aos jovens universitários na correria do dia a dia através dos alimentos saudáveis, nutritivos e com baixo teor calórico. Os produtos da Natural contêm os nutrientes que complementam as necessidades calóricas dos seus dias agitados.

Natural-fast food, substituindo seu jantar industrializado.

Embalagens:

Embalagem de bebida (suco) e lanches.

Não basta comercializarmos alimentos naturais e saudáveis, para compor o produto é importante também ter responsabilidade com o meio ambiente, ou seja elaborar uma embalagem que após seu uso não cause danos à natureza, ou pelo menos reduza.

A embalagem do suco será de vidro pois é um material reciclável, e uma outra possibilidade será na embalagem de material sustentável, papel plástico e alumínio.

As embalagens de papel terão 200 mL serão coloridas, cada cor representara um sabor sugerindo uma para cada dia da semana. Já a de vidro será envolta por um rótulo que também contém as cores representando sabores para dias diferentes.

As embalagens de lanches serão de papel biodegradável. Todos os rótulos e embalagens conterão além das cores diferentes para identificação dos dias e sabores, tabela com informações nutricionais, o logotipo da marca, e o mascote da Empresa Natural.

Promoção de vendas e as funções das promoções comerciais

Promoção de vendas

A promoção de vendas está relacionada a todo e qualquer incentivo usado por um fabricante para induzir o comércio ou os consumidores a comprar sua marca e estimular a equipe de vendas a vende-la. Portanto, promoções abrangem incentivos elaborados para incentivar tais grupos a comprar determinada marca. A publicidade é duradoura e mais adequada para melhorar as atitudes do comprador e aumentar o valor da marca, já a promoção é mais voltada para o curto prazo e é capaz de influenciar o comportamento.

Alvos da promoção Há três grupos alvos dos esforços promocionais de vendas, que são:

  • Equipe de vendas
  • Comércio
  • Consumidores

A equipe de vendas precisa vender a marca no comércio, de forma entusiástica e agressiva. Para isso, a equipe de vendas precisa ser estimulada a vender a marca em promoção. O comércio (atacadistas e varejistas), precisa de motivos para anunciar, expor e estocar a marca. Assim, os fabricantes se utilizam de descontos, abatimentos, ou seja, investem esforços numa tentativa de empurrar o comércio. E as promoções voltadas para o consumidor significam incentivar o consumidor a escolher a sua marca e não a (s) concorreste (s). Funcionam para puxar a marca, incentivar o consumidor a comprar a marca promovida.

Aumento de alocações orçamentárias para promoções Nos últimos anos, os gastos com publicidade diminuíram, já os gastos com promoções (principalmente promoções voltadas para o comércio) aumentaram. Esse aumento do investimento acompanhou movimento do marketing por demanda para o marketing de push, isto é, o marketing mais agressivo/ofensivo (principalmente com bens de consumo), que seria atividades promocionais, investida de esforços que o fabricante realiza para incentivar o comércio. Sendo assim, os fabricantes empurram esse grupo a aumentar estoques das suas marcas ao invés das marcas concorrentes. Os principais fatores são a mudança no equilíbrio de forças dos fabricantes para os varejistas, mais semelhanças entre as marcas concorrentes e o consumidor mais sensível aos preços, menos fidelidade à marca (devido as marcas estarem mais parecidas), mercado de massa fragmentado (estilos de vida dos consumidores se diversificam) e assim, dificulta a publicidade de massa alcançar seu público alvo, ou seja, as mídias se tornam menos eficazes, orientação de curto prazo (quando a promoção de vendas gera uma resposta rápida de venda) e empresas com estrutura organizacional de recompensas corporativas, e, uma maior participação dos consumidores, isto é, a resposta positiva por parte dos mesmos à algo que os favorece, como recompensas/benefícios, promoções que agregam valor e oportunidades de economizar dinheiro.

Capacidades e limitações das promoções de vendas

O que as promoções podem fazer

As promoções são mais adequadas para as seguintes tarefas:

  • Estimular a equipe de vendas por um produto novo, ou seja, manter o entusiasmo, a animação da equipe fornecendo insumos para que esta seja persuasiva ao interagir com os compradores, o que torna o trabalho mais agradável;
  • Revigorar as vendas de uma marca amadurecida, quando esta precisa de uma revitalização (uma promoção bem-sucedida pode, por exemplo, demonstrar o poder dos incentivos de venda que cativam/estimulam o seu mercado-alvo);
  • Facilitar o lançamento de novos produtos - e acrescentar novas marcas no mercado -, para assim, atingir os objetivos de vendas e de lucros. Caso as promoções sejam voltadas para o comércio (atacadistas e varejistas), estes precisam ser estimulados a lidar com novas ofertas, como receber descontos na fatura, descontos para exposição, entre outros;
  • Incrementar a dinâmica de espaço nas prateleiras, pois em relação ao ponto-de-venda, o espaço preferencial nas prateleiras desempenha um papel importante para aumentar o volume de vendas de uma maca;
  • Neutralizar a publicidade e as promoções de vendas da concorrência. A promoção de venda tem o poder de compensar os esforços de promoções em publicidade dos concorrestes;
  • Obter compras experimentais (por parte dos consumidores). Amostras grátis, cupons, entre outros, são formas de estimular os consumidores em compras experimentais de novas marcas. Promoções criativas e estrategicamente adequadas podem ser altamente bem-sucedidas para gerar o comportamento da compra experimental;
  • Manter os usuários atuais, estimulando a repetição das compras. O uso estratégico de promoção como prêmios, sorteios, etc., pode incentivar e estimular a repetição das compras;
  • Aumentar a utilização do produto, estocando os consumidores. Neste caso, promoções orientadas a negociações de preços, induzem os consumidores a comprar mais quantidade de determinada marca do que usualmente fariam, apenas para aproveitarem as negociações.
  • Derrubar a concorrência, ‘’ lotando’’ os consumidores. A promoção de uma marca pode interceptar as vendas das marcas concorrentes, isto é, se os consumidores estiverem lotados com uma marca, temporariamente eles ficam fora do mercado de marcas concorrentes;
  • Reforçar a publicidade. Isso mostra que uma campanha publicitária pode ser altamente fortalecida por um esforço de promoção de vendas bem coordenado e estratégico. A publicidade está sendo cada vez mais utilizada como um mecanismo de comunicação para oferecer ofertas promocionais.

O que as promoções não podem fazer

Há três limitações para as promoções de vendas, que são a impossibilidade de compensar uma equipe de vendas mal treinada ou a falta de publicidade. Problemas associados à falta de conscientização da marca, à imagem da marca enfraquecida são problemas que só o gerenciamento comercial adequado e os esforços publicitários podem superar, a impossibilidade de dar um motivo convincente para o mercado continuar vendendo e o consumidor repetir a compra de uma marca por muito tempo, pois essa decisão se baseia na continuidade da satisfação com a marca (se a marca atender aos objetivos de lucros para o comércio e proporcionar benefícios aos consumidores, e a impossibilidade de interromper definitivamente a tendência de queda de vendas de uma marca ( que pode indicar uma deficiência no desempenho do produto ou quando há uma alternativa superior) ou reverter a rejeição básica de um produto/uma marca indesejado(a).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (203 Kb)   docx (66.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com