TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Netiqueta

Por:   •  2/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  647 Palavras (3 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 3

Netiqueta

Netiqueta, é formada pela junção das palavras net que significa rede e etiqueta são regras, que se evitam mal interpretações em frases, textos, diálogos, ela evita o desentendimento entre as pessoas a fim de propiciar uma melhor compreensão entre as pessoas através da internet, e-mails, chats, redes sociais e dentre outras comunicações disponíveis

A utilização destas normas no ato virtual, é tão importante quanto a reverência que se deve ter pessoalmente por que na maioria das vezes o contato obtém-se apenas virtualmente, por que dependendo da maneira que nos expressamos para a pessoa do qual estamos dialogando em reciprocidade a nós teremos bons ou maus diálogos, sendo assim importante utilizar regras de etiqueta para manter um bom entendimento para ambas as partes.

Algumas regras básicas de netiqueta são:

• Uma dos itens que mais ocorre nas produções de textos é o plágio, por muitas vezes os alunos não colocam as fontes de onde tiram os conteúdos, como também só fazem copiar, e consequentemente ocasionando uma espécie de fraude(que é o plágio) e que pela lei, também é crime.

• Também evitar escrever em LETRAS GRANDES, por que para o leitor, é como se o autor estivesse gritando, ou sendo agressivo, causando uma certa ofensa ao leitor.

• Evitar utilizar gírias e abreviações, que é o mais comum durante chats, diálogos de redes sociais, por que em certas palavras não consegue-se obter uma bom entendimento de um para com o outro.

Emoticons: eles são utilizados para transpassar emoções do autor para o leitor, pois como o contato é virtualmente por vezes não se consegue discernir o que o autor está sentindo.

Subject: Ela serve para passar ao leitor um breve resumo do que se trata o assunto pelo título em sua mensagem de e-mail.

Ex: Subject: Clínica( Medicações em falta).

Arquivos e anexos: Eles nunca podem ser enviados para as listas e sim devem, ser enviados apenas quando houver petição.

Parágrafos: sempre é bom utilizá-los, pois sempre deixará mais organização em sua mensagem e mais compreensível de ler. para haver um bom entendimento do leitor, e sempre quando responde-las lembrar aos leitores do que foi a perguntado pelo título da mensagem. Sempre procurar induzir ao leitor a ler o primeiramente o título da mensagem.

Ex: Subject: Clínica.(título)

Subject: Re: Clínica( título com sua resposta).

Respostas em cascatas: Sempre ter cautela com as mesagens já respondidas, pois elas causam desentendimento entre o autor e o leitor, geralmente por causa do sinal > . Quando isto ocorrer é melhor responder com o comando de encaminhamento forward evitando assim as respostas em cascatas.

Participação: É bom apenas participar quando for para alguma contribuição de um progresso entre os diálogos. E sempre evitar para algo supersticioso ou que seja incontribuível para ambas as partes.

Mesagens: Evitar enviar mensagens iguais para diversas listas ou newsgroup, pois por vezes acabam chegando duas ou mais mensagens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (41.7 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com