TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Homem, Suas Relações Sociais E A Participação Política No Brasil

Por:   •  15/8/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  1.447 Visualizações

Página 1 de 3

O Homem, Suas Relações Sociais E A Participação Política No Brasil

O homem e suas relações sociais sempre foram difíceis de analisar, pois devemos levar em conta que cada indivíduo tem prioridades e dificuldades diferentes. Quando se trata sobre atuação política, o quadro se complica ainda mais. Muitos preferem trocar sua suposta liberdade, em troca da segurança e de certas garantias que o estado nos provém.

Isso nos leva às análises de Rousseau, onde em sua tese, ele explica que os cidadãos acabam se tornando subordinados do Estado e das leis que o regem. Porém, algumas parcelas da sociedade preferem total autonomia sobre suas propriedades, mas não tem esse desejo atendido, por causa do nosso sistema político atual, chamado Democracia.

A relação dos dois textos se da no fato que atualmente, a democracia vem se tornando cada vez menos “democrática”. Em certos casos, o voto da maioria não reflete a real necessidade popular; vide casos onde razões religiosas, culturais e ideológicas acabam atrasando ou excluindo propostas que não são consideradas majoritárias, porém, deveriam ser analisadas e julgadas de forma laica, que é a verdadeira forma que todos os casos devem ser julgados.

Hoje em dia, mídias alternativas como as redes sociais vem iluminando essas propostas minoritárias, que antigamente eram censuradas e escondidas da população. Com essa ferramenta, podemos debater mais sobre certos tabus, e assim, procurar atender à necessidade de toda a nação, sem deixar ninguém de fora e evoluir como sociedade.

Análise de Aldeia Global, Indústria Cultural e Signos.

Pra explicar a não relação entre as teorias da Aldeia Global, de McLuhan e a Teoria da Indústria Cultural, da Escola de Frankfurt, primeiro devemos compreendê-las. Na teoria da Indústria Cultural, todo tipo de cultura e entretenimento, são vistos como quaisquer outros produtos para os meios de massa, cuja comercialização visa apenas o lucro. Já na teoria de Aldeia Global, defende que os meios eletrônicos atuais, permitem uma maior expressão da comunicação. Essa comunicação atual e globalizada torna- se capaz de juntar diversas comunidades e culturas distantes, criando uma “aldeia global”.

É possível observar que, enquanto uma teoria defende a manipulação e a uniformização da cultura para as massas, a outra defende a junção de todas as culturas com total livre arbítrio, para que assim todos conheçam as diversas opções que possuímos, e escolham de quais querem fazer parte. Em suma, as duas teorias possuem o mesmo foco, que é a cultura e a sociedade, porém são completamente opostas uma da outra.

A aproximação do termo “Signo” com os temas que foram discutidos se da a partir de que os mesmos nada mais são do que símbolos, que possuem conteúdos pré- estabelecidos a partir do conhecimento existente de cada indivíduo e sociedade. Um mesmo símbolo pode ter várias interpretações e significados variantes, dependendo da cultura, por isso o termo é comumente entendido por  “esclarecimento” e “alienação”.

1

A partir do ponto de vista do aforismo “o meio é a mensagem”, de McLuhan, explique por que a obra do autor não tem qualquer aproximação com o conceito de Indústria Cultural.

Após, aproxime a definição de signo ao que comumente se entende por  “esclarecimento” e “alienação”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (69.6 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com