TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MOVIMENTOS SOCIAIS E REVOLTAS NO BRASIL NO PERÍODO COLONIAL

Por:   •  23/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  304 Palavras (2 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 2

MOVIMENTOS SOCIAIS E REVOLTAS NO BRASIL NO PERÍODO COLONIAL

1. REVOLTA: A Confederação dos Tamoio ou Tamuya.

ANO: Entre 1554 e 1555 até 1575.

LOCAL: Litoral Norte paulista começando por Bertioga e litoral fluminense, até Cabo Frio, envolvendo também tribos situadas ao longo do Vale do Paraíba, na Capitania de São Vicente.

CAUSA E OBJETIVO: Essa revolta deu início a partir do casamento entre a indígena Mbici, também conhecida como Bartira, filha do chefe dos Guaianases (cacique Tibiriçá), e o português João Ramalho, pois os indígenas acreditavam que quando uma pessoa se casava com alguém de uma determinada tribo, ela passava a fazer parte da mesma, e os portugueses se aproveitaram da situação para escravizar os indígenas. Estes últimos se revoltaram contra os portugueses que além de querer escravizá-los, faziam fortes ataques e não aceitando a situação os indígenas com a ajuda dos franceses se revoltaram contra os colonos.

LÍDERES: Cunhambembe, Aimberê, Pindobuçú, Koakira (chefes indígenas) e o francês Villegaignon que ajudou os tupinambás oferecendo armamentos.

CONSEQUÊNCIAS:

Muitos índios foram mortos devido à resistência e as doenças que contraíram em contato com os brancos.

Após a derrota final dos Tamoios, os portugueses compreenderam que seria difícil usar a mão de obra indígena, devido às rivalidades entre as tribos e a desvantagem numérica, já que a possibilidade de revoltas seria grande.

Sendo assim, optaram pela prática da escravidão africana, juntamente com a prática comercial de escambo, neste caso utilizando a troca de pessoas por mercadorias.

2. REVOLTA: A guerra de Piratininga

ANO: 1562

LOCAL: Onde hoje é São Paulo, na região de Piratininga.

CAUSA E OBJETIVO: Os indígenas Tupiniquim e seus aliados atacaram a região de Piratininga, reagindo à escravidão.

LÍDERES: Jaguanharón

CONSEQUÊNCIAS: Foram derrotados, contraíram varíola, posteriormente, mais especificamente em 1580, em uma nova revolta, foram mais uma vez vencidos e houve um grande massacre devido a uma disenteria epidêmica, causada pela cólera ou pelo tifo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (54.4 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com