TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos Sociais, POLÍTICA ECONÓMICA E BRASIL

Tese: Estudos Sociais, POLÍTICA ECONÓMICA E BRASIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  Tese  •  2.638 Palavras (11 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 11

CURSO SUPERIOR EM SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA: FORMAÇÃO SOCIAL, ECONÔMICA E POLÍTICA DO BRASIL.

PROFESORA: MARIA CLOTILDE BASTOS

ACADÊMICOS: AUZENIR DA SILVA SANTOS. RA: 434238

CARLA CRISTIANE ALVES DOS SANTOS FREIRE. RA: 422941

ISAMARA LOPES DA CONCEIÇÃO. RA: 422877

LUCIENE DE SOUZA DOS SANTOS. RA: 422958

ATIVIDADE DE PRÁTICA SUPERVISIONADA DE FORMAÇÃO SOCIAL, ECONÔMICA E POLÍTICA DO BRASIL.

JUAZEIRO-BA

2013

CURSO SUPERIOR EM SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA: FORMAÇÃO SOCIAL, ECONÔMICA E POLITICA DO BRASIL.

PROFESORA: MARIA CLOTILDE BASTOS

ACADÊMICOS: AUZENIR DA SILVA SANTOS. RA: 434238

CARLA CRISTIANE ALVES DOS SANTOS FREIRE. RA: 422941

ISAMARA LOPES DA CONCEIÇÃO. RA: 422877

LUCIENE DE SOUZA DOS SANTOS. RA: 422958

ATIVIDADE DE PRÁTICAS SUPERVISIONADAS DE FORMAÇÃO SOCIAL, ECONÔMICA E POLÍTICA DO BRASIL.

ATPS apresentada ao curso de serviço social, do centro de educação a distância CEAD, da universidade anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de formação social, econômica e política do Brasil.

JUAZEIRO – BA

2013

INTRODUÇÃO

O trabalho vem demonstrar o cenário social e econômico do Brasil- colônia bem como a chegado da corte portuguesa ao Brasil no ano de 1808, e a entender o panorama politio e social além do declino das oligarquias do século XVIII, assim como conhecer também a evolução política e as transformações sócias do século passado e aspecto relevante da sociedade contemporânea.

Uma reflexão sobre as obras de Jean-Baptiste Debret

Debret retratou em suas telas as cenas cotidianas do Brasil durante os anos que aqui residiu entre os anos de 1816 a 1931. Ele retratou as convivências entre brancos, negros e indígenas e ao longo da década que morou aqui ele reproduziu em suas telas o que é considerado o melhor retrato do período joanino. Suas obras sobre o cotidiano brasileiro são ricas em detalhes e demonstram a cultura e a sociedade daquela época.

Análises das obras de Debret

Figura1-uma senhora brasileira em seu lar figura 2- o transporte do café

Fonte:http://www.google.com.br/obras+de+debret

Acesso em 18 de agosto 2013

A primeira imagem retrata a convivência entre brancos e negros, no qual se pode observar uma senhora branca e suas escravas fazendo trabalhos manuais, além dos filhos das escravas e de senhores convivendo tudo no mesmo ambiente, no entanto podemos observar o contraste em que os brancos estão sentados em bancos confortáveis e sendo servidas por uma pessoa negra, enquanto que as escravas e as crianças estão sentadas pelo chão coberto por esteiras que são fabricadas por eles mesmas.

Na segunda imagem Debret retratou o transporte do café e os trabalhos dos escravos nas lavouras sendo que naquela época, boa parte da produção era transportada nos ombros dos escravos desde a lavoura até os galpões onde os produtos seriam armazenados.

Imagem 3 imagem 4

Fonte: http://www.google.com.br/obras+de+debret

Acesso em 19 de agosto 2013

São nas obras de Debret que conhecemos a vida dos escravos no Brasil e é através das suas obras que conhecemos os vários instrumentos de torturas, seus castigos além da vida dos escravos daquela época.

Nas imagens acima são retratados os castigos que os escravos recebiam de seus senhores quando fugiam ou desobedecia alguma ordem ou mesmo quando se distraíam dos seus trabalhos estes recebiam castigos físicos terríveis como açoites, palmatórias, ferros quentes além de serem acorrentados e torturados e humilhados das mais diversas formas pelos seus senhores e feitores, sendo que essa era uma prática comum no cotidiano do sistema escravista.Vale ressaltar que a legislação brasileira daquela época não proibia os castigos físicos aos escravos apenas coibia os seus excessos que ficava a cargo dos seus donos.

Mas não foram só os castigos que os escravos recebiam que Debret retratou este demonstrou também a vida dos escravos libertos e daqueles que trabalhavam nas cidades vendendo produtos para seus donos e contavam com maior liberdade em relação aos escravos rurais que não ficavam com feitores os observando a todo momento.como exemplo temos as figuras abaixo:

Debret retratou também cenas da nobreza a monarquia brasileira com o rei D. João VI e a sua corte, que saiu de Portugal no final do ano de 1807e chegando ao Brasil no ano de 1808 fugindo de uma possível invasão francesa a terras portuguesas. A corte portuguesa desembarcou na Bahia e dias depois se dirigiu ao Rio de Janeiro tornando a cidade a capital do império. D. João VI anos depois convidou vários artistas para virem ao Brasil e dentre eles estava Jean-Baptiste Debret, que residiu na capital e retratou cenas da sociedade e da corte portuguesa bem como a vida da classe marginalizada, ou seja, os negros escravos e libertos, urbanos e os rurais que compunham a população brasileira.

Debret retratou o luxo e a posição social da corte portuguesa através da imagem do rei D. João VI e do príncipe D.Pedro I, além dos outro membros como funcionários do império e as famílias brancas tradicionais daquela época composta por pai, mãe, filhos e seus escravos.

E o que podemos observar nas figuras abaixo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com