TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Número de Idosos no Brasil

Por:   •  12/9/2021  •  Ensaio  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 2

Com o aumento da expectativa de vida dos brasileiros, observa-se uma tendência de envelhecimento na popução do país. Os últimos dados do censo de 2017 estimou mais de 30 milhões de idosos no país.

Houve um aumento na expectativa de vida dos brasileiros e melhoria nas condições de saúde nos últimos anos, o que pode explicar o acréscimo de indivíduos acima de 60 anos.

O envelhecimento é um processo natural e comum a todos os indivíduos e é crescente o número de pessoas que possuem 60 anos ou mais no Brasil e este número tende a aumentar. Assim como a longevidade desta população.

Ao falarmos sobre envelhecimento devemos considerar alguns aspectos:

Senescência: O envelhecimento ocorre de forma que o declínio é lento e gradual, ou seja, as alterações presentes no indivíduo são comuns para a faixa etária. Ex.: cabelos brancos

Senilidade: Neste caso, o envelhecimento ocorre de forma patológica. Está associado com uma doença não comum à idade e que pode afetar a capacidade do idoso de exercer as atividades do dia a dia, por ex. perda de memória, como acontece na D. de Alzheimer, diabetes, AVC, alterações no movimento, como na D. de Parkinson.

O fonoaudiólogo pode atuar com o idoso nestas duas situações do envelhecimento. Na senescência podemos prevenir e remediar alterações que são comuns à idade.

Na senilidade, a qualidade de vida e preservação da capacidade funcional do idoso (autonomia e independência para atividades de vida diária) é a meta não só do fonoaudiólogo, mas de todos os profissionais que estão envolvidos nos cuidados do indivíduo.

O fonoaudiólogo não trabalha sozinho e integra equipe multidisciplinar que envolve o geriatra, neurologista, odontogeriatra, fisioterapeuta, educador físico, psicólogos, assistente social. Além disto, devemos nos lembrar sempre do cuidador do idoso, que exerce função chave no tratamento proposto pela equipe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (35.6 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com