TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DADOS POPULACIONAIS E INCLUSÃO DIGITAL DE IDOSOS NO BRASIL

Por:   •  19/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  785 Palavras (4 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 4

  1. DADOS POPULACIONAIS E INCLUSÃO DIGITAL DE IDOSOS NO BRASIL

O índice populacional de idosos no Brasil já chega a aproximadamente 26 milhões de pessoas, conforme pesquisa do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) de 2011.

A população brasileira, estimada em 201,5 milhões de pessoas, está cada vez mais diminuindo o número de crianças e aumentando o número de idosos. Conforme gráfico da pesquisa nacional sobre a tendência de envelhecimento do país, (PNAD) de 2013, divulgada em 28 de Setembro de 2014 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

[pic 1]

Fonte: http://g1.globo.com

As instituições públicas não acompanham o crescimento populacional da terceira idade. De acordo com dados, atualmente o país possui 3.458 asilos, sendo 3.330 privados e apenas 218 públicos (estaduais e municipais). De acordo com dados do gráfico abaixo, apenas 6,14% dos asilos são administrados por órgão públicos e 93,86% tem suas receitas controladas por origem privada. O país possui apenas um asilo administrado pelo Governo Federal, atualmente o asilo comporta 298 idosos. Aproximadamente 83.000 idosos vivem em asilos no país, e dentro desse grupo a maioria dos idosos que moram em asilos são mulheres.

[pic 2]

Fonte: Autores do trabalho

Segundo pesquisa do IBGE o número de usuário que acessam a internet aumentou significativamente em todas as faixas etárias, conforme gráfico abaixo, pessoas com nível superior e idosos tem buscado acesso à internet, para interatividade e atualização de conhecimentos.

[pic 3]

Fonte: Autores do trabalho

No ano de 2008, as populações com mais de 60 anos já utilizam a internet, este número corresponde a aproximadamente 5,7%. No ano de 2013, esse número dobrou, atingindo 12,6%. O índice populacional refere-se à 26.195.000 milhões aproximadamente, sendo 3.300.570 milhões da população idosa que acessam a internet. O aumento de acessos de 2008 à 2013 entre os idosos é significante, eles têm buscado aprendizado em diversas áreas, principalmente nos assuntos ligados a tecnologia. Mesmo com os dados apresentados em relação aos idosos, o maior número ainda continua sendo de acessos entre os jovens de 15 à17 anos com aproximadamente 75,7%, no restante das faixas etárias de 10 a 39 anos o uso está em aproximadamente 50%.

O aumento do uso da internet é significante, comparando os anos de 2008 à 2013, onde o número de acessos neste intervalo de tempo dobrou entre os idosos. Este acesso está cada vez mais sendo buscado por essa faixa etária, devido interatividade dessa classe entre seus amigos e familiares, outro ponto, que chama atenção dos idosos é o fácil acesso as informações do dia-a-dia e a ocupação nas horas vagas, utilizadas para diversão, comunicação, pesquisas e interação digital em geral.  

  1. COMUNICAÇÃO DA TERCEIRA IDADE ATRAVÉS DA TECNOLOGIA

De acordo com pesquisas realizadas as empresas devem cada vez mais dar atenção para as pessoas mais velhas, que estão com um poder de consumo maior, esse grupo de pessoas está cada vez mais buscando usar dispositivos e aplicativos ligados a tecnologia.

Dentre todas as maneiras de acesso digital, o mais comprado é o celular, seguindo por smartphones, PCs, laptops e etc.

A maior parte dos usuários usam aplicativos em seus próprios dispositivos. Os aplicativos mas predominantes entre os usuários são de aplicativos sociais, em segundo lugar vem os aplicativos financeiros, em terceiro compras, noticiais, viagens, entretenimento e em último do ranking de aplicativos ligados a saúde e atividades físicas.

O uso das redes sociais, aplicativos mais utilizados entre os usuários, têm em primeiro lugar o uso do Facebook, em segundo lugar os usuários buscam acesso ao Google e Instagram. Os serviços mais utilizados de comunicação entre os usuários é o Skype e o WhatsApp. A terceira idade a fim de buscar interatividade em grupo, buscam cada vez mais o aprendizado para estarem conectados no dia-a-dia. A inclusão digital nessa etapa da vida, proporciona entretenimento, preenchimento de interatividade nas horas vagas, informações de manter a vida de forma saudável e comunicação de fácil acesso com amigos e familiares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (238.5 Kb)   docx (201.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com