TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É COMUNICAÇÃO?

Projeto de pesquisa: O QUE É COMUNICAÇÃO?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.517 Palavras (19 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 19

União Profissional de Atenção as Ciências da Saúde

- UNIPACS –

COMUNICAÇÃO

Aline M. Tressoldi de Olveira

Claudionara Sibele Harff

Daisiana Pedroso de Moraes

Luis Pedro dos Santos

Marilin Grings

Rita de Cassia Philereno

Disciplina: Relações Humanas e Ética

Professora: Juliana

Taquara, 07 de julho de 2010

INTRODUÇÃO

O trabalho a ser apresentado trata do assunto comunicação. Neste iremos abordar o que é a comunicação, tipos de comunicação, maneiras de se comunicar, reportagens, Feedback, PNL, comentários e opiniões sobre os vários tipos de comunicação.

A existência da comunicação é fundamental e indispensável, ela é o alicerce de tudo, empresas, sociedade, família... É através de suas diversas maneiras que conseguimos manter um cotidiano interligado a tudo e a todos. É necessário também saber usar estas formas de comunicação da maneira mais correta possível, pois o mal uso desta pode nos trazer desentendimento ou má interpretação do assunto comunicado. A voz, a gesticulação, a pronuncia e a pausa entra as palavras, faz com que a conversa fique mais agradável e entendível.

A comunicação só existe quando há um entendimento entre o emissor e receptor, por isso que é indispensável uma boa transmissão da conversa do emissor para o receptor.

As reportagens abordadas, trazem muitos assuntos críticos em relação a comunicação, tecnologia ligada a comunicação, trabalho e empresas...

O QUE É COMUNICAÇÃO

As comunicações é o centro gravitacional de todas as atividades humanas, é o intercambio de informações entre sujeitos ou objetos. A comunicação humana é um processo que envolve troca de informações e entendimento. Se uma pessoa transmitir uma mensagem e esta não for compreendida pela outra pessoa, a comunicação não se efetivou. Utiliza-se os sistemas simbólicos como suporte para este fim. Literalmente nada acontece sem que haja prévia comunicação. Muitos problemas podem ser ligados a falta de comunicação, saber qual o problema já é ter meia solução. Estas várias maneiras de se comunicar podem nos dizer que é uma rede, pois nem sempre usamos uma só destas maneiras para nos comunicar.

O PROCESSO DA COMUNICAÇÃO

Cada período de comunicação é diferente de qualquer outra. O processo de comunicação é composto de três etapas subdivididas:

1 - Emissor: é a pessoa que pretende comunicar uma mensagem, pode ser chamada de fonte ou de origem.

a) Significado: corresponde à idéia, ao conceito que o emissor deseja comunicar.

b) Codificador: é constituído pelo mecanismo vocal para decifrar a mensagem.

2 - Mensagem: é a idéia em que o emissor deseja comunicar.

a) Canal: também chamado de veículo, é o espaço situado entre o emissor e o receptor.

b) Ruído: é a perturbação dentro do processo de comunicação.

3 - Receptor: é a etapa que recebe a mensagem, a quem é destinada.

a) Decodificador: é estabelecido pelo mecanismo auditivo para decifrar a mensagem, para que o receptor a compreenda.

b) Compreensão: é o entendimento da mensagem pelo receptor.

c) Regulamentação: o receptor confirmar a mensagem recebida do emissor, representa a volta da mensagem enviada pelo emissor (Feedback).

Para exemplificar, pensemos o seguinte:

Uma pessoa (emissor) tem uma idéia (significado) que pretende comunicar. Para tanto se vale de seu mecanismo vocal (codificador), que expressa sua mensagem em palavras. Essa mensagem, veiculada pelo ar (canal) é interpretada pela pessoa a quem se comunica (receptor), após sua decifração por seu mecanismo auditivo (decodificador). O receptor, após constatar que entendeu a mensagem (compreensão), esclarece a fonte acerca de seu entendimento (regulamentação).

Pode-se, portanto, dizer que a comunicação só pode ser considerada eficaz quando a compreensão de receptor coincide como o significado pretendido pelo emissor.

TIPOS DE COMUNICAÇÃO

Existem dois tipos de comunicação: Verbal, é a mensagem constituída através de palavras, podendo ser oral: pedidos, ordens, discussões... ou escrita: mensagem, cartas... E a comunicação não-verbal é através de mímicas, gestos, olhares, postura.

O CAMINHO PARA AS COMUNICAÇÕES

As comunicações são como uma rua de duas mãos, e a tarefa de comunicar-se não está concluída até que haja compreensão, aceitação e ação resultante. A finalidade da comunicação é afetar comportamentos.

Um erro comum é o de emitir instruções por escrito e acreditar que sua interpretação será, assim, mais precisa e que não haverá possibilidade de problemas. Temos plena necessidade de tanto verificar a receptividade de uma instrução escrita como a de examinar o entendimento de instruções verbais. A comunicação verbal traz maior entendimento a quem recebe.

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

A Comunicação Empresarial continua sendo um dos grandes vilões em todas as empresas. Mesmo em tempos modernos onde a informação brota de todos os cantos nas empresas por várias mídias, os recursos humanos "esquecem de se comunicar".

Vamos dividir a Comunicação Empresarial em 2 aspectos:

1 - Externo: Onde nossa empresa "conversa" com seus fornecedores, clientes, parceiros.

2 - Interno: Onde nossa empresa "conversa" com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com