TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O limite da internet fixa no Brasil.

Por:   •  12/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 4

Objetivos da Pesquisa

Este trabalho tem como objetivo abordar o limite da internet fixa no Brasil. No início do mês de abril deste ano, foi retratado por algumas empresas de telefonia que haveria o corte da internet fixa; acompanhando o da internet móvel, uma vez que o corte ou redução desta, após ultrapassar o limite de dados da franquia, já acontece.

Como objetivo, deveria ressaltar quão essencial é a internet na vida da população, não unicamente brasileira, porém, mundial. Uma vez que amplia não somente o senso crítico, como também o ético, e, conjuntamente, oportunizando pessoas a uma nova realidade, seja esta de vida, emprego, ou até mesmo estudo.

Limitar o acesso à internet é um retrocesso imensurável, especialmente quando temos em mente que a web é uma influente ferramenta de acesso à informação. Vale ressaltar também que, na época atual, até mesmo a ONU (Organizações das Nações Unidas) declarou que a rede mundial de computadores é algo vital para o exercício da democracia; essa medida pode até mesmo ser considerada uma censura dos meios de comunicação.

Posição da Anatel, juntamente com as causas e consequências desse evento, são fatores importantíssimos a serem avaliados. Visto que, se um projeto de tamanha magnitude, tem um feedback negativo, tanto para os consumidores, como para as empresas que propõem tal alteração, isto modificaria o âmbito social, uma vez que poderia gerar um retrocesso virtual, e, em casos extremos, até o impedimento virtual.  

Justificativa

É de crucial importância que seja debatido o limite da internet fixa no Brasil. Não somente esta é um meio de entretenimento, como também de emprego e estudo. Milhares de pessoas utilizam a internet diariamente, seja como um instrumento de trabalho, tendo em vista que muitas empresas utilizam de serviços bancários e e-mails; de estudo, seja para pesquisas e até universidades à distância; de entretenimento, considerando o vasto material que ela nos possibilita, e até através desse quesito, ainda pode gerar muitos empregos, haja vista que o número de pessoas que ganham a vida por intermédio desse meio de comunicação é gigantesco.

Para compreender esse assunto, é necessário rever o passado. Historicamente, os planos de internet banda larga no Brasil sempre adotaram um formato de cobrança bastante simples: o cliente paga uma mensalidade fixa para usar a internet à vontade em uma velocidade pré-determinada (por exemplo, R$ 40 por uma conexão de 2 Mbps). Arcando com esse valor e tendo em mente sua velocidade limitada, o consumidor tem a liberdade de navegar o quanto quiser e baixar quantos arquivos ele desejar.

Entretanto, essa realidade corre o risco de ser alterada. Uma vez que seja, de fato, imposto esse limite, as empresas de telefonia podem “forçar” seus clientes a pagarem mais quando ultrapassarem o limite de dados contratados. Analisando nossa sociedade, é praticamente irreal que consigamos realizar nossos afazeres sem o uso desse instrumento tão significativo.

De outro ângulo, pode-se também argumentar que limitar de forma agressiva as franquias, como vem sendo proposto, impedirá que a parcela da população mais carente não consiga ter o acesso à internet que consegue ter hoje. Dessa forma, acaba limitando-os a uma pouquíssima capacidade da rede de serviços oferecida, gerando assim, situações que podem aumentar ainda mais a desigualdade.

A ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) é o órgão regulador das Telecomunicações no Brasil. A mesma se posicionou a favor do limite da banda larga no Brasil, justificando que em muitos outros países, esse limite já acontece. Todavia, o que a ANATEL não expõe é que em outros países, a internet oferecida, bem como, o valor pago por ela, é excessivamente diferente ao da internet aqui do Brasil. Considerando dados reais, uma internet no Canadá com 100M e 500G, corresponde a 3% do salário mínimo canadense. Uma internet julgada razoavelmente boa aqui no Brasil, com 25M e 130G, corresponde a 14% do salário mínimo brasileiro. Concluindo-se então, que se paga uma porcentagem quase cinco vezes maior, para possui uma internet quatro vezes pior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (102.4 Kb)   docx (334.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com