TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Internet No Brasil E No Mundo

Pesquisas Acadêmicas: Internet No Brasil E No Mundo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  2.576 Palavras (11 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 11

• Historia,Caracteristicas e crescimento da internet no brasil e no mundo

A rede mundial de computadores, ou Internet, surgiu em plena Guerra Fria. Criada com objetivos militares, seria uma das formas das forças armadas norte-americanas de manter as comunicações em caso de ataques inimigos que destruíssem os meios convencionais de telecomunicações. Nas décadas de 1970 e 1980, além de ser utilizada para fins militares, a Internet também foi um importante meio de comunicação acadêmico. Estudantes e professores universitários, principalmente dos EUA, trocavam idéias, mensagens e descobertas pelas linhas da rede mundial.

Foi somente no ano de 1990 que a Internet começou a alcançar a população em geral. Neste ano, o engenheiro inglês Tim Bernes-Lee desenvolveu a World Wide Web, possibilitando a utilização de uma interface gráfica e a criação de sites mais dinâmicos e visualmente interessantes. A partir deste momento, a Internet cresceu em ritmo acelerado. Muitos dizem, que foi a maior criação tecnológica, depois da televisão na década de 1950.

A década de 1990 tornou-se a era de expansão da Internet. Para facilitar a navegação pela Internet, surgiram vários navegadores (browsers) como, por exemplo, o Internet Explorer da Microsoft e o Netscape Navigator.O surgimento acelerado de provedores de acesso e portais de serviços on line contribuíram para este crescimento. A Internet passou a ser utilizada por vários segmentos sociais. Os estudantes passaram a buscas informações para pesquisas escolares, enquanto jovens utilizavam para a pura diversão em sites de games. As salas de chat tornaram-se pontos de encontro para um bate-papo virtual a qualquer momento. Desempregados iniciaram a busca de empregos através de sites de agências de empregos ou enviando currículos por e-mail. As empresas descobriram na Internet um excelente caminho para melhorar seus lucros e as vendas on line dispararam, transformando a Internet em verdadeiros shopping centers virtuais.

Nos dias atuais, é impossível pensar no mundo sem a Internet. Ela tomou parte dos lares de pessoas do mundo todo. Estar conectado a rede mundial passou a ser uma necessidade de extrema importância. A Internet também está presente nas escolas, faculdades, empresas e diversos locais, possibilitando acesso as informações e notícias do mundo em apenas um click.

O número de usuários ativos da internet brasileira voltou a crescer em janeiro, segundo o IBOPE Nielsen Online. Das 63,5 milhões de pessoas com acesso em casa ou no local de trabalho, 47,5 milhões foram usuários ativos em janeiro. O crescimento foi de 2% em relação ao mês anterior e de 11,2% sobre os 42,7 milhões de janeiro de 2011.

A maior parte desse crescimento vem ocorrendo em residências. Entre janeiro de 2011 e janeiro de 2012, o número de usuários ativos domiciliares passou de 34,2 milhões para 39 milhões, ou 14% de expansão. O total de brasileiros com acesso em qualquer ambiente (domicílios, trabalho, escolas, lan houses ou outros locais) foi de 78,5 milhões de pessoas no terceiro trimestre de 2011.

A categoria com maior crescimento mensal do número de usuários únicos em janeiro foi a de sites do governo. A audiência dos sites governamentais passou de 22,3 milhões de usuários únicos em dezembro para 25,3 milhões em janeiro. A evolução de 13% foi resultado da maior procura em janeiro por informações sobre o Enem, o Prouni e as inscrições unificadas em instituições públicas de ensino superior. Nos sites de governo, também cresceu a busca por informações sobre tributos.

Outros sites que também registraram forte crescimento da audiência em janeiro foram os de carreiras, os mapas e guias locais, as páginas de ofertas de pacotes de viagens, de hotéis e de companhias aéreas e os classificados de imóveis.Na comparação com janeiro de 2011, acumulam o maior crescimento percentual as categorias Automóveis, com 27% de evolução no número de usuários únicos, e Viagens, com expansão de 22%. Também seguiram em crescimento sites de vídeos, buscadores, email, compras coletivas e sites sociais.

A publicidade na internet também começou 2012 em alta. Em janeiro, foram veiculadas mais de 6 mil campanhas de 2.124 diferentes anunciantes. Na comparação com janeiro de 2011, o crescimento do número de campanhas foi de 39%. O número de peças publicitárias em formato display passou de 20 mil e representou um aumento de 69% em relação ao mesmo período do ano anterior.

• Surgimento e disseminação das intranets nas organizações(Conceitos, aplicações e modelos)

E o que é uma intranet? Trata-se de um sistema de informação implementado em uma rede local, que utilizan a mesma tecnologia disponível para a Internet (FTP, Email, WWW, etc.). A intranet permite a disponibilização e a visualização de documentos multimídia, exatamente da mesma maneira que na Internet, com a diferença de que o servidor é exclusivo, o acesso é controlado por senhas, e a infraestrutura geralmente é uma rede de microcomputadores interna na empresa, interligados entre si por algum padrão de redes, como o Ethernet.

as aplicações da intranet na organização de saúde, vamos considerar um hospital. Usando o mesmo paradigma da WWW, podem ser disponibilizadas "home pages" na intranet com o seguinet conteúdo:

• Informações sobre a organização

• Informações sobre fornecedores

• Documentos, portarias, ofícios

• Informações sobre recursos humanos

• Estatísticas

• Manuais de procedimento, normas

• Cadastros, catálogos e tabelas

• Boletins internos, notícias

• Formulários interativos

• Agendas, calendários e eventos

• Guias, normas e orientações clínicas

• Material educacional, slides, apostilas, livros, programas, arquivos de casos didáticos

• Artigos de pesquisa, livros multimídia

• Bases de referência (por exemplo, medicamentos)

• Prontuários médicos com imagens

• Informações para pacientes

Para fazer funcionar uma intranet na organização, em primeiro lugar é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com