TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTERNET NO BRASIL

Por:   •  19/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  672 Palavras (3 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 3

INTERNET NO BRASIL

O Início da internet do Brasil, desde a época do acesso discado até os dias atuais com uma internet rápida e acessível.

Eugenio Mattos – Ru 1273915

Polo Gravataí

[pic 1]

No final dos anos 80, mais precisamente em 1988 o Laboratório Nacional de Computação Científica, localizado no Rio de Janeiro, estabeleceu conexão com a universidade de Maryland. Logo após vários Institutos de educação também se conectavam com várias universidades do mundo e esse acesso era restrito a professores e funcionários.

Foi em 1994 que a internet ultrapassou as fronteiras dos institutos de educação e começou a ser divulgado para a população como um meio de busca de conhecimento e aprendizagem. No dia 17 de julho daquele ano, o jornal Folha de São Paulo na sua edição dominical anunciava: “ nasce uma nova forma de comunicação  que ligará por computador milhões de pessoas em escala planetária”.

A Embratel em 1995 foi a primeira a operar no Brasil. Mas a exclusividade dada a ela ao serviço de acesso a                          usuários finais desagradou a iniciativa privada pelo temor de se criar um monopólio estatal da internet em território brasileiro.

[pic 2]Comunicação da Embratel sobre o lançamento do serviço de internet.

O governo através do Ministério das Comunicações divulgou para os interessados que o mercado de serviços de internet seria o mais aberto possível.

A internet se popularizou em 1996, neste ano foram lançados grandes portais e provedores à rede no Brasil.

A conexão antigamente era a discada onde obrigatoriamente era utilizada uma linha telefônica  para transmitir os dados, hoje a mais utilizada é a banda larga que usa diferentes sistemas, além do telefônico, que permitem transmissões muitos mais velozes.

Nos dias atuais não conseguiríamos viver sem a internet, ela é uma invenção tecnológica mais avançada e que se tornou um facilitador para a sociedade atual. É o meio de comunicação mais rápido e que conecta o mundo em segundos e que nos trouxe grandes benefícios.

A Internet pode ser considerada uma grande e infinita enciclopédia no qual encontramos todo tipo de coisas: lazer, cultura, trabalho, educação, informação, política, humor , etc...

Internet na vida social

Inicialmente as redes sociais tinham com objetivo entreter e divertir, pois os jovens passavam horas no msn ou orkut driblando a internet discada, hoje elas se tornaram num grande ponto de encontro de pessoas de todo  mundo

As redes sociais servem também para auxiliar recrutadores, empresas e consultorias de recursos humanos, onde os mesmos buscam informações do comportamento humano do candidato servindo de um complemento da entrevista.

Hoje o facebook é a maior rede de relacionamento do mundo, as pessoas interagem praticamente de forma instantânea, onde demostram a sua posição política, as suas preferências culinárias entre outras particularidades.

[pic 3]logotipo facebook

Internet na Educação

A internet é de grande importância para a democratização do conhecimento, ela representa um poderoso canal a disposição da educação, principalmente para o desenvolvimento individual e coletivo, ela é um importante instrumento para a superação do quadro de exclusão social da classe menos favorecida da população brasileira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (191 Kb)   docx (110.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com