TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é comunicação

Tese: O que é comunicação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  Tese  •  1.070 Palavras (5 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 5

O que é Comunicação

Prólogo

Foi descoberto na década de 70 o Homem social. Essa descoberta fez com que o Homem criasse sua própria sociedade e sua própria cultura.

As primeiras formas de comunicação foram aplicadas nos modelos de mecanicistas e pragmáticos emergente das ciências físicas e naturais, chamados de planejamento, organização, administração, capacitação e comunicação. O capítulo mostra o modo como a sociedade usa a comunicação social e faz o leitor se questionar se esse modo supre as necessidades da população, porque em todos os lugares e a qualquer momento a comunicação está presente e, se soubemos usar de uma maneira apropriada, vamos estar contribuindo muito para uma sociedade mais solidária e humana.

O meio ambiente Social da Comunicação

A Comunicação é uma necessidade básica, que não vivem separadas, por isso não se pode existir comunicação sem sociedade, muito menos sociedade sem comunicação. Através da comunicação que aprendemos a viver em sociedade. A comunicação ao pode ser melhor que a sociedade, nem a sociedade melhor que a comunicação.

Os grandes meios sociais da comunicação são muito importantes, eles divulgam notícias, diversão, publicidade e muitas vezes correspondem aos sonhos e desejos da maioria de seus telespectadores. Mas eles não são mais importantes que a sua relação/comunicação interpessoal. Essa forma de comunicação estava perdendo-se devido à comunicação através de meios eletrônicos. O homem reaprendeu a comunicar-se pessoa a pessoa. Ações, pensamentos, valores. Tudo isso foi formado através da comunicação.

A comunicação não é composta apenas pelos Meios de Comunicação Social pois ela é composta pelos atos que um ser humano faz desde quando ele acorda de manhã até quando deita para dormir à noite.

Os Meios de comunicação, Jornal, Rádio e TV exercem muita influência sobre as pessoas, essas influências são tanto “positivas” quanto “negativas”. Cenas passadas na TV podem lhe ajudar em acontecimentos em sua vida, pois se acontece algo semelhante ao que se passou em uma novela, por exemplo, você já saberá o que fazer. O Jornal te mantem informado das noticias do mundo. A Radio você ouve debates, entrevistas ou ate mesmo uma boa musica enquanto vai para o trabalho. Esses são exemplos de cenas que constituem o meio ambiente social da comunicação.

Do Grunhido ao Satélite

Não se sabe ao certo como os homens primitivos começaram a se comunicar mais a Comunicação evoluiu como uma pequena semente, para que descobríssemos novos meios, que vencessem a distância e o tempo, até que esses meios alcançassem o mundo inteiro.

Durante tempos se discutiu a origem da fala humana, o que a história mostra é que os homens encontraram uma forma de associar um determinado som ou gesto a um certo objeto ou ação, mas também se acredita que os primeiros sons emitidos para criar uma linguagem eram imitações dos sons da natureza. E também que os grunhidos dos homens das cavernas eram sons espontâneos. É por isso que a primeira forma de comunicação humana foi a forma oral. Mas ela não é constante e nem alcança longas distâncias, o que fez com que o homem pensasse em fixar seus signos , as vezes acompanhada pela linguagem gestual. Começaram utilizando-se de desenhos e mais tarde começaram a usar a linguagem escrita.

A princípio os homens faziam isso através de desenhos, depois sons e só depois criaram a escrita, que evoluiu através de pictogramas (desenhos que significam o objeto representado), depois criaram ideogramas, pois representar apenas objetos estava se tornando restrito demais. Queriam representar idéias. Não satisfeitos, criaram a escrita fonográfica quando percebam que os nomes dos objetos eram formados por partículas menores de som (os fonemas). A partir dos fonemas, criaram-se as letras e as letras constituíram os alfabetos.

Neste momento desejava-se um meio mais simples que pedras e pergaminhos de transportar os signos. Os chineses criaram o papel. Gutenberg criou a tipografia. O papel foi aperfeiçoado. Surge a indústria gráfica que, ao longo dos anos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com