TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O uso do Facebook como ferramenta de comunicação política nas campanhas eleitorais de 2014.

Por:   •  12/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.385 Palavras (10 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 10

O uso do Facebook como ferramenta de comunicação política nas campanhas eleitorais de 2014.

Alessandra Werlang

Bruna Raminelli

Guilherme Santos

Mônica Dias

Renata Pias

RESUMO

O artigo identifica às formas de atuação dos políticos e suas assessorias nas campanhas eleitorais realizadas através das redes sociais, dando enfoque à ferramenta Facebook. Para analisar e exemplificar esse processo foi feita uma analise das páginas dos candidatos Dilma Rousseff, Aécio Neves e Eduardo Campos, ambos concorrentes para a presidência no ano de 2014.

PALAVRAS-CHAVE: Eleições 2014, Facebook, Presidência, Redes sociais, Campanha eleitoral, Dilma Rouseff, Aécio Neves, Eduardo Campos, Marketing Político, Marketing Digital

1.INTRODUÇÃO

A campanha eleitoral é um momento crucial na relação entre candidatos e povo. Nessa hora constrói-se a opinião do eleitor sobre a índole e caráter do seu possível representante nos próximos quatro anos. Este artigo traz uma análise das páginas do Facebook de três pré-candidatos à presidência da república em 2014: A presidenta da república Dilma Rouseff, O senador Aécio Neves e o presidente do PSB Eduardo Campos. Buscamos através deste estudo o entendimento sobre a mais nova forma de comunicação entre candidato e eleitor. As redes sociais têm promovido diretamente a aproximação entre candidato e povo. Vamos discutir se a rede social é utilizada pelos candidatos como ferramenta para promover campanha eleitoral antes da data oficial estipulada pela Justiça eleitoral. Para detectar se existe intenção de manipular eleitores através de postagens, buscamos antes de tudo esclarecer as formas de atuação dos políticos no Facebook. Para isso, iremos analisar o histórico de algumas postagens isoladas de cada candidato. Feita esta análise, será possível detectar as estratégias de campanha política utilizadas na rede, podendo identificar e classificar os tipos de abordagem utilizados para, finalmente, concluir se há procedência legal. Assim, escolhemos utilizar a entrevista qualitativa com um político e seu assessor, que não só tem conhecimento sobre o assunto, mas que são especialistas e experientes. A pesquisa bibliográfica será baseada em autores especialistas em marketing político e marketing digital, buscando o ponto em comum entre os dois.

2. ESTUDO DE CASO

Após a enorme adesão da rede social Facebook em meados de 2011 por parte da população brasileira (majoritariamente jovens), foi percebido que a partir disso poderia ser utilizado como uma nova e útil ferramenta de comunicação dinâmica entre candidato e público, que antes havia enorme dificuldade em despertar o interesse para com a política. É normal que em época de pré-eleição o candidato movimente com mais ênfase suas mídias, através de textos, vídeos e fotos de locais recentemente visitados por ele ou ações realizadas pelo partido. Um candidato vive constantemente em campanha, independente se estiver em período eleitoral, cabe à equipe do candidato, usufruir da melhor forma possível das redes sociais para buscar aquele eleitor indeciso ou mesmo reforçar a imagem frente ao seu votante. É possível que o povo se identifique com os políticos que utilizam das redes para divulgar seu trabalho na política, é uma forma de contato mais informal possibilitando a interação dos eleitores com seus candidatos. Podemos analisar isso no perfil do Vereador Paulo Sérgio dos Santos, que utiliza de sua Fanpage no Facebook, mesmo após ter sido eleito em 2012, para divulgar ações realizadas na sua atual gestão, e abre espaço para os eleitores comentarem e até mesmo solicitarem providências na comunidade onde moram.

“Minha campanha é algo simples, bem humano, contato direto com os eleitores, as redes sociais me ajudaram a ampliar esse contato, tanto com o público que já me conhecia, quanto com novas pessoas que querem acompanhar meu trabalho.”

SANTOS, Paulo. [15 junho 2014]. Porto Alegre: Residência do vereador. Entrevista concedida a Bruna Raminelli.

As redes sociais não deixam de ser uma estratégia de campanha, os políticos divulgam assuntos sérios como artigos publicados, ações feitas em sua gestão atual, opiniões políticas e até mesmo o seu cotidiano, cativando os seus eleitores por mostrarem que assim como nós, são pessoas comuns. Fazem bom uso da comunicação institucional às novas mídias, e alguns são seus próprios assessores de imprensa, onde eles mesmos acabam postando e até respondendo a duvidas dos seus seguidores, porém, outros acabam perdendo pontos, pois suas Fanpages são alimentadas por assessores, deixando um pouco de lado o perfil mais humanizado.

2.1 Perfil de Aécio Neves

Em seu perfil oficial não há nenhuma informação referente a quem faz a atualização periódica da página, e quanto às respostas aos comentários feitos, praticamente não há retorno. É disponibilizada uma enorme quantidade de informações, sobre sua biografia, histórico profissional, prêmios e contatos, todos bem detalhados.

Assim como todos os demais candidatos, Aécio participa de diversas convenções e eventos, logo após é disponibilizado diversas fotos e vídeos para acompanhamento do povo. Antes de lançar sua candidatura à Presidência, Aécio possuía um espaço semanal na Folha de São Paulo, aonde escrevia um artigo para o Jornal em sua versão online e ao mesmo tempo era disponibilizado o link de seu artigo para a leitura. Para muitos que o acompanhavam, a rede social serviu justamente para abrir este espaço de publicações sobre outras atividades desconhecidas realizadas por ele. Como objetivo de uma rede social, não apenas comunicar ou se promover, mas a possibilidade de transmitir e levar a todos diferentes informações que acabam agregando outros conceitos a si, que anteriormente provavelmente não seriam alcançados com apenas alguns superficiais.

As publicações mais recorrentes abordam a realidade do país em áreas como educação e saúde, com a mostra de dados ou posição no ranking e sempre acompanhadas da hashtag #BrasilReal. Esse tipo de postagem gera uma enorme quantidade de comentários positivos, mas também muitos negativos, pois se referem a problemas que a população enfrenta diariamente em todo o país.

2.2 Perfil de Dilma Rouseff

O perfil oficial da candidata e atual presidenta da república

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (63.5 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com