TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orientação Tipagem Sanguínea

Por:   •  13/10/2023  •  Exam  •  752 Palavras (4 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CENTRO EDUCACIONAL TRÊS MARIAS

ESCOLA DE ENSINO SUPERIOR DO AGRESTE PARAIBANO

KALINE TAGINO DA SILVA

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

(Tipagem Sanguínea)

Relatório de Aula Prática apresentado à disciplina de Biologia do desenvolvimento e Genética, da Escola de Ensino Superior do Agreste Paraibano, em cumprimento às exigências para a obtenção da segunda nota do período 2023.1

Professor: Me. Caio Vinícius da Silva

Guarabira

2023

Sumário

1. INTRODUÇÃO        2

2. DESENVOLVIMENTO        2

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS        3

REFERÊNCIAS        4

1. INTRODUÇÃO

A tipagem sanguínea é um procedimento utilizado para determinar qual o tipo sanguíneo e o fator RH do indivíduo. O sistema ABO é composto pelo tipo sanguíneo A , B, AB e O e que caracterize pela presença ou ausência de aglutinogênio em suas hemácias e de aglutininas em seu plasma. É importante saber o tipo sanguíneo para doações de sangue, transfusões e gestações.

No dia 26 de maio (sexta-feira) foi realizado a aula da disciplina de Biologia do Desenvolvimento e Genética pelo professor Caio Vinícius com a presença de 23 alunos de enfermagem do P2 da faculdade escola de ensino superior do agreste paraibano EESAP, a qual teve início às 19:20 e finalizou as 20:40 horas, sendo apresentado o tema tipagem sanguínea.

2. DESENVOLVIMENTO

Foi observado os tipos sanguíneos e os fator RH, o tipo sanguíneo foram descoberto por um médico Karl Landsteiner , ele descobriu que ao misturar amostra de sangue as hermacias se aglutinavam. Começou a  chamar as substâncias  das hemácias de aglutinogênio e as substâncias dos plasma de aglutininas. logo se uma pessoa do tipo sanguíneo A, apresenta aglutinina anti-B no plasma, ela não pode receber sangue tipo B e nem AB. O mesmo acontece com o que tem tipo B, que apresenta aglutinina anti-a no plasma não pode receber sangue do tipo A e nem AB. O que apresenta o tipo sanguíneo AB não possui aglutinina no plasma sendo assim pode receber qualquer sangue onde são chamados de receptor universal. O que apresenta o tipo O e possui os dois tipos de aglutinina no plasma só podem receber do tipo O . Essas pessoas podem doar sangue para qualquer indivíduo, pois não apresentam aglutinogênios A e B pois são chamados de doadores universais. A baixo irá um quarto ilustrado:

Grupo sanguíneo

Aglutinogênio

( Hemácias)

 Aglutinina

( Plasma)

        A

       A

 Anti-B

        B

       B

 Anti-A

        AB

       AB

 --------

        O

     ------

Anti-A e Anti-B

Após a explicação foi realizado a prática onde foram distribuídas às lancetas, 2 lâminas e algodão para cada os alunos. Primeiro foi feito a assepsia do dedo logo em seguida foi perfurado com uma lanceta, colocando na lâmina de vidro 3 gotas de sangue em sequência foram adicionadas as gotas de soro ( anti-A, anti-B e anti-D) com a outra lamina foi realizado a mistura do soro com a gota de sangue, após instante foram observados a presença ou ausência de aglutinação. Onde o resultado obtido do meu sangue foi O+ ( ouve a aglutinação apenas na gota com o soro anti-D). Para saber se a pessoa Rh + ou Rh- correr aglutinação das hemácias o sangue é tipo Rh +, se não ocorrer a pessoa é Rh.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (104.9 Kb)   docx (29.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com