TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Acontecimentos da Guerra Fria que Contribuíram Para a Construção da Hegemonia Norte-americana

Por:   •  25/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

TRANSFORMAÇÕES GLOBAIS E COMUNICAÇÃO

Loran da Silva Barrozo da Silva - 20181108040

[pic 1]

Rio de Janeiro

2022

Questão 1) Os acontecimentos da Guerra Fria que contribuíram para a construção da hegemonia norte-americana.

Os EUA começaram sua hegemonia saindo na frente primeiro na imposição, econômica-militar e com uma política midiática de exportação e fixação de sua cultura e modelo econômico para todo o mundo com a criação do Plano Marshall no aspecto político-econômico para ajuda na reconstrução da Europa e Japão, e com a criação da NATO para o político-militar construindo uma barreira, econômica e militar para frear a expansão soviética e de seu modelo econômico pela Europa, além de uma guerra de narrativas e exportação massiva da chamada “American way of life” o grande crescimento econômico dos EUA nos anos 50; E com investimentos pesados em tecnologia e veiculação dela, como na corrida espacial e a revolução dos semicondutores.

Questão 2) O papel do soft power e do novo fluxo de informações na construção da bipolaridade do mundo e porque isso contribuiu para a aceleração da Globalização.

O crescimento do poderio econômico-militar dos EUA e URSS tornava um confronto direto entre as duas potências ou demonstrações de poder bruto custosas e perigosas o que fazia a utilização de poder bruto, seja econômico ou militar não fossem suficientes para afirmação e aceitação dos valores americanos, com isso se começou a guerra de propaganda, exportação da cultura, valores políticos e sociais e até religiosos com intuito não só de levar seu estilo de vida a se tornar o principal como também de diminuir e até ridicularizar seu adversário. Com apoio dos EUA, o avanço da tecnologia diminuía cada vez mais as fronteiras entre os países do bloco capitalista, massificando seu estilo de vida, e gerando um intercâmbio de informações acelerando o processo globalização, primeiro nos países de seu bloco de influência.

Questão 3) Os fatores que contribuíram para a construção de uma indústria cultural tanto nos Estados Unidos quanto na URSS.

A necessidade de se afirmar sua cultura, modelo social e econômico tanto em seu território, tanto em aliados, além de afirmar sua posição antagônica a seu adversário.

Questão 4) Reflita sobre o papel que as imagens tiveram para a construção de uma opinião pública a respeito do capitalismo versus comunismo.

As imagens tiveram um papel primário na construção da opinião pública usando de elementos como o medo, na capacidade destrutiva do inimigo e que o mesmo deseja essa destruição, de antagonismo entre os lados como por exemplo, criando uma relação do capitalismo com a liberdade e do comunismo com dominação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (67.8 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com