TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE PRÁTICAS – MEMORIAL

Por:   •  16/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  7.274 Palavras (30 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 30

ANA LUÍZA DE CARVALHO – UC17100278

AKEMI YOSHINO GOMES – UC17100986

ELISA AYUMI DE QUEIROZ HIROSHIMA – UC17100281

ISABELLE GARCIA MORELLO – UC17101201

JOÃO VITOR GONÇALVES DE OLIVEIRA MEDINA - UC16100893

LUÍS ANDRÉ RIBEIRO RODRIGUES – UC17101120

PROJETO DE PRÁTICAS – MEMORIAL

A Transfobia e o Preconceito

Projeto de Práticas apresentado ao curso de graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da Universidade Católica de Brasília.

Brasília

2017

SUMÁRIO

I.        INTRODUÇÃO        3

II.        DESENVOLVIMENTO        7

LINGUAGEM AUDIOVISUAL        7

GESTÃO DE MÍDIA        8

FUNDAMENTOS DE MARKETING        14

TEORIAS DA COMUNICAÇÃO        16

III.        CONCLUSÃO        25

IV.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        26

  1. INTRODUÇÃO

        O projeto de práticas é uma forma de unificar todas as matérias de um determinado semestre, com o objetivo de agregar todo o ensino administrado no decorrer do semestre. Nesta edição, o Projeto de Práticas teve com o seu principal tema o preconceito, com a possibilidade de abordar diversos universos dessa ação tanto presente na nossa sociedade.

Dessa forma, foram produzidos diversos subprodutos propostos pelas matérias do curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, que tinham como intuito aprofundar o olhar sobre o tema na área em questão. Além disso, o grupo decidiu focar em um tema principal, mas que está dentro da proposta inicial do projeto, que é a transfobia. Cujo qual não possui atenção merecida nas mídias do território brasileiro, um preconceito que ganha força a cada dia e aumenta a taxa de mortalidade das pessoas dentro da comunidade LGBTQI+, minoria que sofre bastante no Brasil.

O objetivo é retratar a realidade e deixar os espectadores do projeto cientes deste problema, que apresenta o Brasil como o primeiro colocado no ranking mundial do país que mais mata pessoas transgêneras. A compreensão e o conhecimento da vida dessas pessoas são essenciais para gerar reflexão e apresentar uma empatia no público.

BRIEFING

DADOS GERAIS

        Cliente: Curso de Comunicação Social da Universidade Católica de Brasília.

        Período: 09 a 14 de Junho de 2018.

        Produto: peça publicitária audiovisual fictícia de 10 minutos, estilo vlog, cujo qual terá relatos de um indivíduo que sofreu preconceito por ser transexual, durante sua trajetória escolar. O vídeo será dividido em duas partes de 5 minutos cada, com escolhas positivas e negativas que poderão levar a desfechos distintos. No final do vídeo, serão mostrados dados de casos reais envolvendo transfobia.

        As redes sociais foram escolhidas para veicular o vídeo e suas ramificações (peças). Entre seus pontos fortes está a capacidade de gerar a reflexão de assuntos nunca antes pensados no espectador. Apesar do conteúdo de caráter forte e não ser indicado para pessoas de todas as idades.

        O produto foi baseado em jogos de RPG (sigla em inglês para Role-Playing Game, em português "jogo de interpretação de personagens", um tipo de jogo no qual os jogadores desempenham o papel de um personagem no cenário fictício). Foram usadas como inspiração para o vídeo, peças audiovisuais e jogos que falam sobre transtornos mentais, mostrando jovens lidando com situações complicadas. Como a série 13 Reasons Why, original da Netflix; a série My Mad Fat Diary, distribuída pela emissora britânica E4; e o jogo eletrônico Life is Strange, desenvolvido pelo estúdio francês Dontnod Entertainment e publicado pela Square Enix.

POSICIONAMENTO DE MERCADO

        Situação de mercado: a plataforma de vídeos YouTube atingiu a marca de 98 milhões de usuários mensais no Brasil, com um adicional de 35 milhões nos últimos dois anos (YouTube Insights 2017). Nela, há milhares de vídeos com uma vasta variedade de conteúdos, principalmente relatos de pessoas que vivenciaram algo importante e querem compartilhar ou mostrar o seu cotidiano (o estilo vlog). Porém poucas histórias são divulgadas de pessoas que sofreram algum tipo de preconceito, ainda mais casos de transfobia, que só ganharam visibilidade recentemente decorrente das abordagens em novelas e propagandas. As mortes em causas da transfobia no Brasil começaram a ser registradas em 2008, desde então os números ficam cada vez mais alarmantes.

        Previsão de Crescimento: com o lançamento do vídeo no dia 11 de junho, há a expectativa de atingir 1000 visualizações no período de um mês. O objetivo é mostrar a realidade que muitos desconhecem, e encorajar outras pessoas a fazerem a escolha certa na hora de apoiar a possível vítima desses ataques.

CONCORRÊNCIA

        O produto se diferencia do restante por apresentar uma abordagem diferente na hora de expor o tema, incluindo o público como uma terceira pessoa do contexto apresentado na peça.

        Direta: canais que abordam o mesmo tipo de assunto, tanto a transfobia quanto o tema transexualidade. E a parte da comunidade LGBT no Youtube que também produz conteúdo informativo e sobre conscientização.

        Indireta: propagandas informativas de conscientização podem vir a ter um público-alvo comum. Também, vídeos que praticam discursos de ódio contra transexuais, apesar de vir de forma pejorativa, seguem a mesma linha por abordarem a mesma pauta.

TARGET/PÚBLICO-ALVO

        Jovens de 16 a 28 anos que se interessam pela causa ou procuram auxílio; ativistas ou participantes da comunidade LGBTQI+. O intuito é ser uma causa para provocar um efeito, que seria a propagação dos jovens para seus conhecidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.3 Kb)   pdf (1.7 Mb)   docx (1.8 Mb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com