TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial Profuncionario Pr

Pesquisas Acadêmicas: Memorial Profuncionario Pr. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  4.874 Palavras (20 Páginas)  •  3.214 Visualizações

Página 1 de 20

COLÉGIO ESTADUAL DE PATO BRANCO - PREMEN

PROFUNCIONÁRIO 2014

CURSO: Técnico em Nível Médio em Infraestrutura Escolar.

PROFª: Pedagoga; Lourde Salete Chioquetta.

MÓDULO 01 – FUNCIONÁRIOS DE ESCOLA: cidadãos, educadores, profissionais e gestores.

ALUNO: Luciano Catafesta.

PPS (Pratica Pedagógica Supervisionada)

Introdução:

Dado o inicio do curso Profuncionário realizado no Colégio estadual de Pato Branco, onde nesse primeiro módulo, aborda temas do dia a dia da profissão do funcionário publico através de pesquisas e questões, estas respondidas e comentadas, dedicado a construção da identidade do funcionário e o funcionamento da educação básica.

Unidade 1 – Funcionários das escolas públicas: quem somos nós?

1.Em seu município, você conhece pessoas que se submeteram ao exame de submissão?Entreviste-as, para sentir um pouco as dificuldades que elas enfrentaram e perceber como a educação brasileira mudou em quarenta anos. Pag17.

R= Poucas pessoas fizeram o exame. Segundo pedagogos o exame era como um vestibular para a para nova fase de estudo. Foi introduzida pela primeira LDB do brasil, Lei 4.024, de 1961. tais exames se tornaram obrigatórios em todo território nacional até o ano de 1971, marcando um período de restrição ao curso colegial onde tinham as opções de: cientifico, clássico, normal, o industrial e o agrícola.

2. Seu Município, já existiu Escola Normal ou curso de habilitação para o magistério?Ainda existe alternativa de formação de professores e nível médio?Entreviste uma professora em nível médio ,que depois tenha feito curso superior, e pergunte a importância de cada fase de formação para sua atuação como docente. Pág 18.

R= Entrevista feita com a Pedagoga, Maria Carmelita.

Não teve escola normal e também não teve para magistério. O magistério e um curso técnico, que habilita para a atuação a em series iniciais, o curso superior pedagogia e de elevado importância para o aperfeiçoamento do profissional.

Unidade 2 - O que é educação? Desenvolvimento pessoal, socialização, comunicação e formação.

1.Você conhece, em seu município o em outro lugar, alguma escola que funcione em tempo integral?Você já ouviu falar dos CIEP´s do Rio de Janeiro? Ou dos CAIC´s do tempo do ex-presidente Itamar Franco? Você sabe oque significa esta sigla? No ano passado sua escola cumpriu com exatidão os duzentos dias letivos, com quatro horas de atividades diárias? Pág 28.

R= Sim, em Mariópolis temos a APAE, e em Clevelândia o Colégio Agrícola.

Os Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs), foram um projeto educacional de autoria do antropólogo Darcy Ribeirro que, pessoalmente, o considerava "uma revolução na educação pública do País".1Implantado inicialmente no estado do Rio de Janeiro, no Brasil, ao longo dos dois governos de Leonel Brizola (1983-1987 e 1991-1994), tinha como objetivo oferecer ensino público de qualidade, em período integral, aos alunos da rede estadual. O horário das aulas estendia-se das 8 às 17 horas, oferecendo, além do currículo regular, atividades culturais, estudos dirigidos e educação física. Os CIEPs forneciam refeições completas a seus alunos, além de atendimento médico e odontológico. O projeto objetivava, adicionalmente, tirar crianças carentes das ruas, oferecendo-lhes os chamados "pais sociais", funcionários públicos que, residentes nos CIEPs, cuidavam de crianças também ali residentes. Os governos que sucederam aos de Brizola não deram continuidade administrativa ao projeto, desvirtuando-lhe a sua principal característica: o ensino integral. Desse modo, as unidades construídas e operacionais tornaram-se escolas comuns, com o ensino em turnos. As demais parcialmente concluídas, foram simplesmente abandonadas.

Unidade 3 - A escola pública como espaço da educação de qualidade: Constituição e LDB.

1. Quem são membros do conselho escolar(CE) de sua escola? Em que dia ele se reúne ordinariamente? Você conhece alguma ação que foi decidida por ele? O PPE tem sido avaliado pelo CE?Você já trabalhou ou estudou em outra escola? Como o conselho trabalhava Escolar funcionava la? Pág 36.

R= Os membros do Conselho Escolar são:

Presidente: Marilene Debona,Equipe pedagógica: Maria Carmelita e Ines Chiarrani,

Professores: Gloria Regina e Marcia Viancelli, Funcionários: Sueli Vaz e Analice D'Ítoz, (Agentes I), Neusa Tartas e Marines Campara (Agente II). Pais: Arivone Dall'Sant e Maria Cristina Perreira. Movimentos sociais da Comunidade: Irene Marcarini e Ademir Basso.

Reúnem se no inicio de cada mês para decisões da distribuições de cotas do fundo rotativo. Em reuniões extraordinárias para decidir sobre assuntos urgentes.

2.Você acha que os funcionários deveriam todos se profissionalizar? Por que? E os outros trabalhadores? Qual a diferença entre escolarização e profissionalização? Entreviste alguem para ajudar a responder a pergunta. Pág 36

R= Entrevista com a pedagoga Maria Carmelita.

Sim, porque a profissionalização é benéfica as pessoas, fazendo que o trabalho realizado seja de melhor qualidade. Todos deveriam de se profissionalizar, e se especializar na área de atuação. A escolarização seria s series normais de formação da básica a media.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.3 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com