TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Para o núcleo de comunicação

Tese: Para o núcleo de comunicação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  Tese  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 2

Para o Núcleo de comunicação - NCE/USP (, a educamunicação define-se como um conjunto de ações destinadas a integrar as praticas educativas o estudo sistemático dos sistemas de comunicação,[...] criar e fortalecer ecossistemas comunicativos abertos, dialógicos e criativos em espaços educaticos quebrando a hierarquia na distribuição do saber, justamente pelo reconhecimento de que todas as pessoas envolvidas no fluxo de informação são produtoras de cultura e melhorar o coeficiente expressivo e comunicativo das ações educativas." como o uso de recursos de counicação (vídeo, podcast, internet) no processo de aprendizagem

parte-se do pressuposto de que se aprende não so nas instituições por meio de uma educação formal, mas também por intermédio dos meios de comunicação, na vivência cotidiana, nos relacionamentos sociais, nas práticas comunicativas no ambito da comunicação comunitária, nas oficinas, é nesse âmbito que a educomunicação acontece. (O retorno da comunidade:(os novos caminhos do social)/ org. Raquel Paiva, RJ: Mauad X, 2007.

objetivos principais:

promover o acesso democrático dos jovens a produção e difusão de informações, identificar como o mundo é editado nos meios, facilitar o processo ensino-aprendizado através do uso criativos dos meios de comunicaçaõ, promover a expressão comunicativa dos membros da comunidade educativa

politica de educomunicação, ativa e reflexiva abrindo um espaço de construção de uma nova cidadania, por meio do diálogo e da participação.

estratégias de comunicação com finalidade educacional e de tomada de decisão, envolvendo a prodição e distribuição de materias educacionais, campanhas de educação construídas pelos alunos aportados em sua realidade.

A Educomunicação busca ressignificar os movimentos comunicativos inspirados na linguagem do mercado da produção de bens culturais, mas que vão se resolver no âmbito da educação como uma das formas de reprodução de organização de poder da comunidade, como um ligar de cidadania, aquele índice do qual emergem noas esteticidades e eticidades (modos de perceber e estar no mundo. (p.15)

proporciona experiencias caracterizadoras de ações educomuinicativas peculiares em espaços publicos ressignificados e produzem articulações comunicativas soingulares; movimentos de inclusão visibilidade no contemporaneo. (p 15) Schaun, angela. Educomunicação:reflexões e proncípios, rJ: Mauad, 2002, 128p.

Com a educomunicação estudamos e trabalhamos em cima de nossas atitudes, em nossos comportamentos, em nossos valores, e nossas decisões considerando as relações com o mundo e com os fatores sociais, políticos, culturais e econômicos. Nesse sentido, o desafio é como inserir na escola e na educação, conteúdos comunicativos que contemplem experiências culturais heterogêneas, através das novas tecnologias da informação e da comunicação.

Everaldo Costa Santana; Cleyton Douglas de Apolônio Vital. [http://www.ufpe.br/nehte/simposio/anais/Anais-Hipertexto-2010/Everaldo-Costa&Cleyton-Douglas-Vital.pdf A educomunicação na produção de conteúdos audiovisuais na formação de jovens] (PDF) (em português) Universidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com