TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Científica

Trabalho Universitário: Pesquisa Científica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  1.261 Palavras (6 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 6

2- DESENVOLVIMENTO

Pode-se definir como pesquisa cientifica toda e qualquer investigação minuciosa que tem por finalidade buscar novos conhecimentos, para isso não é viável fazer uma pesquisa sobre algo que ja foi comprovado, é necessário produzir novos conhecimentos.

Através da pesquisa cientifica e pelos dados recolhidos os pesquisadores podem prever os fenômenos que venham a acontecer.

Como diz Lino Rampazzo:

“A abordagem que a ciência faz da realidade permite a previsibilidade dos fenômenos [...] ”. (Pag. 21.2005).

Estes levantamentos de feitos variam de um pesquisador para o outro, isso ocorre devido a forma pela qual cada um deles recebe qualquer tipo de informação, seja em uma sala de aula, experiência de vida e tudo aquilo que contribui para o crescimento e desenvolvimento pessoal.

“ Toda pesquisa deve basear-se em uma teoria, que serve como ponto de partida para a investigação bem sucedida de um problema. A teoria, sendo instrumento de ciência, é utilizada para conceituar os tipos de dados a serem analisados .” (Marconi e Lakatos ; Pag. 17,2006).

A ciência propriamente dita é a que conhecemos sobre determinado assunto, já o método cientifico é o caminho empregado pelos cientistas para adquirir esses conhecimentos. O processo da pesquisa em administração busca sempre descrever as reais ações e interações administrativas de um modo verdadeiro, onde adquirir conhecimento não é apenas saber sobre um objeto, mas ter a capacidade de utilizá-lo, extraindo todos os recursos que ele pode oferecer para a sociedade. A pratica da pesquisa deve ser essencial para a formação dos acadêmicos ate mesmo no lado político, pois as pesquisas não aceitam os fatos fornecidos, a pratica da pesquisa exige constante mudança de conceitos.

“ a alma da vida acadêmica é constituída pela pesquisa com princípio científico e educativo, ou seja, como estratégia de geração de conhecimento e de promoção da cidadania.” (Demo,1997; Pag. 127).

A pesquisa pode ser classificada em três tipos:

- Pesquisa Exploratória: busca proporcionar maiores informações sobre algum assunto, definindo objetivos e formulando hipóteses;

- Pesquisa Descritiva: são observados, registrados e analisados todos os fatos sem a interferência do pesquisador. Um exemplo dessa pesquisa é as desenvolvidas nas Ciências Humanas e Sociais;

- Pesquisa Explicativa: é a mais complexa, pois além de registrar e analisar, procura sempre identificar seus fatores, suas causas. É a pesquisa caracterizada pela manipulação das opções.

“ [...] pesquisa significa diálogo crítico e criativo com a realidade, culminando na elaboração própria e na capacidade de intervenção. Em tese, pesquisa é a atitude do ‘apreender a apreender’, e , como tal, faz parte de todo processo educativo e emancipatório (Demo, 1993;Pag. 80).

Pesquisa significa muito mais que achar a verdade, é principalmente descobrir respostas para perguntas ou soluções para os problemas levantados. As pesquisas devem ajudar um pesquisador a formar uma consciência crítica cientifica.

Para melhor entender isto, pode-se representar uma pessoa que começa seus estudos e pesquisas para determinado fim,este primeiro designa o que deve-se a ser pesquisado e após isto faz o estudo crítico sobre as ideias de outros autores que encontrou em suas pesquisas e estudos.Após isto surgirão novas ideias e novos conceitos sobre aquilo estudado,fazendo com que este pesquisador tenha seu próprio âmbito sobre qual assunto tendo seu lado crítico reforçado e muito mais eficaz a humanidade.

Um estudo científico não é copia, este sim tem a de levantar novas ideias e não de simplesmente entrar em vigor com as ideias já apresentadas,cada um com o qual já viveu e com suas experiências,faz com que as lembranças guardadas em suas memórias,trazem a esta pesquisa novas ideias e o crescimento e valorização da pesquisa.

Os pensamentos de cada ser humano ocorrem controvérsias o que valoriza ainda mais a pesquisa, pelo qual cada um pense de um jeito a pesquisa fica cada vez mais rica e completa, trazendo novas soluções e inovações naquilo que está sendo pesquisado.

A pesquisa gera conhecimento, e este gera a eficácia do ser humano, tão quanto colabora para que sua visão seja mais ampla e inovadora,te tal ponto que sua integridade seja maior e seus conhecimentos tragam a ele um senso crítico respeitável e volátil.

UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DO PARANÁ – UESPAR.

FACULDADE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA – FACITEC.

TRABALHO DE METODOLOGIA CIENTÌFICA.

PALOTINA / 2013.

UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DO PARANÁ – UESPAR.

FACULDADE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA – FACITEC.

FINALIDADE DA PESQUISA CIENTÍFICA.

ALINE SUELEM DOMICIANO

DJEINE SAMARA RORATO DOMICIANO

GIOVANE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com