TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Da Edução

Exames: Psicologia Da Edução. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  1.650 Palavras (7 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Historia-licenciatura

TITULO

Psicologia da Educação e Fundamentos Filosóficos da Educação

Desafio Profissional das disciplinas: Psicologia da Educação e Fundamentos Filosóficos da Educação, do curso de Historia-licenciatura da Universidade Anhanguera – UNIDERP. Apresentado como requisito parcial de avaliação sob a orientação da tutora: Camila Andriotti

Polo Bauru – Centro Norte

Avenida Moussa Nakhi Tobias 3-33

Parque São Geraldo Bauru/Sp

INTRODUÇÃO

A importância da Psicologia no processo educacional é tão evidente quanto polêmica. Não é sem razão que, em dado momento histórico, apenas esta ou aquela abordagem, de acordo com o prestígio alcançado, constitui preferência – às vezes verdadeiro modismo entre os educadores e/ou órgãos oficiais que patrocinam o modelo de educação a ser adotado. O fato é que a formulação de cada abordagem, quer pela concepção de homem que contém, quer pelos pressupostos teóricos adotados ou pelos seus desdobramentos práticos, necessariamente implica uma estrutura de política educacional, um conjunto de objetivos específicos na formação acadêmica e um projeto sociocultural típico. As abordagens psicológicas, nessa perspectiva, são muitas, mas nem todas com repercussão significativa no contexto educacional.

Fundamentos Filosóficos da Educação. Abordagem da educação como prática

Fundamental da existência histórico-cultural dos homens. Ideias pedagógicas e seus

Principais representantes envolvendo a educação desde a antiguidade, idade média,

Moderna e contemporânea. Globalização e educação: crise dos paradigmas e a

Formação do educador no contexto da contemporaneidade.

DESENVOLVIMENTO

Esta área de conhecimento da psicologia estuda o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos: físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social – desde o nascimento até a idade adulta.

Sabemos que filosofia é um processo de busca de conhecimento; um processo pelo qual se reflete a realidade. Tendo isso presente fica quase evidenciada a resposta: o ser humano é quem faz filosofia.

Passo 01

Mapeamento do perfil da turma

Escola Athena

Número de alunos da sala: 25

Números de meninos e meninas: 15 meninas e 10 meninos

Ano ou série (faixa etária dos alunos): 9º ano entre, 13 e 14 anos

Descrição do perfil da turma: O grupo é bem heterogêneo, pois tem 2 casos de inclusão. Entretanto somente dois dos seis casos possuem diagnóstico e têm atendimento especializado , as duas crianças são atendidas pela psicopedagoga, que vem na escola prestar atendimento uma vez por semana.

A turma é bem articulada nas matérias porem alguns com mais facilidade de aprender e outros com um pouco mais de dificuldade.

Passo 02

Uns dos alunos apresentam TDAH e Síndrome de Dowm.

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida.

Crianças com síndrome de Dowm precisam ser estimuladas desde o nascimento, para que sejam capazes de vencer as limitações que essa doença genética lhes impõe. Como têm necessidades específicas de saúde e aprendizagem, exigem assistência profissional multidisciplinar e atenção permanente dos pais. O objetivo deve ser sempre habilitá-las para o convívio e a participação social.

Mapeamento dos principais problemas comportamento individual.

Ética aplicada é uma questão inteiramente contemporânea. O ethical turn representa, pois, uma transformação na filosofia contemporânea. Essa mudança introduz uma preocupação com os interesses e necessidades concretas de uma sociedade em transformação. Assim, além da fundamentação, surge, por conseguinte, a necessidade de normatizar as práticas nas suas situações específicas. Nesse contexto, aparecem diversos âmbitos de aplicação, envolvendo profissionais de diferentes áreas. Cada esfera da vida prática se vincula a uma ética aplicada. Daí, então, a expressão ética aplicada. Da mesma forma como se fala em distintas situações específicas, utiliza-se o plural para designar o conjunto das diferentes áreas.

Algumas normas contribuem para o processo de disciplina dos alunos.

O regime disciplinar aplicado ao corpo discente, tem como finalidade, prevenir o erro e educá-los, ajudando-os a corrigir suas faltas, respeitando os direitos e sentimentos dos outros na construção da autodisciplina, da responsabilidade e da autonomia maior, serão eles:

- Advertência oral, sem nenhuma punição, mas que se limita a fazer compreender ao aluno faltoso que ele rompeu o elo de solidariedade com o grupo, fazendo-o reconhecer a gravidade da falta cometida;

- Advertência escrita, sem comunicação aos pais, deixando ao aluno a possibilidade de assumir sua mudança de postura;

- Comunicação aos pais através da agenda;

- Solicitação da presença dos pais na escola.

Sanção retributiva: o aluno deverá restituir pagar ou substituir o objeto por ele danificado e indenizar a Escola quando causar danos materiais.

São consideradas faltas que merecerão tratamento rigoroso:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com