TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Publicidade positiva

Por:   •  3/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.079 Palavras (5 Páginas)  •  1.193 Visualizações

Página 1 de 5

PUC MINAS - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Rayanne Marques

Publicidade positiva

Belo Horizonte

2016

Há duas formas distintas de se fazer publicidade e fazer com que seu potencial consumidor adquira um produto ou torne-se adepto a uma marca ou ideologia, através da publicidade positiva ou da publicidade negativa.

A publicidade positiva trata-se de uma publicidade que mostra ao seu consumidor os benefícios dele adquirir determinado produto, serviço ou fidelizar-se a uma determinada marca. Já publicidade negativa consiste em mostrar os pontos negativos de não mudar um determinado comportamento e ataques, mostrando os pontos negativos de uma empresa concorrente.

É um pensamento equivocado acreditar que somente a publicidade positiva vai levar um individuo a consumir algo e a publicidade negativa vai servir para repelir seu cliente, cada tipo de publicidade pode persuadir o consumidor se usados da maneira certa e no momento certo. Uma publicidade negativa, por exemplo, que ataca seus concorrentes mostrando os pontos fracos e contrapondo com as vantagens de seu produto ou serviço será de grande eficácia de persuasão. Já uma publicidade extremamente otimista e que mostre benefícios fora do real terá uma repulsão do seu potencial consumidor por achar que o que está sendo anunciado não condiz com a realidade.

É preciso cuidado quando sua publicidade consiste só em falar mal do concorrente, pois pode levar seu consumidor a pensar que a real razão disso é porque sua marca não tem nada de positivo a oferecer.

Um exemplo clássico de propagandas negativas e de pouca eficiência são as campanhas anti-fumo que vem no verso dos maços de cigarro.[pic 1]

As propagandas de cigarro nos mostram as consequências de fumar, mas não nos apresenta qual atitude a ser tomada nem os pontos positivos de não fumar e a presença de imagens tão impactantes que deveriam no primeiro momento repelir o consumidor do cigarro, não tem tal efeito, pois tais cenas impactantes que explicitam a miséria humana são veiculadas na mídia o tempo todo e isso causa certa “anestesia” nos indivíduos, fazendo com que eles não se choquem mais ao ver imagens do tipo.

“A maior parte das pesquisas sobre o assunto indica que essas mensagens negativas são mais eficazes quando o anunciante usa apenas uma ameaça moderada e quando o anúncio apresenta uma solução para o problema. Do contrário, os consumidores ignorarão o anúncio porque não podem fazer nada para solucionar a ameaça.” (SOLOMON, 2002, p.333).

[pic 2]

Outro exemplo de publicidade negativa é quando uma empresa ataca a outra como nessa propaganda da Oi em que ela fala de uma suposta operadora concorrente que está enfrentando problemas com a implementação de uma nova tecnologia, porém no final do anúncio ele deixa explicito de uma forma bem sutil que a operadora trata-se da Claro. Podemos ver que em momento nenhum a Oi apresenta pontos positivos de seus serviços, sua publicidade consiste basicamente em difamar outra operadora, mas de maneira bem sútil uma vez que a prática de atacar empresas concorrentes nos anúncios é proibida por lei no Brasil.

Um exemplo de publicidade positiva é esta propaganda de manteiga da Becel que traz uma descrição da composição de seu produto e associa aos benefícios que o consumo do mesmo pode trazer para a saúde de seus clientes.

[pic 3]

Não podemos resumir a publicidade somente se o anúncio traz ideias positivas ou negativas, não se vendem mais somente produtos, mas sim uma marca e sua imagem está associada as ações da para com o meio no qual a empresa está inserida. O consumidor se tornou mais exigente, não basta mais ter um produto de qualidade é necessário que as empresas se preocupem com sustentabilidade, tenham algum projeto social, não reproduzas discursos de preconceito e intolerância e são esses diferenciais que vão fazer com que um consumidor condizendo com seus valores morais opte por uma determinada marca e não sua concorrente.

Por que com um consumidor atual tão exigente ainda existem tantas propaganda machistas com a objetificação da mulher, como no caso das propagandas de cerveja? O efeito de uma propaganda nos indivíduos varia de acordo com a proximidade dos valores morais que a empresa transmite e os valores morais de seu consumidor. Por exemplo, uma pessoa que é contra os maus tratos aos animais provavelmente não consumira um produto conscientemente de uma empresa que não incentiva o uso de couro sintético. Porém propagandas como as de cerveja ainda existem, pois ela tem que comunicar com consumidores com preconceitos, colocando nas propagandas a essência dos pensamentos dessa grande massa, mas uma parcela da sociedade mais crítica já não aceita esse tipo de publicidade que fere com os direitos humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (301.7 Kb)   docx (876.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com