TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REFLETINDO SOBRE A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO ENFERMEIRO NO CONTEXTO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

Por:   •  8/10/2015  •  Resenha  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 2

REFLETINDO SOBRE A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO ENFERMEIRO NO CONTEXTO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

O artigo fala da divisão do trabalho que é um dos princípios do capitalismo. O processo de trabalho em saúde tem características comuns a outros processos da indústria, com a diferença que esse serviço exige uma relação mais intensa, sendo eficaz e decisivo no trabalho.

O processo de trabalho da enfermagem fragmentado traz desvantagens na qualidade de vida, nas condições de trabalho desses profissionais e na compensação salarial. A enfermagem vem sofrendo impacto com o ajuste macroestrutural da área da saúde, afetando a qualidade da assistência.

As práticas de avaliação de desempenho passaram a ser importantes para se analisar entre custo e beneficio. Segundo Chiavenato, a avaliação é um meio para se observar problemas de supervisão e gerência, adequação da pessoa ao cargo que exerce, consistindo em um poderoso meio de resolver problemas e melhorar a qualidade de vida dentro dos serviços.

O SUS constitui uma grande reforma da área, porém ainda existem muitos caminhos a serem percorridos no sistema público de saúde. As áreas de recursos humanos fazem referência direta à valorização do trabalhador em saúde e as relacionadas com organização do trabalho e desempenho.

O processo de avaliação do contexto do SUS torna-se cada vez mais complexo, pois precisa de uma politica de recursos humanos onde favoreça a melhora do desempenho profissional. O enfermeiro é o profissional que mais contribuem com propostas e estratégias para uma politica cada vez mais ampla e eficaz no SUS.

PERFIL DO ENFERMEIRO E NECESSIDADES DE DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIA PROFISSIONAL.

As organizações no geral e em especial as de saúde vivem uma crise econômica, onde se faz necessário uma gestão mais eficiente, que saiba trabalhar com a escassez de recursos, se realize uma articulação com diferentes grupos sociais, exigindo dos profissionais um constante desenvolvimento com potencial para resolução de problemas , exigindo do enfermeiro agilidade e decisões criativas e inovadoras.

Com as novas diretrizes institucionais, o serviço da educação continuada, e o investimento em recursos humanos para desenvolvimento de competências profissionais, determinaram transformações no trabalho dos enfermeiros, exigindo deles necessidades de uma nova capacitação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (39.9 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com