TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização do contexto: Sistemas de Informação Gerencial

Por:   •  7/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.593 Palavras (7 Páginas)  •  1.037 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

NOME DA UNIDADE DE ENSINO

ALUNO I - RA

ALUNO II - RA

ALUNO III – RA

ALUNO IV – RA

ALUNO V – RA

Produção Textual Interdisciplinar em Grupo

Disciplinas Integradoras:

HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE. ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE. EMPREENDEDORISMO. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

CIDADE / UF

2018


[pic 2]

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

NOME DA UNIDADE DE ENSINO

ALUNO I - RA

ALUNO II - RA

ALUNO III - RA

ALUNO IV - RA

ALUNO V – RA

Produção Textual Interdisciplinar em Grupo

Disciplinas Integradoras:

HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE. ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE. EMPREENDEDORISMO. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

m

Trabalho desenvolvido para o curso de Administração,disciplinas integradoras Homem, cultura e sociedade, Ética, política e sociedade, Empreendedorismo e Sistemas de informação, apresentado à Anhanguera Educacional como requisito para a avaliação do PTG do 1º semestre 2018, sob orientação da tutoraEADXXXX.

CIDADE / UF

2018

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO4

2. Desenvolvimento4

2.1 Organização do contexto: Sistemas de Informação Gerencial 5

2.2 Empreendedorismo 5

2.3 Ética e Relações Humanas 5

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS12

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS13

        

        


INTRODUÇÃO

O desenvolver do trabalho possibilitou aos acadêmicos mais autonomia profissional e experiências com vivências do cotidiano, pois é de extrema importância saber aplicar a teoria nas práticas profissionais.

Nesse ensaio acadêmico o grupo analisou a administração de materiais, que também é considerada um gerenciamento do estoque, ou seja, um tipo de ciência humana fundamentada em normas e funções elaboradas para disciplinar os elementos dessa cadeia de gerenciamento e produção.

O trabalho que segue consiste em analisar o caso “Ética em Gestão de Projetos” destacando seus desdobramentos no que diz respeito às discussões envolvendo a gestão de projetos, competências profissionais, relações entre empresas e aspectos éticos e humanos no trabalho.

Desta forma, o presente trabalho tem por objetivo, propor soluções no que se refere às questões éticas, processos operacionais e culturais que possam agregar valor, transformando o ambiente que hoje se mostra conflituoso para o gerente de projetos, eticamente falando, em uma situação mais confortável de trabalho.

2.1 - Organização do contexto: Sistemas de Informação Gerencial

(Prof. Eduardo Nogueira)

Destaca-se a importância da construção de um breve cenário referente ao contexto com base nas informações contidas no caso, todas referenciadas aos conceitos apresentados na disciplina de “Administração de Micro e Pequenas Empresas” e “Administração Mercadológica”.

As empresas envolvidas no contexto eram a Tecnosampa, a Steinadler; suas principais características seguem descritas abaixo.

A Empresa Tecnosampa teve resultado positivo nas negociações, assinou novos projetos de desenvolvimento de sistemas de informação, num faturamento em torno de R$ 4 milhões; fez parceria de cooperação tecnológica para o desenvolvimento de sistemas de informação entre a Steinadler brasileira e a empresa Tecnosampa, iniciada em 2009.

A Empresa Steinadler era de contextos alemães, sua área de TI era fortemente subordinada à matriz alemã, onde todos os projetos precisavam estar minuciosamente especificados para que a verba de execução fosse liberada. A Empresa tinha conflito interno e a Empresa forjava evidências e artefatos irreais que registrariam o andamento de determinados projetos de software, onde projetos diferentes eram executados.

Para uma melhor compreensão dos personagens envolvidos segue um organograma da Tecnosampa:

[pic 3]

O protagonista era Silvio, líder adequado e disponível no quadro de colaboradores, graduado em engenharia em uma universidade de primeira linha do País, com especializações e certificação em gestão de projetos.

Sua área de atuação sempre foi desenvolvimento de sistemas de informação; programador, analista de sistemas, coordenador e, posteriormente, gerente na Tecnosampa.

Além da formação técnica, Silvio tinha conhecimentos básicos no idioma alemão, e por isso foi bem-sucedido em conduzir diálogos informais com a diretoria da Steinadler, assegurando carisma e afinidade com a alta direção do cliente.

Os pontos fracos deste protagonista referem-se ao fato dele se submeter a exigências inadequadas dos superiores e muitas vezes aceitando estratégias errôneas adotadas em seus projetos para ter maior vantagem competitiva, porém de forma irregular.

As duas empresas iniciaram um relacionamento profissional para complementarem suas relações comerciais, ainda mais que uma estava tendo vantagens na outra.

Os principais desafios da Tecnosampa e seus gestores referiram-se a execução e elaboração de projetos, pois os mesmos eram executados de forma ilegal.

2.2 - Empreendedorismo

(Prof. Indiara Beltrame Brancher)

A área comercial da empresa Tecnosampa teve um resultado positivo nas negociações comerciais com a empresa alemã Steinadler, nesse cenário corporativo, Silvio Becker, o gerente de projetos da empresa Tecnosampa, responsável pela liderança da execução dos projetos da Steinadler procurava executar os projetos da Steinadler corretamente.

Pontua-se que na prestação de serviços para esse cliente, uma angústia pessoal estava presente, pois se sentia obrigado a executar atividades com as quais não concordava, pois acreditava que não eram eticamente corretas.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (204.7 Kb)   docx (887.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com