TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO – MESA REDONDA COM PARTICIPAÇÃO DA REDE FEMININA

Por:   •  2/7/2019  •  Relatório de pesquisa  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 2

RELATÓRIO – MESA REDONDA COM PARTICIPAÇÃO DA REDE FEMININA

(VOLTADA À MODA INCLUSIVA)

A RFCC (Rede Feminina de Combate ao Câncer) Blumenau é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, cujo objetivo é prevenir o câncer de colo de útero, realizar diagnóstico precoce do câncer de mama e apoiar pacientes mastectomizadas. A história da Rede Feminina de Blumenau teve início em 24 de setembro de 1973 e desde então vem contando, ao longo dos anos, com o trabalho dedicado de inúmeras voluntárias que assumem um compromisso pela vida na busca incessante pela saúde e valorização da mulher. Nesta trajetória marcada por muitas dificuldades, mas também muitas conquistas, a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau, orgulha-se de contar hoje com mais de 260 mil atendimentos e 87 mil pacientes cadastradas que encontraram na Rede a compreensão, a ajuda e a esperança. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, a RFCC Blumenau correspondeu, em 2016, a 25% das coletas de exames preventivos de colo de útero no município.

O objetivo principal da mesa redonda está voltado à um projeto de moda inclusiva realizado na turma do primeiro semestre de Design de Moda. Onde estava aberta para dúvidas e perguntas relacionadas às dificuldades e superações ao enfrentar o câncer de mama.

As convidadas para a mesa redonda foram quatro mulheres, três que frequentam a Rede todos os dias, acompanhando e cuidando das pacientes. Já a quarta convidada, foi vencedora do câncer de mama a um ano atrás. Os nossos olhos estava voltados para ela em especial, visto que o nome do projeto ao qual estávamos estudando é moda inclusiva. MODA: conjunto de opiniões, gostos, assim como modos de agir, viver e sentir coletivos. INCLUSIVA: Referente a inclusão. Incluir-se, ser incluído, estar incluso, dentro, participativo. Os significados explicam, incluir algo ou alguém dentro de um conjunto de opiniões ou gostos.

A conversa começa com cada uma falando de si e do seu papel na Rede, depois partimos para um breve depoimento da paciente, que relatou cada parte da sua luta, desde o descobrimento à cura.

No decorrer da conversa, a paciente comenta como foi difícil sua recuperação pós operatório, depois de ter a mama retirada, ou mastectomizada, como costumam chamar. Depois de ser operada a paciente não deve se mexer por alguns dias, ela deve ficar imóvel na cama, por ser uma cirurgia muito dolorida e interver nos movimentos do braço.

Depois do seu depoimento algumas perguntas surgiram, uma delas era sobre suas vestimentas no processo de recuperação. Perguntamos como era para ela se vestir, para não sentir dor no início, e também depois com a retirada da mama. Ela afirma que foi muito difícil, por ser uma mulher vaidosa e gostar de se vestir bem, ela não tinha muitas opções de vestimentas que se enquadrassem na sua situação atual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (60.6 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com