TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da informação

Por:   •  1/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.040 Palavras (5 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 5

Teoria da informação.

        Os estudos que originaram a teoria da informação se iniciaram no final da década de 40, por Claude Elwood Shannon, matemático e engenheiro que ficou conhecido como “pai da teoria da informação”, e a teoria da informação veio a surgir com a publicação do artigo ""The Mathematical Theory of Communication"" por Claude E. Shannon no Bell System Technical Journal em 1948. (“A Mathematical Theory of Communication”, Bell System Technical Journal, Vol. 27, julho e outubro de 1948, pp. 379-423 e 623-656, que um ano mais tarde, foi enriquecida por Warren Weaver , sob o título de “The Mathematical Theory of Communication”, publicada pela Universidade de Illinois ).

A teoria da informação, também conhecida como teoria matemática da comunicação, foi criada com a finalidade de eliminar os eventuais problemas de transmissão de mensagens entre dois pontos. A teoria tem como base a quantidade de informação existente em um processo de comunicação, e busca aumentar o rendimento informativo da mensagem por meio da redundância ou pela escolha de códigos que sejam claros e eficientes, seus estudos buscam, além do rendimento informativo, melhorar a velocidade da transmissão e diminuir a ocorrência de ruídos no processo de transmissão de informação.  

  • Código: sistema organizador de sinais (língua portuguesa, liguagem visual, partitura musical)
  • Redundância: recurso de repetição que neutraliza o ruído, evitando ambiguidade e garantindo a efetiva transmissão da mensagem.

A teoria matemática da comunicação é, essencialmente, uma teoria sobre a transmissão das mensagens, e Shannon e Weaver elaboraram o “sistema geral de comunicação”, delineando uma comunicação compreendida pelos seguintes componentes: onde existe uma fonte ou nascente da informação, a partir da qual é emitido um sinal, através de um aparelho transmissor (emissor ou codificador); esse sinal viaja através de um canal, ao longo do qual pode ser perturbado por um ruído. Quando sai do canal, o sinal é captado por um receptor (ou decodificador) que o converte em mensagem que, como tal, é compreendida pelo destinatário.

  • Fonte -> A fonte da informação a ser transmitida, ou seja, de onde vem a mensagem (autor, criador)
  • Mensagem -> É o conteúdo de comunicação, a informação, conteúdo a ser transmitido. (Extração do sentido da informação codificada, depende do repertório do destinatário).
  • Repertório: universo de referências de cada um; conhecimento; cultura.
  • Codificador ou emissor -> é quem transforma a mensagem em um código, formato possível de ser comunicado. (gráfica, estúdio)
  • Canal -> é o meio que será utilizado para a transmissão da mensagem (livros, revistas, rádio, TV, internet, etc).
  • Decodificador ou receptor -> é quem reconstrói a mensagem a partir dos sinais que foram recebidos. (olhos, aparelho de TV, rádio, computador, etc).
  • Destinação ou destinatário -> É para quem a mensagem é transmitida, destino final da comunicação (leitor, ouvinte, espectador).

[pic 1]

Shannon e Weaver tinham o objetivo de conseguir a máxima economia de tempo, energia e dinheiro no desenho dos códigos e canais de transmissão, por isso estudaram os problemas técnicos da transmissão; os problemas semânticos – se os significados são entendidos pelo destinatário da mesma forma que foram pretendidos pela fonte, e a influência – como a mensagem afeta o receptor. Contudo, o destaque da teoria da informação foi para as questões técnicas, sendo a primeira teoria a separar nitidamente a informação da significação.

A Teoria da Informação mostrou que cada canal de comunicações tem uma velocidade limite característica. Por exemplo, cada linha telefônica permite transmitir dados até uma determinada velocidade de transmissão. Se insistirmos usar a linha telefônica em velocidades maiores do que seu limite, teremos uma transmissão cada vez mais poluída por ruídos (perturbações que impeçam que a mensagem chegue ao destinatário da forma como foi pretendida pela fonte), e a incerteza produzida por ruídos atrapalha o processo de transmissão de informação. A teoria não se preocupa com a semântica dos dados, mas pode envolver aspectos relacionados com a perda de informação na compressão e na transmissão de mensagens com ruído no canal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (129.2 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com