TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Vanguardas Atualizados

Por:   •  20/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 3

Um dos movimentos de vanguarda dos anos 1920 que serviriam de inspiração seria o expressionismo alemão caracterizado por mostrar a realidade de maneira distorcida para causar impacto emocional. Artistas plásticos expressionistas  como Vicent Van Gogh buscavam gerar reações profundas em suas obras por meio de contrastes, ângulos, formas.

Assim como a pintura, o cinema nesse período buscava abordar as experiências pessoais e subjetivas do ser humano. Para compensar a falta de grandes orçamentos, os primeiros filmes expressionistas usavam cenários pouco realistas, com desenhos pintados nas paredes e nos pisos para representar luzes, sombras e objetos. As histórias e narrativas geralmente tratavam de loucura, insanidade, traição e outros temas existenciais trazidos à tona pelas experiências traumáticas da Primeira Guerra Mundial. Os filmes expressionistas permanecem marcados por seus cenários e atuações extremamente estilizados, seu visual altamente contrastado e edição simples. A maior parte deles era gravada em estúdios, onde se podia utilizar ângulos de câmera deliberadamente exagerados junto a iluminação para obter resultados mais dramáticos e exagerados enfatizando aspectos particulares dos personagens como medo, horror, dor, espanto e entre outros. O isolamento político e cultural alemão durante a guerra levaria a uma procura pela identidade nacional, aproximando os expressionistas do estilo gótico medieval, que é muito ligado ao teocentrismo do período visando essa criação de identidade nacional. Em busca por produzir narrativas mais enigmáticas, os filmes alemães também se destacam por um tipo de decupagem em que o uso do espaço offscreen(espaço fora da tela) adquiria diferentes significados, especialmente o de fonte de imprevisibilidade e enigma .O estilo pode ser percebido também na filmografia do diretor Tim Burton. Batman Returns, de 1992, é muito citado como uma tentativa moderna de capturar a essência do expressionismo alemão. As formas angulares dos prédios e a aparência agressiva da cidade de Gotham evocam a hostilidade e a ameaça presentes em Metrópolis. Além disso, O gabinete do Dr. Caligari foi a inspiração para a aparência grotesca do Pinguim.

O outro movimento seria o surrealismo, cujo se desenvolveu por volta de 1933, onde baseia-se na crença de que existe uma realidade superior, onde seu objetivo principal era fazer com que os espectadores se aproximasse dos filmes e,para tanto, construíam obras estranhas, com intuito de romper fronteiras entre a realidade e o sonho, entre o inconsciente e consciente e, dessa forma, levar a curiosidade para dentro do filme. E assim como o expressionismo esses filmes incitam a platéia a procurar traços que dão pistas para solucionar enigmas. O surrealismo, buscava o encontro com os encantos ainda não descobertos, já o expressionismo dava um prenúncio de uma catástrofe que não tardariam se tornar realidade. O surrealismo possui características expressivas que criam circunstâncias em que a realidade e a fantasia se confundem.

Assim, o meu projeto de filme seria a busca por mexer com inconsciente e o consciente de forma bem expressiva como nos filmes mais atuais como os do diretor David Fincher no seu gênero noir tanto no tratamento da luz, como na decoração, distribuição das figuras de cena, como nos personagens símbolos de dramas eminentes. Construindo um horror cômico e mais leve visando uma luz em meio a catástrofe  principalmente que estamos vivenciando atualmente. Na época vanguardista eram retratados perante a primeira e o prenuncio da segunda guerra e hoje o projeto iria lidar com algo direcionado a pandemia em que estamos vivendo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (62.1 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com