TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho da comunicação

Por:   •  13/10/2015  •  Artigo  •  1.718 Palavras (7 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 7

Avaliação da sobre-água-forte técnica na restauração de dentes tratados endodonticamente

O principal objetivo de uma restauração pós-endodôntica com mensagens é garantir a retenção do material restaurador. O objetivo do estudo foi analisar, através do teste de push-out, como força de ligação entre o poste ea dentina variaram com tempo de condicionamento com ácido fosfórico em 37%, antes da cimentação de um pino de fibra de vidro. Além disso, foi examinado se o excesso de gravura (tempo de aplicação do ácido: 2 minutos) foi uma técnica eficaz para melhorar a aderência ao substrato endodôntico, depois de destacar os problemas de aderência sobre as suas características anatômicas e as mudanças após o tratamento endodôntico . Maiores valores de resistência de união foram encontrados por gravar o substrato para 30 seg., Enquanto o excesso de água-forte não melhorou resistência de união ao substrato endodôntico.

Palavras-chave: substrato endodôntico, tempo de condicionamento, de ligação dental, pinos de fibra de vidro

Ir para:

Introdução

O desenvolvimento dos materiais e técnicas em odontologia tem tomou recentemente medidas para a frente e ter sucesso na preservação de dentes em vez de extrair deles. A maioria dessas melhorias foram evidentes em odontologia conservadora e, em particular, odontologia, adesivo.

Esmalte, cemento e dentina representam diferentes superfícies adesivas devido à composição, a morfologia e características biomecânicas (1, 2). A adesão obtida através de sistemas de adesivo é tanto química como micro-mecânico, com a formação da camada híbrida (3) e tags de resina obtida por meio de gravação, que aumenta o contacto de superfície disponível com a resina (4).

Em dentes tratados endodonticamente, o substrato com o qual a adesão é obtida é a dentina, câmara pulpar e canal radicular (5, 6).

A presença de contaminantes (medicamentos intermédias, cimentos, guta-percha) (7-9) a passagem de soluções irrigantes que destroem as fibras de colagénio (10-12), a perda da humidade intrínseca (13), a presença de uma camada de manchas produzido pelos instrumentos endodônticos (14) e outros fatores relacionados ao tratamento endodôntico são um obstáculo à adesão do post. Um dente tratado endodonticamente é muito mais fraco do que um dente vital, por causa da perda da substância dental (15) para que o post é um elemento-chave na recuperação pós-endodôntica (16-18).

Problemas de aderência são acentuadas pelo "fator C", que é muito alta no pós-espaço, como uma cavidade conservadora de primeira classe. A forma da cavidade é mais profundo do que mais larga, com a consequente contracção tensão de polimerização dos cimentos compósitos (19, 20), e é caracterizada por uma menor acessibilidade e visibilidade da área, o que faz com que seja difícil para a execução correcta dos protocolos adesivas.

O principal objetivo do estudo foi avaliar e comparar os valores de resistência de união obtidos durante a cimentação dos pinos de fibra de vidro com tempo de gravação.

Ir para:

Materiais e métodos

Quarenta elementos dentários monorradiculares, sem decadência e extraído por razões periodontais, mantidos em solução salina balanceada. Coroa de todos os dentes foi removido usando uma broca cilíndrica diamante sob refrigeração na junção cemento-esmalte, prumo ao eixo do dente água.

As raízes foram tratados endodonticamente com a técnica simultânea usando níquel-titânio (NiTi) instrumentos "Mtwo" (Suécia e Martina), seguindo as instruções do fabricante, ou seja, 10 / 0,04 cone - 15/05 cone - 20 / 0,06 taper- 25 / 0,06 cone. O protocolo de irrigação usado hipoclorito de sódio a 5% (5 Niclor, Ogna), durante a preparação, com uma irrigação final durante 2 minutos com hipoclorito de sódio a 5% aquecida a 37 ° C. EDTA foi utilizado no final da preparação, a fim de remover a camada de manchas. Obturação do canal radicular foi realizada com a técnica de condensação lateral com ISO pontos padronizado de guta-percha e resina epóxi de cimento contendo Top Seal (Dentsply, Maillefer). Em seguida, o protocolo experimental estabelecido a preparação do espaço pós, realizado com Largo 1 e 2 brocas com um comprimento de 10 mm para cada amostra.

As amostras foram divididas em quatro grupos e restaurada, como se segue:

- Grupo A (10 amostras): gravar por 15 segundos, utilizando ácido fosfórico em 37% (Superlux - Thixo corrosão - DMG), usando um 3 passos de cura dual sistema adesivo (Luxabond - etch Total - DMG), dual-curada resina composta cimento (LuxaCore - DMG) e pinos de fibra de vidro (LuxaPost - DMG).

- Grupo B (10 amostras): gravar por 30 segundos, utilizando ácido fosfórico em 37% (Superlux - Thixo corrosão - DMG), usando um 3 passos de cura dual sistema adesivo (Luxabond - etch Total - DMG), dual-curada resina composta cimento (LuxaCore - DMG) e pinos de fibra de vidro (LuxaPost - DMG).

- Grupo C (10 amostras): gravar durante 2 minutos utilizando ácido fosfórico em 37% (Superlux - Thixo corrosão - DMG), usando um 3 passos de cura dual sistema adesivo (Luxabond - etch Total - DMG), dual-curada resina composta cimento (LuxaCore - DMG) e pinos de fibra de vidro (LuxaPost - DMG).

- Grupo D ou grupo de controle (10 amostras): sem o passo de tempo de ataque, usando um 3 duais sistema adesivo etapas (Luxabond - corrosão Total - DMG), dual-curada resina composta de cimento (LuxaCore - DMG) e fibra de vidro mensagens (LuxaPost - DMG).

Preparação das amostras para os ensaios mecânicos

A parte de cada raízes correspondente ao cargo de fibra ligada foi transversalmente seccionada em 1 fatias de série mm de espessura, utilizando um micrótomo, a Micromet (Remet) postando uma serra de baixa velocidade (Norton - Dia Wheel), 0,2 mm de espessura, sob a água -Cooling operando a 2.240 rotações por minuto.

As seções, foram realizadas em direção apical-coronal e cada seção foi marcado na superfície apical para colocá-lo exatamente sob o soco da máquina para o teste de push-out. Um número foi atribuído a cada raiz e uma letra alfabética progressivo para cada fatia a partir da superfície apical para a coronal.

O teste de push-out

Carga push-out foi aplicado utilizando uma máquina universal de ensaios Galdabini- Sun 500 a uma velocidade de 0,5 mm / min para se obter a extrusão do post.

O soco foi posicionado para tocar somente no post, sem forçar as paredes dentinários circundantes. A carga foi aplicada na superfície apical da fatia no sentido apical-coronal, com a finalidade de prevenir a forma cónica do canal de resistir ao desalojamento do posto.

Dados de força de extracção foi em Newtons (N), que foi convertido em megapascais (MPa) é calculada dividindo a carga pela área de superfície ligado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (135.3 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com