TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Cerimonial

Por:   •  26/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  604 Palavras (3 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 3

Cerimonial

O cerimonial tem suas origens nas sociedades primitivas. No antigo Egito, o cerimonial era confundido com ritos religiosos, uma vez que o Faraó era autoridade e a manifestação da divindade. Para tudo havia um ritual a cumprir, como: época do plantio e da colheita e a benção dada à uma criança ao nascer. Segundo Lurkower (2003):

O dia a dia desta civilização foi marcado pelos rituais de casamento, a benção ao nascer de uma criança, a época do plantio e da colheita. Para tudo havia um deus específico e seu ritual correspondente, para que as pessoas pudessem viver bem e usufruir da natureza e de seu trabalho da melhor maneira possível.

Na China, o cerimonial fazia parte da formação do indivíduo, sem o peso religioso que tinha em outros países. Foi encontrado no país, a mais antiga compilação de cerimonial, com registro no século XII a.C., de autoria do Chou Kung, fundador da dinastia Chou, com orientações sobre comportamento e filosofia.

Na Europa, a maioria dos cerimoniais eram baseados na liturgia e havia a regra de comportamento no palácio. As regras de etiquetas começaram a ser usadas na França durante o reinado de Luíses, expandindo para os outros países da Europa. Na Idade Média, o cerimonial ganhou destaque nas cortes da Áustria, Espanha, França e Itália.

O cerimonial ocidental se estruturou, porém, na Idade Média, quando tanto os códigos de cavalaria como os rituais de corte e dos soberanos ganharam expressão numa linguagem que já existia, mas só então se tornou universal. (LINS, 2002, p. 89)

Segundo Freitas (2001), o cerimonial brasileiro é herdeiro de fontes distintas da corte portuguesa, da qual foi recebida a riqueza gastronômica e uma certa timidez provinciana. É herdeiro também dos costumes franceses e ingleses, dentre os quais predominam os franceses. (p. 34)

A primeira cerimônia oficial realizada no Brasil foi em 26 de abril de 1500, em uma missa após a chegada dos portugueses no litoral da Bahia. Devido à dificuldade em se comunicar com os índios por causa da diferença de idiomas falados.

No dia 26, o primeiro domingo após a Páscoa, por ordem do capitão, o frade franciscano Henrique Soares de Coimbra rezou uma missa, no ilhéu da Coroa Vermelha, assistida pela tripulação, à distância, e em terra firme, por cerca de 200 índios, dos quais, ao final da missa, “muitos se levantaram e começaram a tocar corno ou buzina, saltando e dançando por um bom tempo”. A tarde continuou em clima de confraternização: “Passou-se, então, além do rio, Diogo Dias que fora tesoureiro da Casa Real em Sacavém, o qual é homem gracioso e de prazer; e levou consigo um gaiteiro nosso com sua gaita. (OLIVIERI, 2011)

        

A chegada da família real no Brasil influenciou a criação de cerimoniais, visto que, o grande cerimonial da corte foi trazido por Dom João VI, criando as primeiras instituições de ensino superior e militar. Assim, ficou intitulado como “o iniciador de cerimoniais”. O cerimonial brasileiro possui três períodos: a Colônia, a Corte e a República, continuando até os dias de hoje as diversas cerimônias realizadas no país.

Referências:

FREITAS, M. I. T. Cerimonial & Etiqueta – ritual das recepções. Belo Horizonte: MA Editoria, 2001, p. 34.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (87.8 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com